Questões de Concurso sobre Fundamentos da República Federativa do Brasil - formas de Estado, formas de governo, sistemas de governo, regimes de governo. Poder: titularidade x exercício (artigo 1º da CF)

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
984 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Conforme prevê a Constituição Federal, é correto afirmar:


A

Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil construir uma sociedade livre, justa e solidária; a prevalência dos direitos humanos; a dignidade da pessoa humana; a solução pacífica dos conflitos; o pluralismo político.


B

Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil construir uma sociedade livre, justa e solidária; a defesa da dignidade da pessoa humana; dos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; a defesa da paz.


C

A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos a soberania; a cidadania; a dignidade da pessoa humana; os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; o pluralismo político.


D

A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos princípios da soberania; da prevalência dos direitos humanos; da dignidade da pessoa humana; dos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; da defesa da paz.

Dados os fundamentos da República Federativa do Brasil previstos na Constituição Federal de 1988,


I. A dignidade da pessoa humana.

II. O repúdio ao terrorismo e ao racismo.

III. O pluralismo político.

IV. A cidadania.


verifica-se que está(ão) correto(s)


A

II, apenas.


B

I e II, apenas.


C

III e IV, apenas.


D

I, III e IV, apenas.


E

I, II, III e IV.

O fundamento da República Federativa do Brasil decorrente do princípio do Estado Democrático de Direito, que consiste na participação política do indivíduo nos negócios do Estado e até mesmo em outras áreas de interesse público é:


A

cidadania.


B

soberania.


C

dignidade da pessoa humana.


D

pluralismo político.


E

os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.

No Brasil, a Constituição Federal estabelece como fundamentos do Estado Democrático de Direito a


A

defesa da paz e a cooperação entre os povos para o progresso da humanidade.


B

solução pacífica dos conflitos e o repúdio ao terrorismo e ao racismo.


C

construção de uma sociedade livre, justa e solidária, a erradicação da pobreza e a redução das desigualdades sociais.


D

independência nacional, a prevalência dos direitos humanos e a igualdade entre os Estados.


E

soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo político.

Dentre os fundamentos e características da República Brasileira, está a


A

separação de poderes entre Legislativo, Executivo e Judiciário, sendo este hierarquicamente superior aos demais.


B

forma federativa, organizada em entes federados independentes e autônomos, entre os quais inexiste hierarquia, mas sim repartição de competências.


C

separação de poderes, como diretriz para o Legislativo, Executivo e Judiciário, embora este tenha poderes para legislar sempre que houver lacunas na legislação.


D

forma democrática, o que dispensa a garantia às liberdades individuais e de expressão de pensamento, tampouco para organização político-administrativa.


E

forma parlamentarista democrática, em que o Legislativo interfere diretamente na condução da administração da República.

Considerando os fundamentos da República Federativa do Brasil, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

I. A lei que concede às pessoas carentes e aos portadores de deficiência o chamado “passe livre” em transporte interestadual é compatível com o princípio da dignidade da pessoa humana.

II. Uma ordem ilegal, se emanada de autoridade judicial, deve ser cumprida, em respeito ao princípio da soberania do Poder Judiciário.

III. A cidadania, como fundamento da República Brasileira, ressalta a relevância do processo eleitoral no regime democrático brasileiro.

IV. O princípio da livre iniciativa, que regula o ambiente econômico brasileiro, prevalece sobre as regras que regulamentam a defesa do consumidor.

Assinale a opção que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


A

F – V – V – F.


B

F – F – V – V.


C

V – V – F – F.


D

V – F – F – V.


E

V – F – V – F.

Referente a fundamentos, objetivos e princípios que regem a República Federativa do Brasil, e estão dispostos nos artigos iniciais da Constituição da República Federativa do Brasil, é correto afirmar que a


A

defesa da paz é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil.


B

soberania está inserida no rol de princípios que regem as relações internacionais do Brasil.


C

prevalência dos direitos humanos encontra-se no rol dos objetivos a serem perseguidos pelo Estado Brasileiro.


D

dignidade da pessoa humana é um fundamento da República Federativa do Brasil, vez que é inerente ao Estado Brasileiro, fazendo parte de sua estrutura.

A Constituição da República Federativa do Brasil tem como um de seus fundamentos, o/a


A

pluralismo político.


B

desenvolvimento nacional.


C

igualdade entre os Estados.


D

repúdio ao terrorismo e ao racismo.


E

igualdade, em direitos e obrigações, entre homens e mulheres.

O Estado Federal é caracterizado, na sua versão clássica, que ainda hoje corresponde à regra geral em muitos países, pela superposição de ordens jurídicas, designadamente, a federal, representada pela União, e a federada, representada pelos Estados-membros, cujas respectivas esferas de atuação são determinadas


A

pelos critérios de repartição de competências estabelecidos constitucionalmente, que atuam também como limitação do poder.


B

pela proibição de secessão, que torna o vínculo federativo indissolúvel e é assegurado por meio de cláusula pétrea.


C

pelo poder de auto-organização, assegurado por uma constituição rígida, sem hierarquia entre os componentes da federação.


D

pela capacidade de autogoverno, consistente na existência de órgãos próprios que não dependem dos órgãos federais.


E

pela participação dos Estados-membros na formação da vontade federal, por meio da produção legislativa.

A República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel dos entes da Federação, constituindo-se Estado Democrático de Direito que tem como fundamentos:


A

Defesa da paz.


B

Não intervenção.


C

Garantir o desenvolvimento nacional.


D

A dignidade da pessoa humana.


E

Concessão de asilo político.

Segundo o texto constitucional, a República Federativa do Brasil constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como um de seus fundamentos:


A

o pluralismo político.


B

a autodeterminação dos povos.


C

a redução das desigualdades sociais.


D

a erradicação da pobreza.


E

a defesa da paz.

Sobre a Constituição da República de 1988:


I. A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constituise em Estado Democrático de Direito.

II. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da Constituição.

III. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.

IV. Conceder-se-á habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violação aos seus direitos de elegibilidade.


Estão corretas as afirmativas


A

I e III.


B

III e IV.


C

I, II e III.


D

I, II e IV.


E

I, II, III e IV.

A Constituição da República Federativa do Brasil apresenta alguns princípios fundamentais que devem nortear a sua existência. Assinale a alternativa que apresenta alguns desses princípios:


A

soberania, cidadania e pluralismo político.


B

aristocracia, civilidade e autoritarismo político.


C

democracia, socialismo e unipartidarismo.


D

igualdade, liberdade e fraternidade.

Observe os itens a seguir:


I. a defesa da paz;

II. a cidadania;

III. a dignidade da pessoa humana;

IV. independência nacional;

V. o pluralismo político.


São fundamentos da República Federativa do Brasil estabelecidos na Constituição:


A

I, II e IV.


B

II, III e IV.


C

II, III e V.


D

I, III e IV.


E

III, IV e V.

O princípio da dignidade humana, expresso pela Constituição Brasileira de 1988, deve ser entendido como


A

um dos fundamentos do Estado Democrático de Direito da República Federativa do Brasil.


B

um direito individual garantido tão somente aos cidadãos brasileiros natos.


C

um exemplo do princípio da autodeterminação dos povos, na busca da defesa da paz.


D

um direito que assegura a livre locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens.


E

um direito que decorre do princípio constitucional da soberania do Estado Brasileiro.

Segundo a Constituição Federal de 1988, erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais, constitui


A

ação facultativa do Poder Executivo Federal.


B

diretriz secundária dos Poderes legalmente constituídos


C

objetivo fundamental da República Federativa do Brasil.


D

princípio das organizações não governamentais.


E

fundamento da Organização das Nações Unidas.

Considerando o constante no artigo 1º da Constituição Federal de 1988, assinale os itens que correspondem a fundamentos que derivam do regime político brasileiro:


I - Cidadania.

II - Prestação positiva do Estado.

III - Separação de Poderes.

IV - Valores sociais do trabalho e da livreiniciativa.

V - Pluralismo político.


Assinale a alternativa correspondente:


A

Os itens II e III estão corretos.


B

Os itens I, II e III estão corretos.


C

Os itens III, IV e V estão corretos.


D

Somente os itens I e V estão corretos.


E

Os itens I, IV e V estão corretos.

A República Federativa do Brasil não tem como fundamento:


A

A dignidade da pessoa humana.


B

Garantia do desenvolvimento nacional.


C

Os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.


D

O pluralismo político.

   
Gerar simulado