Questões de Concurso sobre Furto

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
471 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Durante a ronda no prédio da Prefeitura, o vigilante constata que há um fio externo engatado na fiação de energia do prédio, obtendo energia por algo denominado de “gato”. Conforme o Código Penal Brasileiro, como se denomina esse crime?


A

Furto.


B

Roubo de energia.


C

Posse ilegal.


D

Dano patrimonial.


E

Extorsão de rede.

A Lei nº 13.330/2016 alterou a disciplina dos crimes patrimoniais. Sobre essas modificações, é correto afirmar que a lei criou:


A

formas qualificadas de roubo e receptação, que têm como objeto material os semoventes domesticáveis de produção.


B

uma forma qualificada de furto, que tem como objeto material os semoventes domesticáveis de produção, e o crime autônomo de receptação de animal.


C

formas qualificadas de furto e roubo, que têm como objeto material os semoventes domesticáveis de produção, e o crime autônomo de receptação de animal.


D

apenas uma forma de furto qualificado, consistente na subtração de semovente domesticável de produção.


E

formas qualificadas de roubo e furto, que têm como objeto material os semoventes domesticáveis de produção.

Ano: 2019
Banca: ADVISE
Prova: ADVISE - Prefeitura - Agente Administrativo - 2019

O Código Penal tipifica a conduta de “subtrair para si, ou para outrem, coisa alheia móvel” como crime de furto. Se o crime for cometido com destruição ou rompimento de obstáculo à subtração da coisa; com abuso de confiança, ou mediante fraude, escalada ou destreza; com emprego de chave falsa; ou mediante concurso de duas ou mais pessoas, a pena será:


A

De reclusão de dois a oito anos, e multa.


B

De detenção de um a quatro anos.


C

De detenção de um a três anos, e multa.


D

De reclusão de três a nove anos, e multa.


E

De reclusão de um a quatro anos, e multa.

Carlos, guarda municipal, durante seu horário de trabalho, verifica que Joana, declarando-se vendedora de roupas, aproxima-se de Marta e passa a lhe mostrar as saias que teria para venda.

Enquanto Marta analisava as roupas apresentadas, Joana, aproveitando-se da situação criada, pega o telefone celular de Marta, que estava em cima do banco. Em seguida, Joana tenta deixar o local dos fatos, levando o telefone e as saias, pois, na verdade, não era vendedora, mas vem a ser presa em flagrante por Carlos.

Encaminhada à Delegacia e confirmados os fatos, Joana deverá ser responsabilizada pelo crime de


A
furto simples.

B
furto mediante fraude.

C
estelionato simples.

D
apropriação indébita simples.

E
apropriação indébita majorada pela fraude.

Sobre o crime de furto previsto no art. 155, apenas não se pode afirmar:


A

A pena aumenta-se de um terço, se o crime é praticado durante o repouso noturno.


B

Equipara-se à coisa móvel a energia elétrica ou qualquer outra que tenha valor econômico.


C

Quem subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel a pena é de reclusão ou detenção, de um a seis anos, e multa.


D

Se o criminoso é primário, e é de pequeno valor a coisa furtada, o juiz pode substituir a pena de reclusão pela de detenção, diminuí-la de um a dois terços, ou aplicar somente a pena de multa.

Artêmis, maior de idade, estava passando em frente a uma loja de produtos eletrônicos e, com o uso de uma chave falsa, logrou êxito em adentrar ao estabelecimento para subtrair várias mercadorias de elevado valor. Segundo o Código Penal, o crime cometido por Artêmis se enquadra como


A

roubo simples.


B

roubo qualificado.


C

furto simples.


D

furto qualificado.


E

furto simples, com aumento de pena pelo uso de chave falsa.

“Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento” caracteriza o crime de:


A

Furto.


B

Estelionato.


C

Roubo.


D

Lesão.


E

Furto qualificado.

Situação hipotética: Pedro, réu primário, valendo-se da confiança que lhe depositava o seu empregador, subtraiu para si mercadoria de pequeno valor do estabelecimento comercial em que trabalhava. Assertiva: Nessa situação, apesar de configurar a prática de furto qualificado pelo abuso de confiança, o juiz poderá reconhecer o privilégio.


C
Certo

E
Errado

No cometimento de furto, se a subtração for de substâncias explosivas ou de acessórios que, conjunta ou isoladamente, possibilitem sua fabricação, montagem ou emprego, a pena é de:


A

Reclusão, de um a quatro anos, e multa.


B

Somente multa.


C

Reclusão, de dois a oito anos, apenas.


D

Reclusão, de dois a cinco anos.


E

Reclusão, de quatro a dez anos, e multa.

No que se refere aos crimes contra o patrimônio,


A

diminui-se a pena de um a dois terços, na apropriação indébita previdenciária, se o agente, voluntariamente, confessa, declara e efetua o pagamento das contribuições e importâncias devidas à Previdência Social.


B

todas as hipóteses de furto são de ação penal pública, em nenhuma delas procedendo-se mediante representação.


C

se o crime for de extorsão mediante sequestro e for cometido em concurso, o concorrente que o denunciar à autoridade, facilitando a libertação do sequestrado, terá extinta sua punibilidade.


D

tratando-se de esbulho possessório, se a propriedade for particular, havendo ou não emprego de violência, somente se procede mediante queixa.


E

no crime de furto, se o criminoso é primário, e é de pequeno valor a coisa furtada, o juiz pode substituir a pena de reclusão pela de detenção, diminuí-la de um a dois terços, ou aplicar somente a pena de multa.

A conduta típica de subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel configura o crime de furto que tem pena de reclusão de um a quatro anos, e multa. De acordo com o Código Penal, se o criminoso é primário, e é de pequeno valor a coisa furtada, o juiz pode substituir a pena de reclusão:


A

Somente pela pena de multa.


B

Pela pena de detenção somente.


C

Pela pena de trabalhos forçados.


D

Pela pena de banimento.


E

Pela pena de detenção, diminuí-la de um a dois terços, ou aplicar somente a pena de multa.

Consoante as disposições do Código Penal e suas alterações posteriores, a subtração, para si ou para outrem, de coisa alheia móvel constitui o crime de furto. A alternativa que contém uma hipótese que caracteriza o furto qualificado é


A

subtração com violência de semovente domesticável de produção.


B

subtração violenta com destruição ou rompimento de obstáculo à posse da coisa.


C

inversão da propriedade violenta ou com emprego de explosivo ou de artefato análogo que cause perigo comum.


D

subtração de substâncias explosivas ou de acessórios que, conjunta ou isoladamente, possibilitem sua fabricação, montagem ou emprego.


E

inversão da propriedade sem violência de semovente domesticável de produção, salvo se abatido ou dividido em partes no local da subtração.

O indivíduo que subtrai para si coisa alheia móvel, a saber, R$ 1.000,00 (mil reais) de um caixa de um supermercado que estava fechado, a noite, responde pelo crime de:


A

fraude no comércio.


B

roubo.


C

estelionato.


D

apropriação indébita.


E

furto.

Mário trabalhava como jardineiro na casa de uma família rica, sendo tratado por todos como um funcionário exemplar, com livre acesso a toda a residência, em razão da confiança estabelecida. Certo dia, enfrentando dificuldades financeiras, Mário resolveu utilizar o cartão bancário de seu patrão, Joaquim, e, tendo conhecimento da respectiva senha, promoveu o saque da quantia de R$ 1.000,00 (mil reais).


Joaquim, ao ser comunicado pelo sistema eletrônico do banco sobre o saque feito em sua conta, efetuou o bloqueio do cartão e encerrou sua conta. Sem saber que o cartão se encontrava bloqueado e a conta encerrada, Mário tentou novo saque no dia seguinte, não obtendo êxito. De posse das filmagens das câmeras de segurança do banco, Mário foi identificado como o autor dos fatos, tendo admitido a prática delitiva.


Preocupado com as consequências jurídicas de seus atos, Mário procurou você, como advogado(a), para esclarecimentos em relação à tipificação de sua conduta.


Considerando as informações expostas, sob o ponto de vista técnico, você, como advogado(a) de Mário, deverá esclarecer que sua conduta configura


A

os crimes de furto simples consumado e de furto simples tentado, na forma continuada.


B

os crimes de furto qualificado pelo abuso de confiança consumado e de furto qualificado pelo abuso de confiança tentado, na forma continuada.


C

um crime de furto qualificado pelo abuso de confiança consumado, apenas.


D

os crimes de furto qualificado pelo abuso de confiança consumado e de furto qualificado pelo abuso de confiança tentado, em concurso material.

Roberto Carlos estava em conversa com seu colega Mariano sobre os crimes previstos no Código Penal, pois teriam prova de Direito Penal na semana seguinte. Durante a conversa, Roberto indagou Mariano sobre qual seria o crime cometido pela conduta de “subtrair o condômino, co-herdeiro ou sócio, para si ou para outrem, a quem legitimamente a detém, a coisa comum”. De acordo com o Código Penal, assinale a alternativa que corresponde ao crime:


A

Furto.


B

Furto de coisa comum.


C

Roubo.


D

Extorsão.


E

Alteração de limites.

Antônio estava em uma festa, acompanhado de amigos e de Maria, sua esposa. Depois de consumir uma grande quantidade de bebida alcóolica, ele decidiu furtar o celular que estava sobre a mesa. Antônio, que acreditava que o objeto era de propriedade de algum desconhecido - na verdade, o aparelho era de Maria -, sorrateiramente o colocou no bolso. Passados alguns minutos, tendo percebido que o aparelho estava quebrado, arrependido, ele decidiu deixar o aparelho dentro do banheiro, com a esperança de que o proprietário do celular o recuperasse. Após isso, retornou para sua casa.


Considerando que a conduta de Antônio tenha sido descoberta e denunciada à polícia, assinale a opção correta.



A

Antônio responderá pelo crime de furto, mas sua pena será reduzida em razão da absoluta impropriedade do objeto.


B

A pena de Antônio será reduzida por ter ele se arrependido da subtração e deixado o aparelho no banheiro, com intuito de que o proprietário do bem o recuperasse.


C

A pena será agravada em razão de a vítima ser esposa do agente.


D

A pena será atenuada, por ter Antônio procurado por sua espontânea vontade e com eficiência, logo após o crime, evitar as consequências de sua conduta.


E

Antônio responderá por crime de furto consumado.

Guardas Municipais realizavam patrulhamento preventivo de rotina no entorno de uma escola pública municipal quando visualizaram um homem aproximando-se sorrateiramente de um casal que conversava distraído sentado em um banco bem próximo dali. Eles viram quando o homem subtraiu para si a bolsa da mulher, sem que ela percebesse. O homem já se encaminhava para atravessar a rua, quando os guardas foram no seu encalço e o detiveram.

Considerando essa hipótese, os guardas detiveram o citado homem na prática em flagrante do crime de


A

lesão corporal.


B

calúnia.


C

furto.


D

roubo.


E

corrupção.

João exerce a função de guarda municipal em uma Unidade de Saúde da Família (USF) do Município do Brejo. Na última sexta-feira, foi ameaçado por um colega, que portava um canivete, para que não o denunciasse por levar consigo cinco caixas de luvas descartáveis da USF. De acordo com o Código Penal Brasileiro, a situação acima, caracteriza que João foi vítima de


A

furto.


B

furto de coisa comum.


C

extorsão.


D

furto qualificado.


E

extorsão indireta.

A respeito dos crimes contra o patrimônio, considere as afirmativas a seguir.


I. O delito de furto pressupõe o dissenso da vítima, devendo ainda ser praticado na ausência desta, pois, do contrário, será crime de roubo.

II. O agente que, durante a prática do crime de furto, ao ser surpreendido pela vítima, logo depois de subtraída a coisa, empregar grave ameaça, a fim de assegurar a detenção da coisa para si, responderá pelo crime de furto e também pelo crime de ameaça.

III. O agente que, simulando ser manobrista de estacionamento, recebe o veículo do cliente para estacioná- lo e, ao invés disso, vende o carro para terceira pessoa, comete o delito de estelionato.

IV. Se o agente é primário e é de pequeno valor a coisa furtada, haverá o chamado furto privilegiado e, neste caso, o juiz pode substituir a pena de reclusão pela de detenção, diminuí-la de um a dois terços, ou aplicar somente a pena de multa.


Assinale a alternativa correta.



A

Somente as afirmativas I e II são corretas.


B

Somente as afirmativas I e IV são corretas.


C

Somente as afirmativas III e IV são corretas.


D

Somente as afirmativas I, II e III são corretas.


E

Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Um indivíduo, penalmente imputável, em continuidade delitiva, foi flagrado por autoridade policial no decorrer da prática criminosa de furtar sinal de TV a cabo. Nessa situação, de acordo com o atual entendimento do Supremo Tribunal Federal, aplica-se a analogia ao caso concreto, no sentido de imputar ao agente a conduta típica do crime de furto de energia elétrica.

C
Certo

E
Errado
   
Gerar simulado