

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Segundo o Código de Processo Civil, salvo disposição em sentido diverso, considera-se dia do começo do prazo:
O dia útil seguinte da juntada aos autos do aviso de recebimento quando a citação ou a intimação for pelo correio.
O dia útil seguinte à consulta ao teor da citação ou da intimação ou ao término do prazo, para que a consulta se dê, quando a citação ou a intimação for eletrônica.
O dia útil seguinte da juntada aos autos do mandado cumprido, quando a citação ou a intimação for por oficial de justiça.
O dia útil seguinte da ocorrência da citação ou da intimação, quando ela se der por ato do escrivão ou do chefe de secretaria.
O dia útil seguinte da publicação, quando a intimação se der pelo Diário da Justiça impresso ou eletrônico.
Tomando o primeiro contato com a petição inicial de uma demanda, o magistrado, embora tenha procedido ao juízo positivo de admissibilidade da ação, indeferiu o requerimento autoral de concessão de tutela provisória de urgência.
Quanto a esse provimento judicial, é correto afirmar que se trata de:
sentença, contra a qual cabe a interposição de recurso de apelação;
sentença, contra a qual cabe a interposição de recurso de agravo de instrumento;
decisão interlocutória, contra a qual cabe a interposição de recurso de apelação;
decisão interlocutória, contra a qual cabe a interposição de recurso de agravo de instrumento;
despacho, contra o qual cabe o ajuizamento de mandado de segurança.
No que diz respeito à verificação dos prazos processuais e penalidades, assinale a alternativa correta.
Se, intimado, o advogado não devolver os autos no prazo de 5 (cinco) dias, perderá o direito à vista fora de cartório e incorrerá em multa correspondente à 10% (dez por cento) sobre o valor da causa.
Incumbe ao juiz verificar se o serventuário excedeu, sem motivo legítimo, os prazos estabelecidos em lei.
Qualquer interessado poderá representar ao juiz contra o serventuário que injustificadamente exceder os prazos previstos em lei.
Somente as partes podem exigir os autos do advogado que exceder prazo legal.
Se a situação envolver membro do Ministério Público, da Defensoria Pública ou da Advocacia Pública, a multa, se for o caso, será aplicada em dobro.
Conforme disposto no Código de Processo Civil, sobre a citação, assinale a alternativa correta.
Não se fará a citação, salvo para evitar o perecimento do direito de noivos, nos 4 (quatro) primeiros dias seguintes ao casamento.
Na ação de usucapião de imóvel, os confinantes serão citados pelo correio, exceto quando tiver por objeto unidade autônoma de prédio em condomínio, caso em que tal citação é dispensada.
A citação será feita preferencialmente por meio eletrônico, no prazo de até 2 (dois) dias úteis, contado da decisão que a determinar, por meio dos endereços eletrônicos indicados pelo citando no banco de dados do Poder Judiciário, conforme regulamento do Conselho Nacional de Justiça.
A citação será pessoal, não podendo ser feita na pessoa do representante legal ou do procurador do réu.
Os conselhos profissionais ostentam a prerrogativa de ver contados em dobro seus prazos processuais em geral.
Certo
Errado
O Município de Tuparendi ajuizou uma ação de cobrança no juízo civil, tendo o magistrado reconhecido a ocorrência da prescrição e julgado liminarmente improcedente o pedido. Nesse caso:
Trata-se de decisão não sujeita a recurso.
Poderá o município impetrar Mandado de Segurança em relação à decisão judicial em questão.
Caberá a interposição de recurso de agravo de instrumento.
Caberá a interposição do recurso de apelação.
Caberá a interposição de agravo retido.
Considere as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:
I - Nos casos em que a urgência for contemporânea à propositura da ação, a petição inicial deve limitar-se ao requerimento da tutela antecipada e à indicação do pedido de tutela final, com a exposição da lide, do direito que se busca realizar e do perigo de dano ou do risco ao resultado útil do processo.
II - Será expedida carta arbitral, para que órgão do Poder Judiciário pratique ou determine o cumprimento, na área de sua competência territorial, de ato objeto de pedido de cooperação judiciária formulado por juízo arbitral, inclusive os que importem efetivação de tutela provisória.
III - Não se fará a citação, salvo para evitar o perecimento do direito de cônjuge, de companheiro ou de qualquer parente do morto, consanguíneo ou afim, em linha reta ou na linha colateral em segundo grau, no dia do falecimento e nos 5 (cinco) dias seguintes.
I, II e III estão corretas.
Todas estão erradas.
Somente uma está correta.
Apenas I e III estão corretas.
No que tange à ordem dos processos no Tribunal, constante no Código de Processo Civil de 2015, assinale a alternativa correta.
Lavrado o acórdão, sua ementa será publicada no órgão oficial no prazo de dez dias.
O agravo de instrumento será julgado após a apelação interposta no mesmo processo.
Os julgadores que já tiverem votado não poderão rever seus votos por ocasião do prosseguimento do julgamento.
O voto vencido será necessariamente declarado, porém não será considerado parte integrante do acórdão.
É permitido a qualquer advogado realizar sustentação oral por meio de videoconferência ou outro recurso tecnológico de transmissão de sons e imagens em tempo real, desde que o requeira no prazo de cinco dias antes ao da sessão.
No curso de ação de indenização por danos materiais, a perda de faculdade processual em razão de seu não exercício no momento oportuno consiste em preclusão
lógica.
sancionatória.
temporal.
consumativa.
A citação poderá ser feita em qualquer lugar em que se encontre o réu, o executado ou o interessado. No entanto, não se fará a citação, salvo para evitar o perecimento do direito
quando se verificar que o citando é mentalmente incapaz ou está impossibilitado de recebê-la.
de doente, enquanto grave o seu estado.
de quem estiver participando de ato de culto religioso, desde que aos domingos.
de cônjuge, de companheiro ou de qualquer parente do morto, consanguíneo ou afim, em linha reta ou na linha colateral em terceiro grau, no dia do falecimento e nos 7 (sete) dias seguintes.
de noivos, nos 5 (cinco) primeiros dias seguintes ao casamento.
Um oficial de justiça, após procurar o réu em seu domicílio por duas vezes, sem o encontrar, e suspeitando de que este está se ocultando para evitar sua citação, intimou o vizinho do citando, vez que nenhum parente do réu foi encontrado, afirmando que voltaria no dia útil imediato, às 7 horas, a fim de efetuar a citação. Assim, no dia útil seguinte, e no horário designado, o oficial de justiça leu ao réu o mandado e lhe entregou a contrafé.
Nesse cenário, é correto afirmar que a citação:
foi ficta e se operou de forma válida. O juiz, em caso de revelia, deverá nomear curador especial ao réu;
é inválida, vez que o vizinho não poderia ser intimado para o ato, o que inviabiliza sua convalidação;
foi pessoal e se operou de forma válida. O juiz, em caso de revelia, não nomeará curador especial ao réu;
se operou de forma inválida, mas se convalidou quando o oficial de justiça entregou a contrafé ao réu;
se operou de forma inválida, vez que os atos processuais não podem ser praticados às 7 horas.
A citação é o ato pelo qual são convocados o réu, o executado ou o interessado para integrar a relação processual. Assim, de acordo com o Código de Processo Civil, não se fará a citação, salvo para evitar o perecimento do direito:
I - De cônjuge, de companheiro ou de qualquer parente do morto, consanguíneo ou afim, em linha reta ou na linha colateral em segundo grau, no dia do falecimento e nos 10 (dez) dias seguintes
II - De quem estiver participando de ato de culto religioso.
III - De noivos, nos 5 (cinco) primeiros dias seguintes ao casamento.
Das afirmações acima, qual(is) está(ão) correta(s)?
Apenas a I.
Apenas a II.
Apenas II e III.
Apenas I e III.
I, II e III.
Assinale a alternativa INCORRETA, com base no Código de Processo Civil.
O erro de forma do processo acarreta unicamente a anulação dos atos que não possam ser aproveitados, devendo ser praticados os que forem necessários a fim de se observarem as prescrições legais.
O incidente de desconsideração da personalidade jurídica será instaurado a pedido da parte ou do Ministério Público, quando lhe couber intervir no processo.
No caso de leilão de bem hipotecado, o executado poderá remi-lo até a assinatura do auto de arrematação, oferecendo preço igual ao da avaliação.
Cabe agravo de instrumento contra as decisões interlocutórias que versarem sobre a admissão ou inadmissão de intervenção de terceiros.
“José toma ciência de ação ajuizada contra ele a tempo de se integrar ao polo passivo, com a preservação do exercício de defender-se de maneira ampla, garantido o seu direito ao contraditório. Todavia, a citação não ocorreu de modo adequado, conforme prescrito pelo legislador.” Nesse caso:
Não houve vício processual, pois, embora José fosse revel, a instrumentalidade das formas seria aplicável.
Houve vício processual insanável e o processo deverá ser anulado, pois não foi observada a forma legal.
Houve vício processual que não compromete o andamento do processo, pois a finalidade essencial foi satisfeita.
Não houve vício processual, pois a previsão legal que regula as formas de realizar a citação é dispensável.
Não houve vício processual, mas o andamento do processo foi comprometido, pois a celeridade processual foi violada.
Em primeiro grau, o mérito do processo civil pode ser examinado, de forma parcial e definitiva, em decisão interlocutória.
Certo
Errado
Sobre os dispositivos legais referentes às nulidades previstos no Código de Processo Civil, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) Quando a lei prescrever determinada forma sob pena de nulidade, a decretação desta pode ser requerida pela parte que lhe deu causa.
( ) Quando a lei prescrever determinada forma, o juiz considerará válido o ato se, realizado de outro modo, lhe alcançar a finalidade.
( ) A nulidade dos atos pode ser alegada em qualquer oportunidade em que couber à parte falar nos autos.
( ) É nulo o processo quando o membro do Ministério Público não for intimado a acompanhar o feito em que deva intervir.
Assinale a sequência correta.
V F V F
F V F V
V F F V
F V V F
No que concerne aos prazos estabelecidos no direito processual civil, assinale a opção correta.
Haverá suspensão de prazo processual quando, no momento de sua resposta, o réu apresentar requerimento para a limitação de litisconsórcio multitudinário no polo ativo da ação.
O denominado calendário processual vincula os sujeitos da relação processual, de modo que, uma vez estabelecido de forma legítima, haverá dispensa de intimação das partes para a observância de prazo indicado no calendário.
O ato processual praticado antes do início de termo inicial indicado em lei ou decisão judicial será considerado juridicamente inexistente.
A prerrogativa do prazo em dobro, de acordo com a jurisprudência do STF, se aplica à participação da fazenda pública em processo de controle concentrado de constitucionalidade.
Se o horário forense começar depois do normal, mas se encerrar no horário regular, não haverá motivo para a prorrogação do vencimento de prazo judicial.
De acordo com o Código de Processo Civil, considera-se dia do começo do prazo
o dia do fim da dilação assinada pelo juiz quando a intimação for por edital.
a data do término do prazo para que a consulta se dê, quando a citação ou a intimação for eletrônica.
a data de ocorrência da intimação, quando se der por ato do escrivão.
o dia útil seguinte ao da carga, quando a intimação se der por meio da retirada dos autos em carga.
o dia útil seguinte ao da intimação, quando feita por oficial de justiça.
A defensora pública que atua no Núcleo de Joinville-SC, representando Luiza Weber, ajuizou uma ação contra Paulo Fontana, com a cumulação de pedidos de reconhecimento e dissolução da união estável, fixação de guarda dos filhos e a partilha dos bens angariados pelo casal durante a união. Em audiência de mediação, o casal chegou a um acordo para o reconhecimento da existência da união estável e de sua dissolução, bem como pela fixação de guarda unilateral das crianças, o que constou do termo de audiência. Entretanto, não conseguiram chegar a um consenso quanto à partilha de bens. O juízo competente homologou o acordo entre as partes e determinou o prosseguimento do feito. Esta decisão homologatória de acordo entre as partes, nessa situação hipotética, tem natureza jurídica de
decisão interlocutória parcial de mérito e, como tal, é passível de agravo de instrumento; após o decurso do prazo recursal, faz coisa julgada meramente formal.
decisão interlocutória parcial de mérito e, como tal, é passível de agravo de instrumento; após o decurso do prazo recursal, faz coisa julgada material.
decisão interlocutória parcial de mérito e, como tal, não tem recurso imediato, mas pode ser atacado em preliminar de apelação; após o decurso do prazo recursal, faz coisa julgada material.
sentença de mérito e, como tal, é passível de apelação; após o decurso do prazo recursal, faz coisa julgada material.
sentença terminativa e, como tal, é passível de apelação; após o decurso do prazo recursal, faz coisa julgada meramente formal.
Os conselhos profissionais somente têm iniciada a contagem de seus prazos processuais a partir de sua intimação, que há de ser sempre pessoal.
Certo
Errado