

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O direito de a Fazenda Pública constituir o crédito tributário extingue-se:
Após 5 anos contados do primeiro dia do exercício seguinte àquele em que o lançamento poderia ter sido efetuado.
Após 2 anos contados do quinto dia do exercício seguinte àquele em que o lançamento poderia ter sido efetuado.
Após 3 anos contados do primeiro dia do exercício seguinte àquele em que o lançamento foi efetuado.
Após 2 anos contados do sétimo dia do exercício seguinte àquele em que o lançamento poderia ter sido efetuado.
Após 5 anos contados do exercício seguinte àquele em que o lançamento foi efetuado.
É possível a suspensão da exigibilidade do crédito tributário em decorrência da concessão de medida liminar em mandado de segurança.
Certo
Errado
Existem conceitos que têm de ser plenamente compreendidos por profissionais da área contábil e financeira, seja da administração pública ou da administração privada, haja vista os efeitos no ativo ou no passivo de respectivas entidades. Alguns desses conceitos encontram-se definidos a seguir. Analise-os.
I. “O(A) ______________ é o perdão da multa, que visa excluir o crédito tributário na parte relativa à multa aplicada pelo sujeito ativo ao sujeito passivo, por infrações cometidas por este anteriormente à vigência da lei que o(a) concedeu.”
II. “A _______________ não abrange o crédito tributário já em cobrança, em débito para com a Fazenda, cuja incidência também já havia ocorrido. Neste caso, o controle é patrimonial por não envolver fluxo de caixa, provocando a baixa de eventuais ativos já constituídos.”
III. “A ______________ é o perdão da dívida, que se dá em determinadas circunstâncias previstas na lei, tais como valor diminuto da dívida, situação difícil que torna impossível ao sujeito passivo solver o débito, inconveniência do processamento da cobrança dado o alto custo não compensável com a quantia em cobrança, probabilidade de não receber, erro ou ignorância escusáveis do sujeito passivo, equidade, etc.”
IV. “O(A) _____________ representa o montante do imposto cobrado na operação anterior e objetiva neutralizar o efeito de recuperação dos impostos não cumulativos, pelo qual o Estado se apropria do valor da isenção nas etapas subsequentes da circulação da mercadoria.”
V. “A ______________ é a espécie mais usual de renúncia e define-se como a dispensa legal, pelo Estado, do débito tributário devido.”
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente os insertos transcritos anteriormente.
remissão / anistia / isenção / crédito presumido / anistia
crédito presumido / remissão / isenção / anistia / anistia
anistia / anistia / remissão / crédito presumido / isenção
remissão / remissão / anistia / crédito presumido / isenção
Sobre a extinção do crédito tributário disciplinada no Código Tributário Nacional, assinale a assertiva correta:
A lei pode autorizar a autoridade administrativa a conceder, por despacho fundamentado, remissão total ou parcial do crédito tributário, atendendo à sua diminuta importância.
A lei pode autorizar a compensação de créditos tributários com créditos ilíquidos do sujeito passivo contra a Fazenda pública.
É vedada a celebração de transação entre os sujeitos ativo e passivo da obrigação tributária que, mediante concessões mútuas, importe em extinção de crédito tributário.
A prescrição se interrompe pela citação do devedor em execução fiscal.
Sobre a extinção do crédito tributário, é CORRETO afirmar que:
A compensação, a transação e a remissão são algumas das modalidades de extinção do crédito tributário.
A imposição de penalidade ilide o pagamento integral do crédito tributário.
O pagamento parcial de um crédito importa em presunção de pagamento das prestações em que se decomponha.
A ação para a cobrança do crédito tributário prescreve em dois anos, contados da data da sua constituição definitiva.
Em conformidade com as normas previstas no Código Tributário Nacional (Lei nº 5.172/1966) acerca de decadência e prescrição, é INCORRETO afirmar:
É iniciada a contagem do prazo prescricional desde o lançamento regularmente notificado ao sujeito, ainda que seja cabível defesa ou recurso.
A decadência é uma causa de extinção do crédito tributário antes do lançamento, ao contrário da prescrição que o extingue após o lançamento.
O prazo decadencial quinquenal é contado da data em que o sujeito passivo for notificado de qualquer medida preparatória indispensável ao lançamento.
Diversamente do que ocorre com a decadência, o curso do prazo de prescrição pode ser interrompido ou suspenso.
Existindo, simultaneamente, dois ou mais débitos vencidos do mesmo sujeito passivo, relativos ao mesmo ou a diferentes tributos, ou provenientes de penalidade pecuniária ou juros de mora, a autoridade administrativa, para extinção do credito, determinará a respectiva quitação, obedecidas as seguintes regras, em primeiro lugar, aos débitos por obrigação própria, e, em segundo, aos decorrentes de responsabilidade tributária. Marque a alternativa que se adequa ao instituto acima:
Dação em pagamento.
Conversão de depósito em renda.
Pagamento antecipado e a homologação.
Consignação em pagamento.
Imputação em pagamento.
Quanto às formas de extinção do crédito tributário, marque a alternativa que NÃO se trata de extinção:
A prescrição e a conversão do depósito em renda.
A decisão administrativa irreformável, assim entendida a definitiva na órbita administrativa, que não mais possa ser objeto de ação anulatória.
A transação, a moratória e a compensação.
O pagamento e a dação em pagamento em bens imóveis, na forma e condições estabelecidas em lei.
A decadência e o pagamento antecipado.
A concessão por despacho fundamentado, remissão total ou parcial de crédito tributário são de responsabilidade
da Câmara de Vereadores.
do chefe do Poder Executivo.
do Secretário de Finanças.
do Código de Rendas do Município.
do Poder Judiciário.
A isenção é uma forma de exclusão do crédito tributário que se traduz pela retirada, por lei, de uma parcela da hipótese de incidência do tributo.
A prescrição, no Direito Tributário, extingue não somente o direito de ação da Fazenda Pública para cobrar o crédito tributário não pago, mas também a própria relação jurídico-tributária existente entre as partes, ou seja, o crédito tributário em si.
O depósito do montante integral do crédito tributário consiste em forma de extinção do próprio crédito tributário.
Anistia é a exclusão do crédito tributário relativo às penalidades pecuniárias, não se aplica aos crimes e contravenções e deve ser concedida antes da constituição do crédito tributário.
A liminar obtida em mandado de segurança suspende a exigibilidade do crédito tributário.
Sobre a prescrição e decadência do crédito tributário, aponte a afirmativa ERRADA.
A decadência supõe um direito que, embora nascido, não se tornou efetivo pela falta de exercício, a prescrição supõe um direito nascido e efetivo, mas que pereceu pela falta de proteção pela ação, contra a violação sofrida.
A interrupção da prescrição, em favor ou contra um dos obrigados, favorece ou prejudica aos demais.
A contagem do prazo decadencial não se interrompe nem se suspende.
Através da Súmula Vinculante nº 08, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que os prazos de decadência e prescrição das contribuições previdenciárias (do tipo INSS, SESI, SAT, etc.) são de 5 anos e não de 10 como preconizado na lei ordinária 8.212/1991.
Decadência do crédito tributário é decorrente da inércia da Administração em ajuizar ação fiscal.
O crédito tributário pode ser extinto na situação a seguir:
moratória.
concessão de medida liminar em mandado de segurança.
parcelamento.
prescrição e a decadência.
depósito do seu montante integral.
Dentre as causas suspensivas da exigibilidade do crédito tributário NÃO se inclui
a concessão de medida liminar em mandado de segurança ou em tutela antecipada.
a moratória.
o depósito de seu montante integral.
o parcelamento.
o pagamento.
Considerando estrutura e disposições do Código Tributário Nacional, avalie as afirmações a seguir:
I. O depósito do seu montante integral, a concessão de medida liminar em Mandado de Segurança e o parcelamento são previstos como causas de suspensão do crédito tributário.
II. A isenção é extensiva às taxas, salvo disposição em lei em contrário.
III. A anistia e isenção são tratadas como hipóteses de exclusão do crédito tributário.
IV. A compensação, moratória e remissão são dispostas como causas de extinção do crédito tributário.
É correto apenas o que se afirma em
I e II.
I e III.
III e IV.
II e IV.
Acerca da prescrição e da decadência em matéria tributária, assinale as alternativas abaixo com (V) verdadeiro ou (F) falso.
( ) A decadência do crédito tributário pode ser suspensa, dentre outras causas, pelo parcelamento.
( ) Decai em 06 (seis) anos o prazo para o crédito tributário ser constituído pelo lançamento.
( ) O direito de a Fazenda Pública constituir o crédito tributário extingue-se após 5 (cinco) anos.
( ) Dentre outras causas, a prescrição é interrompida pelo despacho do juiz que ordenar a citação em execução fiscal.
( ) A ação para a cobrança do crédito tributário prescreve em cinco anos, contados da data da sua constituição definitiva.
A sequência correta de cima para baixo é:
F, F, V, V, V.
V, F, F, V, F.
F, V, V, F, V.
V, F, V, F, F.