

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Em relação à edificação da cozinha, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) As janelas da despensa deverão ser teladas e as da área de preparo, fixas nos batentes, não permitindo abertura.
( ) As caixas de gordura devem estar dentro da cozinha, facilitando a limpeza e a manutenção.
( ) As instalações elétricas devem ser embutidas nas paredes, e as luminárias devem ser protegidas.
( ) O cruzamento entre as áreas de preparo deve ser evitado, e as barreiras físicas devem ser previstas.
( ) Equipamentos de climatização devem ser evitados pela facilidade em se contaminar as superfícies de trabalho por bolores e fungos presentes nos filtros.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
V, V, V, F, F.
V, F, F, V, V
V, F, F, F, V.
F, V, V, F, F.
F, F, V, V, F
Para operacionalizar o equipamento caldeirão em uma UAN, devemos considerar uma câmara de ar de
5%.
10%.
15%.
20%.
25%.
Em uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) os estoques mínimo e máximo agem como reguladores do sistema de reposição de materiais. Assinale a alternativa que corresponde ao estoque máximo de leite integral UHT de uma UAN, com consumo médio quinzenal de 400 litros e estoque mínimo de 144 litros de leite:
256 litros.
344 litros.
800 litros.
544 litros.
288 litros.
A escolha das cores para o revestimento de teto, parede e piso das cozinhas deve obedecer padrões que visam a evitar a fadiga visual e a modificação das características organolépticas dos alimentos.
Dessa forma, as melhores cores a serem usadas para o teto, para as paredes e para o piso são, respectivamente,
cinza claro, amarelo e cinza escuro.
amarelo, verde musgo e verde claro.
branco, amarelo e cinza escuro.
branco, azul céu e marrom.
amarelo, azul céu e verde claro.
Indica‐se que o Manual de Boas Práticas
seja mantido em sigilo.
seja guardado pelo proprietário da UAN.
seja manuseado apenas pelo nutricionista.
fique em local acessível para consulta de todos colaboradores.
As unidades de alimentação e nutrição devem se preocupar com a saúde de seus consumidores, contribuindo na prevenção das doenças cardiovasculares. Assim, a implementação de programas de educação nutricional e o planejamento de cardápios saudáveis podem contribuir com a saúde das pessoas. Em relação à hipertensão arterial, recomenda- se
aumentar a ingestão de alimentos ricos em potássio,
como frutas, vegetais e leguminosas, para promover
redução da atividade da enzima Na+/
reduzir a ingestão de alimentos ricos em sódio, como enlatados, embutidos, conservas, molhos prontos, associado a aumento na ingestão de cálcio e redução de magnésio, visando à potencialização da atividade adrenérgica neural para controle da pressão sanguínea.
orientar àqueles que têm o hábito de ingerir bebidas alcoólicas a não ultrapassar 35 g/etanol/dia, o equivalente a duas taças de vinho (300ml) com teor alcoólico médio de 12% ou 3 latas de cervejas (350 ml).
reduzir a ingestão diária de sódio para até 5g de cloreto de sódio, sendo 3g de sal e 2g do próprio alimento, associado ao incentivo à prática regular de atividade física aeróbica de pelo menos 30min/dia para prevenção da doença.
A curva ABC é um sistema de controle de estoque, em que os gêneros são selecionados e classificados em três grupos de acordo com a sua importância, em termos econômicos e volume de estocagem, representando, respectivamente,
A: 30% e 30%; B: 60% e 20%; C: 10% e 50%
A: 60% e 20%; B: 30% e 30%; C: 10% e 50%
A: 10% e 50%; B: 30% e 30%; C: 60% e 20%
A: 60% e 20%; B: 10% e 50%; C: 30% e 30%
A: 10% e 50%; B: 60% e 20%; C: 30% e 30%
Considerando o uso da máquina de lavar louças em cozinhas industriais, assinale a alternativa correta.
A temperatura da água de lavagem deverá ser entre 30 ◦C e 40 ◦C.
A temperatura da água de enxágue deverá ser entre 80 ◦C e 90 ◦C.
É necessária a lavagem da máquina após cada ciclo de lavagem de louças.
É necessário que os utensílios tenham resíduo de detergente para facilitar a lavagem pela máquina.
Deve-se proceder à desinfecção química dos utensílios após a lavagem pela máquina
No preparo de frituras, em Unidades de Alimentação e Nutrição, devem-se utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPis) indicados para essas atividades dentre os quais podem ser citados:
Avental de PVC, luva de malha de aço e óculos de segurança.
Avental antichamas, mangotes de lona e óculos de segurança.
Avental de PVC, luvas e botas de PVC.
Avental antichamas, luvas e botas de PVC.
Luva de malha de aço, mangote de lona e óculos de segurança.
A curva ABC é uma ferramenta gerencial que tem sido bastante utilizada na administração de estoques em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN). Com relação a essa curva, assinale a opção correta.
Os itens do grupo A são os mais numerosos e tendem a ultrapassar os 45% da totalidade de itens no estoque.
Os itens do grupo C merecem um tratamento administrativo preferencial, tendo em vista seu poder de contribuição nos gastos.
Os itens classificados como do grupo B poderão ser submetidos a um sistema de controle administrativo mais simples que os do grupo A e C.
Um exemplo de item do grupo A seria o peito de frango sem osso, o qual representa um item de custo mensal intermediário.
Os itens que constituem aproximadamente 10% do valor do custo mensal são considerados itens do grupo C.
Em Unidades de Alimentação e Nutrição é importante que seja seguida a periodicidade de limpeza no ambiente de trabalho, a fim de evitar possíveis fontes de contaminação. Diante do exposto, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Diário.
2. Semanal.
3. Quinzenal.
4. Mensal.
( ) Paredes.
( ) Maçanetas.
( ) Lixeiras.
( ) Tomadas.
( ) Pisos, rodapés e ralos.
A sequência está correta em
2, 2, 4, 1, 1.
1, 1, 4, 2, 1.
2, 1, 1, 4, 1.
1, 4, 1, 4, 2.
No planejamento de cardápios de uma unidade de alimentação e nutrição, a definição do receituário padrão
dificulta o preparo em caso de ausência do cozinheiro por não permitir alteração da preparação.
impede a incorporação de novas receitas, garantindo maior controle do custo.
evita que a receita seja alterada para atender ao gosto e às quantidades escolhidas pelo cliente.
permite a padronização da qualidade e o planejamento de operações e custo.
A função administrativa que estabelece um plano de atividades com objetivos definidos e metas a alcançar é denominada:
administração;
planejamento;
organização;
direção;
controle.
A avaliação de sobras de uma Unidade de Alimentação e Nutrição servirá para medir
a qualidade dos gêneros adquiridos.
falhas do treinamento em relação ao porcionamento.
qualidade dos utensilios utilizados.
qualidade dos equipamentos utilizados.
subdimensionamento do fator de correção.