

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O modelo orçamentário brasileiro é definido na Constituição Federal de 1988 do Brasil. A Constituição estabelece um arcabouço normativo sólido para a gestão orçamentária, buscando conciliar a eficiência na aplicação dos recursos públicos com a participação democrática da sociedade na definição das prioridades governamentais.
O instrumento que tem como função estabelecer as diretrizes, os objetivos e as metas de médio prazo da administração pública é
a Lei Orçamentária Anual.
a Lei de Diretrizes Orçamentárias.
o Relatório de Gestão Fiscal.
o Plano Plurianual.
o Relatório Resumido da Execução Orçamentária.
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) é composto, dentre outros elementos, pelo Demonstrativo dos Restos a Pagar por Poder e Órgão. Com relação a esse demonstrativo, que faz parte do RREO, assinale a alternativa correta.
O Demonstrativo dos Restos a Pagar apresenta os valores inscritos em exercícios anteriores e em 31 de dezembro do exercício anterior ao período de referência, bem como os valores pagos, cancelados, e o saldo, no exercício de referência, dos restos a pagar não processados.
Na coluna denominada “inscritos” do Demonstrativo dos Restos a Pagar, identificam-se os saldos de restos a pagar processados inscritos em exercícios anteriores e em 31 de dezembro do exercício anterior ao exercício de referência, e que já tiveram sua efetiva liquidação constatada.
A coluna denominada “em exercícios anteriores” do Demonstrativo dos Restos a Pagar identifica o saldo de restos a pagar processados inscritos em exercícios anteriores, mais aqueles inscritos em 31 de dezembro do exercício anterior ao exercício de referência.
Restos a pagar não processados são os restos a pagar referentes a empenhos liquidados e, portanto, prontos para o pagamento, ou seja, cujo direito do credor já foi verificado. Esse tipo de restos a pagar não deve ser cancelado.
O Demonstrativo da Receita Corrente Líquida que integra o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) apresenta, como principal objetivo, servir de parâmetro para
o montante das reservas internacionais.
os limites com despesas de custeio.
os limites de gastos com amortização da dívida.
os limites da dívida externa.
os limites com a dívida consolidada líquida.
Conforme estabelece a Lei de Responsabilidade Fiscal, o demonstrativo público que compõe o relatório resumido da execução orçamentária, cuja publicação ocorre bimestralmente é chamado de:
balanço financeiro
balanço patrimonial
balanço orçamentário
demonstração das variações patrimoniais
A Lei de Responsabilidade Fiscal informa que “são instrumentos de transparência da gestão fiscal [...]: os planos, orçamentos e leis de diretrizes orçamentárias; as prestações de contas e o respectivo parecer prévio; o Relatório Resumido da Execução Orçamentária e o Relatório de Gestão Fiscal; e as versões simplificadas desses documentos”.
O Relatório Resumido de Execução Orçamentária e o Relatório de Gestão Fiscal devem ser publicados, respectivamente,
até trinta dias após o encerramento de cada bimestre; até trinta dias após o encerramento de cada bimestre.
até trinta dias após o encerramento de cada quadrimestre; até trinta dias após o encerramento de cada bimestre.
até trinta dias após o encerramento de cada bimestre; até trinta dias após o encerramento de cada quadrimestre.
até trinta dias após o encerramento de cada quadrimestre; até trinta dias após o encerramento de cada quadrimestre.
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) e o Relatório da Gestão Fiscal (RGF) são instrumentos regulamentados pela Lei Complementar nº 101/2000, como forma de garantir a transparência na gestão e aplicação dos recursos públicos. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.
I. No RREO estão abrangidas todas as entidades que integram o conceito de ente, na forma estabelecida pela LRF. Incluem-se nessa abrangência as Autarquias, bem como todas as sociedades de economia mista e empresas públicas.
II. Quando se trata do último bimestre de cada exercício, o RREO deverá acrescentar a demonstração das projeções atuariais dos regimes de previdência social, da variação patrimonial e da conformidade do montante das operações de crédito com as despesas de capital (Regra de Ouro).
III. Dentre os anexos que devem acompanhar o RGF, de periodicidade quadrimestral, estão o Demonstrativo das Receitas e Despesas com Ações e Serviços Públicos de Saúde e o Demonstrativo das Receitas e Despesas com Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE).
IV. A exigência do RGF, em consonância com outros dispositivos da LRF, insere na gestão pública brasileira o entendimento de que a responsabilidade na gestão fiscal não se restringe ao âmbito do Poder Executivo e diz respeito não ao ente propriamente, mas a cada um de seus dirigentes.
Está correto o que se afirma apenas em
II e III.
II e IV.
I, II e IV.
I, III e IV.
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) é um documento essencial para o acompanhamento da gestão pública. Ele é disponibilizado com qual periodicidade e finalidade:
Ser publicado semestralmente, permitindo o controle da execução orçamentária pelas entidades privadas.
Ser disponibilizado trimestralmente e servir para comparar as ações governamentais com as metas do Plano Plurianual (PPA).
Ser disponibilizado mensalmente e permite o acompanhamento e análise do desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias.
Ser publicado anualmente, exclusivamente com o objetivo de avaliar a arrecadação de tributos.
Ser divulgado quadrimestralmente, para revisar o orçamento conforme novas metas fiscais.
O Poder Executivo terá como prazo para a publicação do seu relatório resumido da execução orçamentária
até trinta dias após o encerramento de cada bimestre.
até trinta dias após o encerramento de cada trimestre.
até sessenta dias após o encerramento de cada bimestre.
até quarenta e cinco dias após o encerramento de cada trimestre.
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária de que trata a Lei Complementar nº 101/2000 — Lei de Responsabilidade Fiscal abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público, será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre e será composto de:
Balanço orçamentário, que especificará as receitas por fonte, discriminando a dotação para o exercício, a despesa liquidada e o saldo.
Demonstrativos da execução das despesas, por categoria econômica e fonte, especificando a previsão inicial, a previsão atualizada par ao exercício, a receita realizada no bimestre, a realizada no exercício e a previsão a realizar.
Demonstrativos da execução das despesas, por função e subfunção.
Balanço orçamentário que especificará as despesas por grupo de natureza, informando as realizadas e a realizar, bem como a previsão atualizada.
O Relatório com periodicidade bimestral a ser elaborado pelos Entes públicos, com objetivo de assegurar transparência na gestão fiscal, e onde será apurada a Receita Corrente Líquida do Ente, recebe o nome de:
Relatório Resumido da Execução Orçamentária.
Relatório da Gestão Financeira.
Relatório de Prestação de Contas.
Balancete de Verificação.
Demonstrativo das Variações Patrimoniais.
São demonstrativos que devem constar do Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO) do último bimestre do exercício:
Demonstrativo da Projeção Atuarial do Regime de Previdência e o Demonstrativo das Receitas de Operações de Crédito e Despesas de Capital.
Demonstrativo das Receitas e Despesas Previdenciárias e o Demonstrativo dos Resultados Primário e Nominal.
Balanço Orçamentário e o Demonstrativo da Receita Corrente Líquida.
Demonstrativo das Receitas e Despesas com Manutenção e Desenvolvimento do Ensino e Demonstrativos das Receitas e Despesas com Ações e Serviços Públicos de Saúde.
A lei que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal determina que o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) será publicado em até trinta dias após o encerramento de cada bimestre e composto de alguns demonstrativos.
Um demonstrativo que NÃO compõe o RREO é o:
Balanço orçamentário.
Demonstrativo da execução das receitas, por categoria econômica e fonte.
Demonstrativo da execução das despesas, por categoria econômica e grupo de natureza da despesa.
Demonstrativo da execução das despesas, por função e subfunção.
Balanço patrimonial.
Por determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal, no Relatório Resumido da Execução Orçamentária constará o
balanço orçamentário.
demonstrativo de dívidas passivas.
impacto orçamentário-financeiro.
montante das operações de crédito.
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) é uma publicação bimestral que apresenta as informações fiscais consolidadas de cada ente do país. Congrega as informações da execução orçamentária de todos os poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, incluindo também o Ministério Público e a Defensoria Pública, e deve ser publicado pelas esferas Federal, Estadual, Distrital e Municipal. É exigência prevista na Constituição Federal e deve ser publicado pelo Poder Executivo até trinta dias após o encerramento de cada bimestre.
Fonte: https://www.tesourotransparente.gov.br/temas/
contabilidade-e-custos/relatorio-resumido-da-execucao-
orcamentaria-rreo-uniao (com adaptações)
A respeito dos conhecimentos sobre o RREO, ele é composto pelo:
1. Balanço orçamentário.
2. Indicador do resultado financeiro do exercício, com a segregação dos restos a pagar.
3. Demonstrativo da execução das despesas, por função e subfunção.
4. Comparativo da despesa total com pessoal, distinguindo a com inativos e pensionistas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
Um dos anexos do Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) refere-se ao Demonstrativo da Execução das Despesas por Função/Subfunção, o qual objetiva dar maior detalhamento das despesas governamentais com base em suas áreas de atuação.
Ao analisar esse demonstrativo, deve-se considerar que:
restos a pagar não processados não devem ser considerados em sua estrutura;
cada função deve ser detalhada por subfunções, que podem ser típicas ou atípicas;
despesas orçamentárias e intraorçamentárias são evidenciadas conjuntamente;
órgãos dos Poderes Judiciário e Legislativo publicam apenas no encerramento do exercício;
valores relativos à reserva de contingência constituem uma subfunção de Encargos Especiais.
Sobre o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO), assinale a alternativa correta.
O RREO é exigido pela Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, e a Lei nº 4.320/64 estabelece as normas para sua elaboração e publicação.
O RREO e seus demonstrativos abrangerão os órgãos da Administração Direta e entidades da Administração Indireta, de todos os Poderes.
As informações contidas no RREO deverão ser elaboradas a partir dos dados contábeis não consolidados de todas as unidades gestoras.
O RREO será elaborado pelo Poder Legislativo da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
No artigo 50 da Lei nº 4.320/1964 fica estabelecido que os responsáveis pelo controle de execução orçamentária, financeira e patrimonial da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios apresentarão ao Poder Legislativo, até o dia 01 de junho, julho e agosto, e até 30 de setembro e 30 de dezembro, relatório resumido da execução orçamentária do período.
Certo
Errado
A Lei de Responsabilidade Fiscal elencou no Art. 48 os instrumentos de transparência da gestão fiscal, aos quais deverão ser dada ampla divulgação, inclusive em meios eletrônicos de acesso público. NÃO é considerado instrumento de transparência, no que se refere à Lei de Responsabilidade Fiscal em relação à transparência, controle e fiscalização:
Prestações de contas e respectivo parecer prévio.
Planos, orçamentos e leis de diretrizes orçamentárias.
Relatório resumido da execução orçamentária e relatório de gestão fiscal.
Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).
O Ministério Público deverá publicar bimestralmente o seu Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO) e quadrimestralmente o Relatório de Gestão Fiscal (RGF).
Certo
Errado
Para fins de transparência ativa, devem ser divulgadas informações sobre repasses ou transferências de recursos financeiros e sobre execução orçamentária e financeira detalhada.
Certo
Errado