

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O princípio da unidade é um dos pilares que orientam a elaboração e a execução do orçamento público, assegurando a coerência e a integridade do processo orçamentário. Sobre esse princípio, assinale a alternativa que expressa corretamente seu significado e aplicação.
Exige que o orçamento público seja único, consolidando todas as receitas e despesas do ente federativo em um único documento, sem exceções.
Permite a criação de orçamentos separados para despesas correntes e de capital, desde que sejam apresentados em lei distinta da LOA.
Prevê que todas as receitas e despesas de cada ente da federação devem estar incluídas em um único orçamento, que pode ser desmembrado em várias leis complementares para facilitar a execução.
Determina que o orçamento seja elaborado em um único documento para cada exercício financeiro, abrangendo todas as receitas e despesas, salvo as exceções previstas na legislação.
Impede a criação de orçamentos paralelos, como o orçamento de investimentos, que deve ser tratado em lei complementar ao PPA.
No orçamento público, este princípio diz que o orçamento deve ser único, isto é, cada unidade governamental deve ter apenas um orçamento. Qual é este princípio?
Unidade.
Orçamento bruto.
Universalidade.
Anualidade.
Analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. O princípio da unidade orçamentária estabelece que cada unidade governamental deve ter apenas um orçamento.
PORQUE
II. Nenhuma parcela da receita geral poderá ser reservada ou comprometida para atender a certos e determinados gastos.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
O orçamento deve ser uno, ou seja, deve existir apenas um orçamento para dado exercício financeiro e para determinado ente, contendo todas as receitas e despesas. Ao apresentar-se de modo integrado, e não segmentado, é possível obter um retrato geral das finanças públicas, qual seja, a estimativa das receitas e a fixação das despesas para cada exercício financeiro. Assim, permite-se ao Legislativo e à sociedade uma visão geral e um controle direto das operações financeiras de responsabilidade da administração pública. Diante do exposto, sobre o Princípio da Unidade, respaldado na Lei 4.320/64, sabe-se que:
As leis de iniciativa do Poder Executivo e Legislativo estabelecerão o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais. Reafirma-se a necessidade de que o orçamento público seja instituído por “lei”. Veda-se, ademais, o início ou a realização de programas ou projetos, ou de despesas, ou mesmo a assunção de obrigações fora do orçamento público. Obriga-se, assim, que qualquer autorização de gasto seja direcionada para a peça orçamentária.
Antes, o Orçamento Fiscal era sempre equilibrado, sendo aprovado pelo Legislativo. O orçamento monetário e o das Empresas Estatais eram deficitários e sem controle e, além do mais, não eram votados. Ora, como o déficit público e os subsídios mais importantes estavam no orçamento monetário, e não no orçamento Fiscal, o Legislativo encontrava-se, na prática, alijado das decisões mais relevantes em relação à política fiscal e monetária da Nação.
O princípio da unidade é respaldado legalmente por meio do Artigo 2º da Lei 4.320/64 e pelo § 5º do Artigo 165º da Constituição Federal de 1988, estando previsto e empregado desde 1964. Contudo, ao longo da década de 1980, havia o convívio simultâneo com três orçamentos distintos: o orçamento fiscal, o orçamento monetário e o orçamento das estatais, ocorrendo consolidação entre eles.
O Artigo 62º, da Constituição Federal de 1967, ampliou o alcance de sua aplicação ao incluir, no orçamento anual, as entidades que não recebessem subvenções ou transferências à conta do orçamento.
Todas as receitas e despesas de todos os poderes, órgãos, entidades, fundos e fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público deverão fazer parte da LOA.
Trata-se do princípio da
exclusividade.
legalidade.
universalidade.
homogeneidade.
isonomia.
O conceito de unidade, natureza econômico-contábil, é baseado no princípio da
entidade.
continuidade.
oportunidade.
prudência.
competência.
A Lei Orçamentária Anual, de iniciativa do Poder Executivo, deve respeitar principio da _______ que estabelece que toda matéria orçamentária deve estar prevista, regulada e disciplinada num único documento, baseada na mesma e única política orçamentária, de modo uniforme sem qualquer margem ou possibilidade de previsões orçamentárias paralelas, o princípio orçamentário que completa corretamente a lacuna acima é:
Universalidade.
Clareza.
Unidade.
Transparência.
Especialização.
João Pedro recentemente entrou em exercício em um órgão público, lotado no departamento de Orçamento e Finanças da secretaria do Tesouro Estadual. Sendo assim, ao participar da primeira reunião do departamento, sugeriu que a entidade passasse a constituir um orçamento próprio, apartado do orçamento do Estado. O diretor, sem maiores explicações, informou que a sugestão não poderia ser levada adiante por questões legais e seguiu tratando de outros temas. Caso o diretor optasse por ser mais didático, explicaria que a ideia de João Pedro não é viável por ferir qual princípio orçamentário?
Unidade.
Exclusividade.
Tempestividade.
Orçamento bruto.
Equilíbrio.
Este princípio foi estabelecido, de forma expressa, pelo caput do art. 2º da Lei n.º 4.320/ 1964, recepcionado e normatizado pelo § 5º do art. 165 da Constituição Federal de 1988, determina que a LOA de cada ente federado deverá conter todas as receitas e despesas de todos os poderes, órgãos, entidades, fundos e fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público.
Assinale a alternativa que CORRETAMENTE contém o princípio acima exposto.
Totalidade.
Unidade.
Periodicidade.
Universalidade
Considerando as atribuições do tesoureiro municipal e as disposições da Lei Complementar nº 101/2000, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
I. O tesoureiro deve se atentar que a instituição, a previsão e a efetiva arrecadação de todos os tributos da competência constitucional do município constituem requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal.
II. Se verificado, ao final de um bimestre, que a realização da receita poderá não comportar o cumprimento das obrigações assumidas, conforme estabelecido no Anexo de Metas Fiscais do município, o tesoureiro tem a obrigação legal, por ato próprio e nos montantes necessários, promover a imediata limitação de empenhos e cessar a movimentação financeira.
III. Na execução orçamentária e financeira, o tesoureiro deve identificar os beneficiários dos pagamentos já empenhados e observar a estrita ordem cronológica dos empenhos para emissão das ordens bancárias.
Está correto o que se afirma apenas em
I.
III.
I e II.
II e III.
Com base nos princípios orçamentários, Horácio, servidor público de uma secretaria municipal, e recentemente designado para ser secretário do tesouro do município, informou ao prefeito da cidade que o orçamento deve ser uno, isto é, deve existir apenas um orçamento e não mais que um para cada ente da federação em cada exercício financeiro. Tal informação decorre do princípio da:
Anualidade ou periodicidade.
Unidade ou totalidade.
Universalidade ou globalização.
Especificação.
Exclusividade.
Segundo a determinação da Lei n.º 4320/64 – Lei do Orçamento, quanto ao Princípio de Unidade de Tesouraria, assinale a alternativa correta:
O princípio da unidade de tesouraria determina que a prefeitura deva possuir apenas uma conta bancária.
Os recursos públicos que devem ser depositados no caixa do tesouro se referem apenas a recursos financeiros de arrecadação de impostos, em estrita observância ao princípio de unidade de tesouraria.
Em estrita observância ao princípio de unidade de tesouraria, cabe ao ente público reverter à dotação a importância de despesa anulada no exercício.
O recolhimento de todas as receitas far-se-á em estrita observância ao princípio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentação para criação de caixas especiais.
A contabilidade, em estrita observância ao princípio de unidade de tesouraria, evidenciará perante a Fazenda Pública a situação de todos quantos, de qualquer modo, arrecadem receitas, efetuem despesas, administrem ou guardem bens a ela pertencentes ou confiados.
De acordo com a Lei n. 4.320/1964, sobre as Receitas Públicas é INCORRETO afirmar que:
Nenhum tributo será exigido ou aumentado sem que a lei o estabeleça e nenhum tributo será cobrado em cada exercício sem prévia autorização orçamentária, ressalvados a tarifa aduaneira e o imposto lançado por motivo de guerra.
Serão classificadas como receita orçamentária, sob as rubricas próprias, todas as receitas arrecadadas, inclusive as provenientes de operações de crédito, ainda que não previstas no Orçamento.
O lançamento da receita é ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta.
O recolhimento de todas as receitas far-se-á em estrita observância ao princípio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentação para criação de caixas especiais.
Será admitida a compensação da obrigação de recolher rendas ou receitas com direito creditório contra a Fazenda Pública.
A receita orçamentária apresenta algumas etapas para sua realização. Uma destas etapas é assim definida: é a transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro, responsável pela administração e controle da arrecadação e programação financeira, observando-se o princípio da unidade de tesouraria ou de caixa, conforme determina o Art. 56 da Lei nº 4.320/1964. Com base no exposto, assinale a alternativa que apresenta a etapa correspondente à descrição mencionada.
Solicitação.
Lançamento.
Previsão.
Arrecadação.
Recolhimento.
De acordo com o Decreto n° 93.872/1986, a realização da receita e da despesa da União será feita por via bancária, em observância ao seguinte princípio:
Unidade de caixa.
Legalidade.
Exclusividade.
Orçamento Bruto.
Não vinculação da receita de impostos.
De acordo com o artigo 4° do Decreto no 93.872/86, os recursos de caixa do Tesouro Nacional serão mantidos
no Banco do Brasil.
no Banco Central.
no Banco conveniado.
na Caixa Econômica.
nos bancos estaduais.
Previsto, de forma expressa, pelo caput do art. 2º da Lei no 4.320/1964, em consonância com Constituição Federal de 1988, determina existência de orçamento único para cada um dos entes federados – União, Estados, Distrito Federal e Municípios com finalidade de se evitarem múltiplos orçamentos paralelos dentro da mesma pessoa política. Portanto todas as receitas previstas e despesas fixadas, em exercício financeiro, devem integrar um único documento legal dentro de cada esfera federativa. Como é chamado este documento legal?
Balanço Orçamentário.
Comparativo da Receita Orçada versus Realizada e Despesa Fixada versus Realizada.
Lei Orçamentária Anual.
Lei de Diretrizes Orçamentárias.
De acordo com a Lei 4320/64, o recolhimento de todas as receitas será feito em estrita observância ao princípio
da não vinculação das receitas.
da exclusividade.
de unidade de tesouraria.
do equilíbrio.
Sobre Orçamento, Receita Pública e Despesa Pública, assinale a alternativa INCORRETA.
O recolhimento de todas as receitas públicas deve observar o princípio de unidade de tesouraria, sendo proibida qualquer fragmentação para criação de caixas especiais.
O pagamento de despesa pública será efetuado por tesouraria ou pagadoria regularmente instituídos por estabelecimentos bancários credenciados e, somente em casos excepcionais, por meio de adiantamento.
Os pagamentos devidos pela Fazenda Pública, em virtude de sentença judiciária, deverão ser feitos na ordem de apresentação dos precatórios e à conta dos créditos respectivos, sendo proibida a designação de casos ou de pessoas nas dotações orçamentárias e nos créditos adicionais abertos para esse fim.
Os agentes responsáveis pela arrecadação de recursos públicos devem fornecer recibos das importâncias que arrecadarem. Os recibos devem conter o nome da pessoa que paga a soma arrecadada, proveniência e classificação, bem como a data e a assinatura do agente arrecadador. Os recibos serão fornecidos em uma única via.
Após a promulgação da Lei de Orçamento e com base nos limites nela fixados, o Poder Executivo aprovará um quadro de cotas anuais da despesa que cada unidade orçamentária fica autorizada a utilizar. A fixação de referidas cotas tem por objetivo perpetuar o desequilíbrio entre a receita arrecadada e a despesa realizada, de modo a aumentar ao máximo eventuais insuficiências de tesouraria.
Conforme define o Art. 56 da Lei nº 4.320/64, no recolhimento das receitas, deverá ser respeitado o princípio:
de caixa.
de competência.
misto.
de unidade de tesouraria.
de fragmentação de caixa.