

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O Plano Estratégico 2012-2015 do IBGE define a visão do Instituto como:
"Ser reconhecido e valorizado, no país e internacionalmente, pela integridade, relevância, consistência e excelência de todas as informações estatísticas e geocientíficas que produz e dissemina em tempo útil."
O conceito de visão:
aponta as condições essenciais para a efetividade do cumprimento da estratégia estabelecida;
declara, sucintamente, a razão de ser da instituição, a finalidade de sua existência, revelando o que ela faz e para que faz;
estabelece o conjunto de crenças impulsionadoras de comportamentos cotidianos a serem seguidos pelo corpo funcional;
direciona os rumos e descreve o futuro desejado pela instituição no horizonte de tempo do Plano Estratégico;
estabelece os conjuntos de atividades realizadas pela instituição que contribuem sinergicamente para o alcance dos seus objetivos estratégicos.
O mapeamento de competências consiste na definição dos objetivos estratégicos e na identificação de competências individuais e organizacionais necessárias ao alcance da vantagem competitiva.
Certo
Errado
Segundo Maranhão e Macieira (2010), qual é a ferramenta utilizada para análise e melhoria do processo que prioriza as ações à medida que os recursos são usualmente escassos e as demandas, por natureza, são ilimitadas?
Pareto ou Gut.
Diagrama de Causa e Efeito.
Brainstorming.
Diagrama de afinidades.
Diagrama de Relacionamento.
O processo de planejamento estratégico pode ser entendido como uma ciência artística ou arte científica, que requer disposição para questionar as próprias incertezas e, ao mesmo tempo, para assumir integralmente o compromisso com uma causa comum e levá-la adiante, inexistindo uma única fórmula aceita universalmente, já que, por trás do processo, é importante a existência de uma forma de raciocínio capaz de identificar fatores críticos e definir o valor percebido pelo cliente. Assinale a alternativa que apresenta essa forma de raciocínio.
Raciocínio determinista.
Raciocínio exploratório.
Raciocínio matemático.
Raciocínio proporcional.
Raciocínio lógico.
Uma loja que atua no setor de serviços está planejando o crescimento de seu volume de serviços prestados.
Ciente de que prestação de serviços se diferencia de fabricação de produtos, a empresa sustentará adequadamente o seu crescimento ao desenvolver o conceito de
capacitação dos empregados de atendimento
criação de um estoque de serviços
padronização de máquinas produtivas
produção em massa dos serviços
redução do ritmo de atividades sequenciais
Qual é o propósito principal da administração estratégica?
É criar riqueza para todos os stakeholders através da satisfação das necessidades e expectativas de todos eles.
É criar riqueza para os empregados através da satisfação das necessidades e expectativas dos proprietários.
É criar riqueza para os proprietários através da satisfação das necessidades e expectativas de outros stakeholders.
É criar riqueza para os administradores através da satisfação das necessidades e expectativas do público em geral.
É criar riqueza para a sociedade através da satisfação das necessidades e expectativas de clientes e fornecedores.
Leia abaixo o parágrafo inicial do artigo “Coragem para Mudar”, publicado no site da revista Exame/ Você SA (dez. 2014).
O engenheiro paulistano Pascoal Iannoni, de 52 anos, assumiu a presidência da Flexform, fabricante de cadeiras e assentos, de Guarulhos, em São Paulo. A empresa, fundada em 1965 por seu pai, Ernesto Iannoni, era bem-sucedida e financeiramente saudável. Porém, o estilo de gestão “manda quem pode e obedece quem tem juízo” fazia com que o ambiente de trabalho fosse avaliado como o “pior possível”, segundo pesquisa interna, o que desmotivava os empregados. “Como presidente, fiquei pensando qual seria minha contribuição e concluí que deveria mudar a gestão.” [...] “Essa mudança exigia um ambiente de trabalho de troca de ideias e de maior autonomia para criar”.
Com base no texto, assinale a alternativa correta.
O antigo estilo de gestão a qual Iannoni se refere é o Autocrático, enquanto o Participativo é aquele que melhor reflete os anseios atuais da Flexform.
A gestão relatada pelo engenheiro reflete o modelo Paternalista, enquanto o ideal é o Carismático.
Embora as pesquisas internas avaliassem o ambiente de forma negativa, a empresa se mostrava bem-sucedida e saudável, portanto não se justifica a mudança no estilo de gestão.
Segundo os doutrinadores da moderna administração, as empresas precisam convergir seus modelos de gestão dos Tradicionais para os Liberais, uma vez que estes são os únicos capazes de fornecer as respostas, a produtividade desejada e a motivação dos funcionários.
Ainda que a expressão “manda quem pode e obedece quem tem juízo” remeta à ideia de um modelo antigo, este ainda se mostra como o mais eficaz dos modelos de gestão.

As organizações de classe mundial (company world class) tem objetivos audaciosos e globais. A gestão é orientada para resultados sem desconsiderar a necessidade do entorno, da sociedade, das pessoas, do meio ambiente, dos acionistas e do governo.
Para garantir a assertividade na estratégia, cada detalhe é aprovisionado através de métodos, instrumentos e ferramentas de gestão que auxiliam na elaboração, desenvolvimento e execução dos planos.
Sobre o enunciado, assinale a ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA que contém o modelo de gestão de planejamento e tomada de decisão comumente adotado por tipo de organização:
Project Management Office – PMO.
Balanced Scorecard – BSC.
Control Objectives for Information and related Technology – COBIT.
Enterprise Resource Planning – ERP.
Modelo de Excelência em Gestão – MEG®.
Porter identificou 3 estratégias competitivas genéricas que as organizações podem adotar e que podem ser utilizadas isoladamente ou em conjunto; a liderança de custo; a diferenciação e o foco.
Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.
I. A estratégia competitiva de diferenciação baseia-se nos esforços da empresa em ganhos de eficiência produtiva, com ampliação do volume de produção.
II. A estratégia competitiva de custos faz com que a empresa invista pesado em pesquisa e desenvolvimento como fator de atratividade.
III. A estratégia competitiva de foco significa que a firma atende necessidades específicas de um determinado grupo, oferecendo algo considerado único pelos seus clientes.
Assinale:
se somente a afirmativa l estiver correta.
se somente a afirmativa ll estiver correta.
se somente a afirmativa lll estiver correta.
se somente as afirmativas l e ll estiverem corretas.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
Uma função prevista no planejamento administrativo de uma organização é
informar como será a remuneração dos funcionários.
delinear como os objetivos estratégicos são realizados.
estabelecer métricas e índices de efetividade e eficiência.
apresentar as atividades administrativas da organização, somente.
esclarecer como a diretoria e a presidência devem comportar-se em situações de crise.
O Manual do Processo “As Is”, para cada Processo de Negócio, e cada subprocesso que houver, é o produto final:
da análise dos processos de negócio.
da modelagem dos processos de negócio.
da implantação dos processos de negócio.
da organização dos processos de negócio.
do mapeamento dos processos de negócio.
Um funcionário é recém-empossado no cargo de diretor em uma determinada empresa. Apesar de sua experiência profissional na área ser em que irá dirigir, ele está há poucos meses nessa empresa. Decide modificar alguns métodos e procedimentos para, segundo sua experiência profissional, alcançar melhores resultados. Em pouco tempo, ele percebe que as pessoas não conseguem se adaptar às novas metodologias e procedimentos. Esse problema está diretamente relacionado
à cultura da organização.
à falta de recursos tecnológicos.
à forma de didática do diretor.
aos métodos obsoletos do diretor.
aos procedimentos antiquados.
Qual o nível de planejamento, segundo Chiavenato (2006), que abrange cada departamento ou unidade da organização e tem como característica a projeção para médio prazo, geralmente projetado para o período de um ano?
Estratégico.
Genérico.
Tático.
Específico.
Operacional.