

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Considere que uma cláusula que prevê a perda total da quantia paga pelo devedor inadimplente seja inserida no contrato de compra e venda a prestações. Nessa situação, a cláusula é corretamente denominada multa cominatória, inserida no contrato com a finalidade de garantir alternativamente o cumprimento da obrigação principal.
Certo
Errado
Antônio deve a Paulo a quantia de R$ 100,00. Se o pai de Paulo propuser ao credor que libere o devedor originário da dívida, assumindo ele o seu lugar e ficando extinta a obrigação antiga, é correto afirmar que, no caso, ocorreu a novação.
Assinale a alternativa correta.
Cláusula penal é a que fixa, de antemão, o valor das perdas e danos para a hipótese de descumprimento culposo da obrigação.
A cláusula penal é devida nas dívidas em dinheiro ou de outra natureza, independentemente da alegação de prejuízo.
Na cláusula penal incluem-se os juros sobre juros ou juros frugíferos.
A cláusula penal é uma obrigação principal.
O Código Civil de 2002 disciplina Cláusula Penal no seu devido lugar, qual seja no título referente a responsabilidade Civil.
O devedor que paga tem direito a quitação regular,
Na transmissão das obrigações vigora a seguinte regra:
o cedente sempre responderá pela existência do crédito e pela solvência do devedor, nas cessões a título oneroso.
qualquer das partes pode assinar prazo ao credor para que consinta na assunção da dívida, interpretando- se o seu silêncio como aceitação.
a cessão de crédito, salvo disposição em contrário, não abrange os seus acessórios, porque deve ser interpretada restritivamente.
o devedor pode opor ao cessionário as exceções que lhe competirem, bem como aquelas que vier a ter contra o cedente, mesmo depois de ter conhecimento da cessão.
é facultado a terceiro assumir a obrigação do devedor, com o consentimento expresso do credor, ficando exonerado o devedor primitivo, salvo se aquele, ao tempo da assunção, era insolvente e o credor o ignorava.
A novação é uma forma de pagamento indireto que substitui uma obrigação anterior por uma nova. Seus principais efeitos são a extinção da dívida primitiva e a satisfação imediata do crédito e do débito. Portanto, ao contrair uma nova dívida, o devedor liquida totalmente a anterior, que não pode ser restabelecida nem ser objeto de uma ação visando à sua discussão ou de qualquer outra cláusula inserida no contrato originário.
Certo
Errado
Uma exceção ao princípio de que nenhuma indenização será devida se não tiver ocorrido prejuízo é a que se configura na obrigação de pagamento em dobro ao devedor por aquele que demanda dívida já paga.
Não é necessário que a obrigação, para ser solidária, se baseie em uma mesma causa ou fundamento jurídico.
Certo
Errado
Tem como efeito a extinção da obrigação, no todo ou em parte:
a novação, a compensação e o pagamento em consignação.
a transação, a confusão e a cessão do crédito.
o pagamento com sub-rogação, a imputação do pagamento e a mora.
a confusão, a assunção de dívida e a purgação da mora.
a remissão, a confusão e a insolvência do devedor.
Tratando-se de obrigação solidária, pode cada credor demandar seu cumprimento e cada devedor é obrigado a satisfazê-la na totalidade, com a particularidade de que o pagamento feito por um devedor a um credor extingue a obrigação quanto aos outros coobrigados.
Certo
Errado
Quando se estipular a cláusula penal para o caso de mora, ou em segurança especial de outra cláusula determinada, o credor
deverá exigir a satisfação da pena cominada e só posteriormente o desempenho da obrigação principal.
deverá exigir ou a satisfação da pena cominada ou o desempenho da obrigação principal.
terá o arbítrio de exigir a satisfação da pena cominada, juntamente com o desempenho da obrigação principal.
deverá exigir o desempenho da obrigação principal e só posteriormente a satisfação da pena cominada.
só poderá exigir o desempenho da obrigação principal, incorporando-se à mesma a pena cominada.
Assinale a alternativa correta:
A cláusula penal tem o objetivo de reforço obrigacional.
A cláusula penal tem a natureza, exclusivamente, compensatória.
Não há qualquer vedação legal a que o valor da cominação imposta na cláusula penal exceda o da obrigação principal.
Para exigir a pena convencional, é necessário que o credor alegue prejuízo.
Tendo a obrigação pluralidade de devedores e sendo indivisível, a lei civil não prevê ação regressiva aos não culpados contra quem deu causa à aplicação da pena convencional.
Assinale a alternativa correta, de acordo com o Código Civil.
Ocorre dação em pagamento quando o credor consente em receber prestação diversa da que lhe é devida.
Opera-se a compensação quando, na mesma pessoa, se confundem as qualidades de credor e devedor.
Para extinguir a dívida, a remissão independe da aceitação do devedor.
Não cabe pagamento em consignação quando o credor aceita receber a prestação, mas apenas recusa-se a dar a quitação.