

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
De acordo com o Artigo 210 da Constituição Federal de 1988, serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental de maneira a assegurar:
formação básica diversificada por região e valores artísticos e culturais nacionais.
educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças de 5 (cinco) anos de idade.
formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais.
formação básica comum, valores culturais regionais e qualificação profissional obrigatória.
aulas ministradas obrigatoriamente em língua portuguesa, inclusive para as comunidades indígenas.
A Educação, direito de todos e dever do estado e da família, será:
Promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa;
Promovida pelo governo, visando à qualificação para o trabalho;
Promovida pela sociedade, visando à promoção, proteção e recuperação do bem estar das pessoas;
Promovida pelo governo, visando somente o lucro para os cofres públicos.
A partir de 1988, a Constituição Federal e os organismos internacionais, dos quais o Brasil é signatário, imprimem novas diretrizes para a educação especial. A Constituição Federal estabelece:
I. atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.
II. O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público e subjetivo.
III. acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um.
IV. Criação de programas de prevenção e atendimento especializados para os portadores de deficiência física, sensorial ou mental, bem como de integração social do adolescente portador de deficiência, mediante o treinamento para o trabalho e a convivência, e a facilitação do acesso aos bens e serviços coletivos, com a eliminação de preconceitos e obstáculos arquitetônicos.
As afirmativas corretas estão em:
I – II – III.
I – III – IV.
I – II – III – IV.
II – III.
De acordo com a Constituição Federal de 1988 o ensino será ministrado com base nos princípios:
I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;
III- valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas;
IV- piso salarial profissional nacional para os profissionais da educação escolar pública, nos termos de lei federal.
Estão corretas:
apenas I, II e III;
apenas II e IV;
apenas I, III e IV;
todas.
Pela Constituição de 1988, a educação é um direito de todos, dever do Estado e da família. Ela visa ao pleno desenvolvimento da pessoa, ao seu preparo para o exercício da cidadania e à qualificação para o trabalho. É CORRETO afirmar que o ensino deve ser ministrado, levando-se em conta
a gestão dominadora da administração.
a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola.
o padrão de quantidade em detrimento da qualidade.
o reducionismo de ideias.
A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 estabelece em seu artigo 206 que o ensino será ministrado com base em alguns princípios. Dentre eles está a
gratuidade nas escolas de educação básica.
liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.
liberdade para que o aluno possa faltar às aulas segundo suas conveniências.
garantia de material escolar e uniforme aos alunos da educação básica.
garantia de eleições para o cargo de diretor de escola.
Considerando a Constituição Federal de 1988, em especial quanto ao dever do Estado para com a educação, assinale a alternativa incorreta.
O Estado deverá assegurar a progressiva universalização do ensino médio gratuito
A oferta irregular do ensino obrigatório pelo Poder Público não implica em responsabilidade da autoridade competente.
O Estado deverá assegurar a oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando
O Estado deverá assegurar atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.
O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo do cidadão.
De acordo com a Constituição Federal de 1988, a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Sobre o tema, é correto afirmar que:
é vedado às universidades admitir professores, técnicos e cientistas estrangeiros.
os Estados atuarão prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil.
o ensino religioso, de matrícula obrigatória, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.
o acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo, sendo que o seu não oferecimento, ou sua oferta irregular, importa responsabilidade da autoridade competente.
a União aplicará, anualmente, nunca menos de vinte e cinco por cento da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino.
Observe a imagem a seguir:

A Constituição Federal de 1988 define princípios sob os quais o ensino será ministrado.
-
A imagem acima é bem representativa do seguinte princípio:
Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.
Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.
Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.
Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.
A matrícula gratuita nas escolas públicas de educação básica é direito de todo cidadão (CF art. 206), não podendo ocorrer qualquer distinção entre os indivíduos. Com relação à matrícula, assinale a afirmativa INCORRETA.
Embora tenha períodos específicos de matricula em cada Unidade Educativa, a criança pode ser matriculada na escola durante o ano todo. Mesmo quem mudou de cidade, no meio do ano, pode fazer a matrícula do seu filho.
A matrícula é um procedimento padrão pelo qual se efetiva o vínculo do aluno com a instituição.
Certidão de nascimento e comprovante de residência são documentos necessários para se efetivar a matrícula;
Não é obrigatória a matrícula de crianças com 4 e 5 anos de idade completados até 31 de março do ano em curso.
A matrícula celebra um pacto entre a família e a escola.
No Artigo 3 da Constituição Federal, afirma-se que: Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: I – construir uma sociedade livre, justa e solidária; II – garantir o desenvolvimento nacional; III – erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais. Estes objetivos, obviamente, não serão concretizados se a Educação não for de qualidade.
Leia as afirmativas abaixo, interligadas ao tema Educação na Constituição Federal do Brasil:
AFIRMATIVA I - O art. 205 da Constituição afirma: A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
AFIRMATIVA II - Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;
III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;
IV - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
V - valorização dos profissionais do ensino, garantido, na forma da lei, plano de carreira para o magistério público, com piso salarial profissional e ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, assegurado regime jurídico único para todas as instituições mantidas pela União;
VI - gestão democrática do ensino público, na forma da lei;
VII - garantia de padrão de qualidade.
AFIRMATIVA III - Art. 2017- As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabiliade entre ensino, pesquisa e extensão.
AFIRMATIVA IV- Art. 209. O ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições:
I - cumprimento das normas gerais da educação nacional;
II - autorização e avaliação de qualidade pelo poder público.
Marque a correta:
Apenas III está correta.
Apenas I e IV estão corretas.
Apenas I,II e III estão corretas.
Todas as alternativas estão corretas.
Apenas II e IV estão corretas.
Mesmo diante da importância dada à educação no texto constitucional, sendo um direito de todos e dever do Estado e da família, o Estado brasileiro ainda luta para concretizar certas garantias educacionais, mesmo após duas décadas da criação da Constituição Cidadã. Assinale a alternativa que NÃO corresponde expressamente as disposições relativas à Educação trazidas pela Constituição Federal de 1988.
O não oferecimento do ensino obrigatório pelo Poder Público, ou sua oferta irregular, importa responsabilidade da autoridade competente.
O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo.
Um dos princípios do ensino é o singularismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.
A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino.
O ensino é livre à iniciativa privada, desde que esta atenda a dois requisitos que são o cumprimento das normas gerais da educação nacional e a autorização e avaliação de qualidade pelo Poder Público.
Conforme a Constituição Federal, em seu Artigo 205, “a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Com base na legislação, assinale a afirmativa INCORRETA.
A educação é direito público subjetivo.
A educação básica é obrigatória e gratuita dos quatro aos dezessete anos de idade.
A educação como direito social, na Constituição Federal, afirma, em seu Artigo 6º, que são considerados direitos sociais únicos: a educação e a saúde.
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96, a educação básica compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio.
A nossa Constituição maior, em seu capítulo III – Seção I, artigo 210 prevê:
O ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas também a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem.
O ensino médio regular será ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas também a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem.
O ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas também a utilização de línguas estrangeiras e processos diversificados de aprendizagem.
O ensino básico regular será ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas também a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem.
O ensino técnico-profissionalizante será ministrado em língua espanhola, assegurada às comunidades indígenas também a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem.
A Constituição Brasileira define legalmente a Educação Infantil como dever da família, da sociedade e do Estado. Assim:
I - Todos são obrigados a respeitar os direitos das crianças definidos na Constituição brasileira;
II - Todas as crianças têm direito a creches e pré-escola em tempo parcial e integral, mantidas exclusivamente pelo Estado;
III - É regulamentado na LDB, que a educação infantil é a primeira etapa da educação básica e que tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de zero a seis anos.
É correto apenas o que se afirma em:
I
II
III
I e II
I e III
Assinale a alternativa INCORRETA referente a Constituição da República Federativa do Brasil.
O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo.
São penalmente inimputáveis os menores de dezoito anos, sujeitos ás normas da legislação especial.
Os recursos públicos serão destinados ás escolas públicas, não podendo ser dirigidos as escolas comunitárias, confessionais ou filantrópicos que não são definidas em Leis, ou que não comprovem sua finalidade lucrativa.
Nenhuma das alternativas.
Leia a manchete a seguir.

a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.
a gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.
a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola.
a garantia de que o ensino será ministrado segundo padrões de qualidade.
a seleção de condições para o acesso e a permanência na escola.
O Estado deve garantir educação infantil em creches e pré-escolas às crianças de até cinco anos de idade.
Certo
Errado
Com base na redação da Constituição da República Federativa do Brasil, que dispõe a respeito da organização em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, de seus sistemas de ensino, é incorreto afirmar que:
a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, na organização de seus sistemas de ensino, definirão formas de colaboração, de modo a assegurar a universalização do ensino obrigatório.
os Municípios atuarão prioritariamente no ensino fundamental e de forma exclusiva na educação infantil.
os Estados e o Distrito Federal atuarão prioritariamente no ensino fundamental e médio.
de maneira prioritária, a educação básica pública atenderá ao ensino regular.