Questões de Concurso sobre Da petição inicial

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
194 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 
Quanto ao pedido descrito na inicial, assinale a alternativa correta de acordo com o Código de Processo Civil.

A
Deve ser certo e determinado, sendo defeso aduzir pedido genérico.

B
Pode-se fazer pedido alternativo, mas não subsidiário.

C
No pedido principal compreendem-se juros e correção monetária.

D
Quando se tratar de prestações subsidiárias, estas devem ser expressamente requeridas na inicial.

E
Poderá o autor, a qualquer tempo, alterar o pedido sem o consentimento do réu.

Analise a seguinte situação e a seguir assinale a alternativa correta.


"Após ser citado em uma ação de indenização, o réu declarou e comprovou que a divida já estava prescrita. Intimado o autor para se manifestar sobre essa tese de defesa, resolveu desconstituir o seu patrono. O juiz suspendeu o processo e intimou o autor pessoalmente para que, em 10 dias, sanasse o vicio de sua representação processual"


Nas causas que dispensem a fase instrutória, o juiz, independentemente da citação do réu, julgará liminarmente improcedente o pedido constante na petição inicial que:


A

esteja prescrito ou apanhado pela decadência.


B

enunciado de súmula do Tribunal de Justiça sobre direito municipal, estadual ou federal.


C

afrontar acórdão proferido pelo Superior Tribunal de Justiça em julgamento de sua Corte Especial.


D

estiver em confronto com julgamento do órgão especial do Tribunal Regional Federal.

Zenóbio ajuizou ação própria com vistas a revisar contrato com alienação fiduciária em garantia após busca e apreensão promovida pelo credor. No entanto, embora tenha a ação como pedido a devolução do bem e sobrevindo, incidentalmente, medida de urgência antecipatória, o bem fora, nesse ínterim, alienado pelo credor e posteriormente sinistrado, ocasionando a sua perda total.

Com base unicamente nos fatos acima descritos e sob a ótica processual do pedido, a sentença e as suas consequências, assinale a alternativa que encontra respaldo nas normas processuais em vigor.


A
Embora o pedido tenha sido único e consubstanciado na entrega do bem apreendido pelo credor, ainda assim o juiz poderá prolatar sentença consistente em perdas e danos.

B
Não poderá converter o pedido do autor em perdas e danos porque é vedado ao juiz proferir decisão de natureza diversa da pedida, bem como condenar a parte em quantidade superior ou em objeto diverso do que lhe foi demandado

C
Ocorrendo, como no caso, um fato impeditivo da entrega do bem depois da propositura da ação, com potencial de influir no julgamento do mérito, deverá o juiz tomá-lo em consideração, unicamente se requerido pela parte, no momento de proferir a decisão.

D
Em face do perecimento do bem pedido pelo autor, deverá o julgador preferir sentença terminativa, pondo fim à relação processual, impedindo a discussão do direito controvertido apenas na relação processual que se encerrou.

E
A inicial deve ser indeferida em face da ocorrência da ausência de interesse processual superveniente, consistente na impossibilidade jurídica de rever o bem que motivou a atuação jurisdicional estatal, não impedindo, no entanto, o ajuizamento de ação indenizatória específica.

Na hipótese de múltiplos credores de obrigação indivisível, qualquer um deles ostenta legitimidade para, isoladamente, postular judicialmente o adimplemento da integralidade da obrigação, funcionando como espécie de substituto processual dos demais credores.


C

Certo


E

Errado

De acordo com o artigo 330 do atual Código de Processo Civil, a petição inicial será considerada inepta

A
quando o autor carecer de interesse processual.

B
sempre que o pedido for indeterminado.

C
quando da narração dos fatos decorrer logicamente a conclusão.

D
quando contiver pedidos incompatíveis entre si.

E
quando a parte for manifestamente ilegítima.
No Processo Civil, determina-se a competência no momento:

A
da citáçâo.

B
do registro ou da distribuição da petição inicial.

C
do despacho/decisão positivo que determina a citação.

D
do primeiro despacho ou decisão proferida pelo órgão julgador.

E
da estabilização da demanda, se o réu não alegar a incompetência em preliminar de contestação.
Sobre o pedido, como elemento da petição inicial, é CORRETO afirmar:

A
Tratando-se de prestações sucessivas, elas se reputam incluídas independentemente de declaração do autor e serão abrangidas pela condenação as que se vencerem até julgamento em segundo grau de jurisdição.

B
É lícito ao autor formular pedidos alternativos, para que o juiz conheça do posterior quando não puder acolher o anterior.

C
É lícito ao autor cumular pedidos, desde que eles sejam compatíveis entre si, que haja uniformidade procedimental e que o juízo não seja relativamente incompetente para qualquer um dos pedidos.

D
A interpretação do pedido deverá ocorrer no contexto geral da postulação.
Em relação à petição inicial e ao pedido, está correto afirmar:

A
O pedido poderá ser alterado pelo autor até a citação, bem como a causa de pedir, desde que haja a anuência do réu.

B
Se o juiz verificar que a petição inicial não preenche os requisitos legais ou que apresenta defeitos e irregularidades capazes de dificultar o julgamento de mérito, determinará que o autor, no prazo de quinze dias, a emende ou a complete, indicando com precisão o que deve ser corrigido ou complementado.

C
O pedido deve ser certo, mas são compreendidos no principal os juros legais, a multa contratual, a correção monetária e as verbas de sucumbência, inclusive honorários advocatícios.

D
O pedido deve ser determinado, inexistindo na atual sistemática processual civil a possibilidade de formulação de pedidos genéricos, salvo somente nas ações universais, se o autor não puder individuar os bens demandados.

E
É lícita a cumulação, em um único processo, de vários pedidos contra o mesmo réu, ainda que entre eles não haja conexão, somente se os pedidos forem compatíveis entre si e se o tipo de procedimento for o mesmo.

A compatibilidade entre os pedidos é requisito que somente submete a cumulação própria, não alcançando, por lógica, a cumulação imprópria, que naturalmente congrega pretensões excludentes entre si.


C

Certo


E

Errado

Após o oferecimento de contestação, caso sejam constatadas irregularidades que dificultem o julgamento do mérito, se houver concordância do réu, o juiz, com base no princípio da primazia do mérito, oportunizará ao autor a faculdade de emendar a petição.

C
Certo

E
Errado

Assinale a alternativa que não representa uma das hipóteses de indeferimento da petição inicial:


A

Parte manifestamente ilegítima.


B

Carência de interesse processual.


C

Pedido contrário a enunciado de súmula do Supremo Tribunal Federal.


D

Ausência de pedido ou causa de pedir.

A petição inicial é o ato processual que dá início à Ação e inaugura a marcha processual. Diante de sua importância para o correto desenvolvimento processual, o Código de Processo Civil dispõe sobre requisitos da petição inicial. Entre esses requisitos, a petição inicial deverá indicar os nomes, os prenomes, o estado civil, a existência de união estável, a profissão, o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas ou no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, o endereço eletrônico, o domicílio e a residência do autor e do réu.

Com relação ao enunciado, e à luz das normas processuais vigentes, assinale a alternativa que completa incorretamente a seguinte assertiva:

“Quando a petição inicial deixar de indicar essas informações do autor ou do réu...


A

O juízo, em seu despacho inicial, deverá indeferir a petição inicial por ausência das condições que viabilizem o prosseguimento da ação, ou por apresentar defeitos e irregularidades capazes de dificultar o julgamento de mérito.


B

É possível ao autor requerer que o juízo tome as diligências necessárias para a obtenção dessas informações.


C

A petição inicial não será indeferida se, ainda assim, for possível a citação do réu.


D

A petição inicial não será indeferida se o juízo verificar que a obtenção de tais informações torna impossível ou excessivamente oneroso o acesso à justiça.


E

O juízo determinará que o autor emende ou complete a petição inicial, indicando com precisão o que deve ser corrigido ou completado, no prazo de quinze dias.

O autor da ação poderá alterar o pedido inicial

A
até o saneamento do processo, desde que haja consentimento do réu.

B
até o término da fase postulatória, independentemente do consentimento do réu.

C
a qualquer tempo, sempre subordinado ao consentimento do réu.

D
após a citação do réu e independentemente do seu consentimento, se este for revel.

E
enquanto houver citações pendentes no caso de litisconsórcio passivo, desde que haja o consentimento dos réus já citados.

Credor de obrigação contratual, já vencida e não paga, ajuizou ação em que se limitou a pleitear a declaração da existência de seu direito de crédito.


Ao apreciar a petição inicial, deverá o órgão jurisdicional:


A

indeferi-la, dada a falta de interesse de agir;


B

indeferi-la, dada a impossibilidade jurídica do pedido;


C

indeferi-la, dada a sua inépcia formal;


D

determinar que o autor a emende no prazo legal;


E

proceder ao juízo positivo de admissibilidade da demanda.

Em regra, ao formular a petição inicial, caberá ao autor deduzir pedido determinado. Admite-se, porém, a formulação de pedido genérico, entre outras hipóteses,

A
quando não for possível determinar, desde logo, as consequências do ato ou do fato.

B
nas ações universais, mesmo se o autor puder individuar os bens demandados.

C
quando a determinação do objeto, das partes ou do valor da condenação depender de ato de terceiro.

D
quando a parte autora for hipossuficiente em relação ao réu.

E
quando desconhecido o réu, nas ações fundadas em direito real.

Nos termos do Código de Processo Civil, a petição inicial obrigatoriamente indicará, EXCETO:


A

o juízo a que é dirigida;


B

os nomes, os prenomes, o estado civil, a existência de união estável, a profissão, o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas ou no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, o número da carteira de identidade (RG), o endereço eletrônico, o domicílio e a residência do autor e do réu;


C

o pedido com as suas especificações;


D

a opção do autor pela realização ou não de audiência de conciliação ou de mediação.

O autor, ao ajuizar uma determinada ação perante o Poder Judiciário, deve ter alguns cuidados, que caso não sejam observados, poderão levar ao indeferimento liminar da petição inicial, sendo certo que:


A

não interposto recurso contra a manifestação judicial em comento, o réu será intimado do seu trânsito em julgado.


B

a perempção do pedido formulado é umas das hipóteses de sua ocorrência.


C

o reconhecimento da prescrição pelo juiz da causa configura situação para a sua decretação.


D

o autor deverá agravar de instrumento da decisão em questão.


E

não haverá juízo de retratação no procedimento do recurso interposto contra a manifestação judicial em apreço.

Marina propôs ação de reconhecimento e extinção de união estável em face de Caio, que foi regularmente citado para comparecer à audiência de mediação.


Sobre a audiência de mediação, assinale a afirmativa correta.


A

Se houver interesse de incapaz, o Ministério Público deverá ser intimado a comparecer à audiência de mediação.


B

É faculdade da parte estar acompanhada de advogado ou defensor público à audiência.


C

Em virtude do princípio da unidade da audiência, permitese apenas uma única sessão de mediação que, se restar frustrada sem acordo, deverá ser observado o procedimento comum.


D

É licito que, para a realização de mediação extrajudicial, Marina e Caio peçam a suspensão do processo.

A respeito da petição inicial, no procedimento comum do processo de conhecimento, é correto afirmar que

A
para postular em juízo é necessário que o autor tenha interesse processual e possibilidade jurídica do pedido, como condições da ação.

B
deverá ser indeferida pelo magistrado, por inépcia, quando os defeitos ou as irregularidades capazes de dificultar o julgamento do mérito não forem sanados pelo autor, no prazo de 10 dias.

C
o seu registro ou a sua distribuição torna prevento o juízo.

D
formulado pedido sucessivo e alternativo pelo autor, a escolha do descumprimento da prestação caberá ao devedor.

E
poderá ser formulado pedido genérico pelo autor, se tiver por objeto calcado em prestações sucessivas.
O pedido formulado na petição inicial deve ser certo e determinado, cabendo anotar que

A
são considerados pedidos implícitos os juros legais, a correção monetária e a multa.

B
a interpretação do pedido considerará o princípio dos sistemas de vasos comunicantes da postulação.

C
na ação que tiver por objeto cumprimento de obrigação em prestações conjuntivas, essas serão consideradas incluídas no pedido, independentemente de declaração expressa do autor.

D
é lícito formular mais de um pedido em ordem subsidiária, a fim de que o juiz conheça do posterior, quando não acolher o anterior.

E
é possível formular pedido genérico nas ações reflexivas, se o autor não puder individuar os bens demandados.
   
Gerar simulado