

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Um contribuinte inadimplente de determinado tributo requereu na secretaria de fazenda o pagamento integral do débito, incluindo os juros e multas, em parcelas mensais e iguais, o que foi aceito pelo fisco.
Considerando a situação hipotética apresentada, assinale a opção correta.
O contribuinte requereu moratória, uma vez que incluiu no pagamento os juros e multas.
O instituto tributário a que se refere a questão chama-se moratória, uma vez que a dívida foi parcelada em prestações mensais e iguais.
O contribuinte requereu o instituto denominado parcelamento, uma vez que o débito já está vencido.
O instituto da moratória é aplicado em débitos vencidos ou não.
O parcelamento é causa de extinção do crédito tributário.
A empresa Beta S.A. impetrou mandado de segurança para discussão de certo tributo federal, tendo obtido liminar para suspensão da exigibilidade do crédito respectivo, sem a necessidade de realização de depósito judicial. A segurança foi negada por decisão definitiva transitada em julgado. Dez dias após a publicação da decisão desfavorável, a Receita Federal lavrou auto de infração contra Beta S.A., por falta de recolhimento do tributo discutido, monetariamente corrigido, aplicando-lhe ainda multa pelo não recolhimento. O auto de infração
O contribuinte que, notificado a pagar certo tributo, entender que a cobrança é indevida, deverá, obrigatoriamente, ajuizar um mandado de segurança ao pretender a suspensão da exigibilidade do crédito tributário por decisão judicial.
O contribuinte pode conseguir suspensão da exigibilidade do crédito tributário por medida liminar obtida tanto em mandado de segurança quanto em outras ações.
A concessão de liminar em mandado de segurança interposto contra a Fazenda Pública, nos termos do art. 151, IV do Código Tributário Nacional, suspende a exigibilidade do crédito tributário e isto significa que a Fazenda Pública fica inibida de
iniciar ou de ultimar o procedimento fiscal constitutivo do crédito tributário, até cassação da liminar.
iniciar, tão somente, o procedimento fiscal constitutivo do crédito tributário, até cassação da liminar.
iniciar o procedimento fiscal constitutivo do crédito tributário, se a decisão final for denegatória da segurança.
ultimar o procedimento fiscal constitutivo do crédito tributário, se a decisão final for denegatória da segurança.
apurar multa por infração cometida pelo contribuinte, mas não de constituir o respectivo crédito tributário.
A concessão de parcelamento:
é permitida por ser uma espécie de transação do crédito tributário pela Fazenda Pública;
Não é caso de suspensão da cobrança do imposto sobre circulação de mercadorias a remessa de:
mercadoria destinada a demonstração.
bem adquirido por leilão.
bem para depósito em outro Município.
mercadoria destinada à exposição ao público.
mercadoria destinada à formação de lote de embarque em outro Estado, para exportação.
NÃO é causa de suspensão da exigibilidade do crédito tributário
Se o estado de Minas Gerais conceder moratória individual, quanto ao ICMS devido por Alfredo Mecânica de Automóveis Ltda., considerar-se-á suspensa a exigibilidade do crédito tributário.
Sabe-se que, constituído o crédito tributário regularmente está o sujeito ativo apto a exigir o tributo. Porém, essa exigibilidade fica suspensa em razão de
A anistia, a conversão de depósito em renda e as reclamações que observem os termos das leis reguladoras do processo tributário administrativo acarretam, relativamente ao crédito tributário, respectivamente, sua
Assinale a alternativa incorreta em relação à suspensão do crédito tributário.
O depósito judicial suspende o crédito tributário desde que seja feito no valor cobrado administrativamente pelo Fisco.
Em regra, o parcelamento tributário deverá incluir a multa e os juros de mora, salvo estipulação legal em contrário.
Segundo a atual redação do Código Tributário Nacional é possível que a lei específica conceda parcelamento com requisitos peculiares para empresas em recuperação judicial
Conforme o Código Tributário Nacional, é possível que a União conceda moratória de tributos estaduais, distritais e municipais, sem que tal concessão da União malfira o princípio constitucional da autonomia tributária dos entes federativos, mesmo que não tenha sido concedida em relação aos tributos federais, concomitantemente.
A suspensão do crédito tributário principal não atinge e nem abrange a exigibilidade das obrigações acessórias
A certidão positiva de débitos tributários com efeito de negativa somente poderá ser emitida quando:
houver a denúncia espontânea.
houver exclusão da exigência do crédito tributário.
houver pagamento dos tributos em atraso.
houver suspensão da exigência do crédito tributário.