Questões de Concurso sobre Conselhos Federais

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.752 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

À luz da Resolução CFP n.º 10 /2017, assinale a alternativa que apresenta a modalidade de fiscalização motivada pela inscrição junto ao CRP.


A

diligência


B

averiguação


C

inspeção de pessoa jurídica


D

estratégia


E

análise

Conforme a Resolução CFP n.º 7/2003, assinale a alternativa que apresenta um dos itens do parecer psicológico.


A

descrição da demanda


B

exposição de motivos


C

procedimento


D

finalidade do documento


E

informações sobre as condições do atendimento

Acerca dos serviços psicológicos realizados por meios tecnológicos de comunicação a distância e regulamentados pela Resolução CFP n.º 11/2012, assinale a alternativa correta.


A

Em caso de atendimento psicoterapêutico realizado por meios tecnológicos de comunicação a distância, o sigilo não é relevante.


B

A observância ao Código de ética profissional do psicólogo é relativizada em caso de atendimento psicoterapêutico realizado por meios tecnológicos de comunicação a distância.


C

Em caso de atendimento psicoterapêutico realizado por meios tecnológicos de comunicação a distância em caráter exclusivamente experimental, o participante pesquisado deverá receber remuneração.


D

O atendimento eventual de clientes em trânsito e(ou) de clientes que momentaneamente se encontrem impossibilitados de comparecer ao atendimento presencial é um dos serviços psicológicos reconhecidos que são realizados a distância.


E

O psicólogo não é obrigado a especificar os recursos tecnológicos utilizados para garantir o sigilo das informações nem a esclarecer o cliente sobre isso em caso de serviços psicológicos realizados por meios tecnológicos de comunicação a distância.

Considerando a Resolução n.º 399/1993, que dispõe sobre normas para apuração das faltas e aplicação das sanções do Código de Ética Profissional e dá outras providências, julgue os próximos itens.


I Determinada a instauração do processo ético pelo presidente do Conselho Regional, será a representação ou denúncia autuada com todos os elementos de prova e encaminhados os autos à Comissão de Ética.

II Recebido o processo, a Comissão de Ética, por intermédio de seu coordenador, determinará a citação do acusado na forma prevista neste Regulamento, concedendo o prazo de vinte dias para oferecimento de defesa.

III Não sendo encontrado o acusado ou opondo‐se ele ao recebimento da citação ou dela tomando conhecimento sem oferecer defesa, tornar‐se‐á revel e ser‐lhe‐á nomeado pelo presidente do Conselho Regional defensor dativo, não podendo a indicação recair sobre conselheiro efetivo ou suplente.

IV Ao revel, será sempre assegurado o direito de intervir no processo, podendo discutir atos processuais já praticados e reclamar de sua execução.

V Apresentada a defesa, onde o acusado deverá expor claramente suas razões e indicar as provas que pretende apresentar, a Comissão de Ética designará data para o interrogatório do acusado e mandará intima‐́ lo com a antecedência mínima de dez dias úteis.


A quantidade de itens certos é igual a


A

1.


B

2.


C

3.


D

4.


E

5.

Segundo o art. 5o da Resolução no CFC no 803/96, o Contador, quando perito, assistente técnico, auditor ou árbitro,


A

poderá atender à Fiscalização dos Conselhos Regionais de Contabilidade e Conselho Federal de Contabilidade, no sentido de colocar à disposição destes, sempre que solicitado, papéis de trabalho, relatórios e outros documentos que deram origem e orientaram a execução do seu trabalho, somente se autorizado judicialmente.


B

manterá e defenderá interpretações tendenciosas sobre a matéria que constitui objeto de perícia, mantendo absoluta independência moral e técnica na elaboração do respectivo laudo.


C

expenderá argumentos ou dará a conhecer sua convicção pessoal sobre os direitos de quaisquer das partes interessadas, ou da justiça da causa em que estiver servindo, mantendo seu laudo no âmbito técnico e limitado aos quesitos propostos.


D

deverá recusar sua indicação quando reconheça não se achar capacitado em face da especialização requerida.


E

considerará com parcialidade o pensamento exposto em laudo submetido à sua apreciação.

De acordo com o artigo 11º da Resolução do Conselho Federal de Odontologia de número 118, de 11 de maio de 2012, constitui infração ética, exceto:


A

Exagerar no diagnóstico ou terapêutica.


B

Permitir que o paciente seja desrespeitado.


C

Praticar ou permitir a prática de concorrência leal.


D

Adotar novas técnicas ou materiais que não tenham comprovação científica.

Na Nota Técnica CFP n.º 1/2011 do Conselho Federal de Psicologia (CFP), um dos construtos mais avaliados, a atenção, é descrito. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.


I O tipo de atenção mensurado deve ser informado pelos autores dos testes.

II A atenção pode ser definida como o fenômeno por meio do qual se processa uma quantidade ilimitada de informações.

III A atenção refere‐se à capacidade exercida para representar recursos cognitivos.


Assinale a alternativa correta.


A

Nenhum item está certo.


B

Apenas o item I está certo.


C

Apenas o item II está certo.


D

Apenas o item III está certo.


E

Todos os itens estão certos.

Segundo a Resolução CFP n.º 7/2003, a estrutura mínima de um relatório psicológico é composta pelos seguintes pontos:


A

descrição da demanda; procedimento; resultados; análise qualitativa e quantitativa; e conclusão.


B

identificação; exposição de motivos; descrição da demanda; procedimento; e conclusão.


C

identificação; descrição da demanda; análise; e conclusão.


D

identificação; descrição da demanda; procedimento; análise; e conclusão.


E

descrição da demanda; procedimento; resultados; e análise.

No CFP, a avaliação dos testes psicológicos é realizada pelo(pela)


A

Assembleia de Políticas da Administração e das Finanças (APAF).


B

Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP).


C

Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI).


D

Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social (CNPAS).


E

Secretaria de Orientação e Ética (SOE).

A respeito do Código de Ética dos Empregados Públicos do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, penalidades e proibições, considere as seguintes afirmativas:


1. No cometimento de alguma falta administrativa, como manter sob a sua chefia imediata cônjuge, companheiro ou parente até o terceiro grau civil, a penalidade aplicada é advertência.

2. A aplicação da penalidade de suspensão acarreta o cancelamento automático do valor da remuneração do empregado, durante o período de vigência da suspensão.

3. A penalidade de demissão poderá ser aplicada nos casos de falta grave, como utilizar pessoal ou recursos materiais da repartição em serviços ou atividades particulares.

4. A penalidade de advertência terá seu registro cancelado após o decurso de 5 anos de efetivo exercício.


Assinale a alternativa correta


A

Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras


B

Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.


C

Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras


D

Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.


E

Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.

Assinale a alternativa incorreta.


A

A reincidência na mesma infração determinará a agravação da penalidade que, no caso de multa, aplicar-se-á em dobro.


B

As penas de advertência, censura e de multa serão comunicadas pelo CRECI ao autuado, através de oficio reservado, só se fazendo constar dos assentamentos da pessoa física ou jurídica inscrita, e deverá constar de certidão a menção das penalidades a que se refere o art. 38 da Resolução-COFECI nº 146/82.


C

A denúncia poderá ser apresentada por qualquer pessoa física ou jurídica, inscrita ou não no CRECI, e deverá conter a qualificação e assinatura do denunciante, além de narrar, fundamentadamente, os fatos e circunstâncias tidas como caracterizadores da infração. Com petição escrita, o denunciante poderá juntar documentos ou indicar diligências para a perfeita caracterização da infração. As denúncias somente serão recebidas pelo protocolo do CRECI, quando contenham a assinatura e a qualificação do denunciante.


D

A punibilidade decorrente de ilícito apurado em processo disciplinar prescreve em 05 (cinco) anos contados da data de verificação de sua ocorrência.

A Resolução do COFEN-358/2009 dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem.


Acerca do processo de enfermagem, assinale a alternativa correta.


A

O planejamento ou prescrição de enfermagem constitui-se na etapa de execução dos cuidados previstos para cada situação.


B

A etapa da Avaliação de Enfermagem consiste em realizar ações ou intervenções determinadas na etapa de Planejamento de Enfermagem.


C

O Processo de Enfermagem deve ser realizado, de modo deliberado e sistemático, em apenas ambientes públicos, onde ocorre o cuidado profissional de enfermagem, ficando isentas da necessidade da utilização do processo de enfermagem, as instituições privadas.


D

O Técnico de Enfermagem e o Auxiliar de Enfermagem, em conformidade com o disposto na Lei no 7.498, de 25 de junho de 1986, e no Decreto 94.406, de 8 de junho de 1987, não podem participam de nenhuma etapa da execução do Processo de Enfermagem, privativo do enfermeiro.


E

Quando realizado em instituições prestadoras de serviços ambulatoriais de saúde, domicílios, escolas, associações comunitárias, entre outros locais, o Processo de Saúde de Enfermagem corresponde ao usualmente denominado nesses ambientes como Consulta de Enfermagem.

A Resolução n.º 357, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA, 2005), dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências. O quadro a seguir, para as águas salobras de Classe 1, indica alguns dos parâmetros inorgânicos e suas concentrações máximas.


Parâmetros inorgânicos

Concentração máxima

Alumínio dissolvido

0,1 mg L-1 Aℓ

Fósforo Total

0,124 mg L-1 P

Nitrato

0,40 mg L-1 N

Nitrito

0,07 mg L-1 N

Nitrogênio amoniacal total

0,40 mg L-1 N


Transformando a unidade do nitrato para µM de N-NO3- e do nitrogênio amoniacal total para µM de N-NH4+, as concentrações obtidas para a tabela acima são, respectivamente:


Dado: Massa atômica (g mol-1) N= 14,01; O= 16,00 e H= 1,01.


A

5,6 e 5,6.


B

28,6 e 28,6.


C

2,86 e 2,86.


D

0,56 e 0,56


E

4 e 4.

Acerca da Conceituação, Vinculação e Finalidade dos Conselhos de Medicina Veterinária, na forma do Regulamento do exercício da profissão de médico-veterinário e dos Conselhos de Medicina Veterinária (Decreto 64.704/1969), pode-se afirmar que:


A

os Conselhos de Medicina Veterinário funcionarão com Quadro de Pessoal próprio, regido pelo Estatuto dos Servidores Públicos Federais.


B

o exercício do mandato de membro do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária é considerado como de efetivo exercício no cargo que o titular ocupe no serviço público.


C

os Conselhos Federal e Regionais, de Medicina Veterinária constituem em seu conjunto uma autarquia dotada de personalidade jurídica de direito privada, com autonomia técnica, administrativa e financeira, vinculada ao Ministério do Trabalho e Previdência Social.


D

o exercício financeiro da autarquia divergirá com o ano civil.


E

os Conselhos deverão contar com o concurso de servidores públicos da administração direta ou indireta, colocados a sua disposição na forma da legislação em vigor, mediante requisição dos respectivos Presidentes.

Com base no Enunciado nº. 95 do FONAJE, após o encerramento da Audiência de Instrução, conduzida por Juiz Leigo, deverá ser apresentado o Projeto de Sentença ao Juiz Togado em, no máximo:


A

05 (cinco) dias.


B

10 (dez) dias.


C

15 (quinze) dias.


D

30 (trinta) dias.

A Resolução n. 174/2013, do CNJ, dispõe que o juiz leigo fica subordinado às orientações e ao entendimento jurídico do:


A

Presidente do Conselho Nacional de Justiça.


B

Presidente do Tribunal de Justiça.


C

Presidente da Turma Recursal.


D

Juiz togado.

O Conselho Federal de Psicologia (CFP), em sua “Nota técnica sobre processo transexualizador e demais formas de assistência às pessoas trans”, orienta que o(a)


A

psicólogo não deverá valer-se de pesquisas e estudos culturais na área de gênero e sexualidade.


B

trabalho do psicólogo deve ser restrito ou centralizado no procedimento cirúrgico de transgenitalização.


C

acompanhamento psicológico requerido pelo Ministério da Saúde, quando necessário, deve basear-se no acolhimento e(ou) na escuta e(ou) na avaliação psicológica ao longo de todo o processo transexualizador.


D

assinatura do termo pelo usuário exime o profissional ou o serviço de responsabilidade em relação à sua prática.


E

assistência psicológica deve se orientar por um modelo patologizado ou corretivo da transexualidade e de outras vivências trans.

Consoante dispõe a Resolução CFP n.º 3/2007, assinale a alternativa correta.


A

Seleção profissional é o processo por meio do qual, por intermédio de métodos e técnicas psicológicas, se investigam os interesses, as aptidões e as características de personalidade do consultante, visando proporcionar-lhe condições para a escolha de uma profissão.


B

Método psicológico é o processo por meio do qual, por intermédio de métodos e técnicas psicológicas, se diagnosticam e prognosticam as condições de ajustamento e desempenho da pessoa a um cargo ou atividade profissional, visando a alcançar eficácia organizacional e procurando atender às necessidades comunitárias e sociais.


C

Técnica é o conjunto sistemático de procedimentos orientados para fins de produção ou aplicação de conhecimentos.


D

Diagnóstico psicológico é o processo por meio do qual, por intermédio de métodos e técnicas psicológicas, se analisa e se estuda o comportamento de pessoas, de grupos, de instituições e de comunidades, em sua estrutura e em seu funcionamento, identificando-se as variáveis nele envolvidas.


E

Orientação psicopedagógica é o processo que propicia condições de autorrealização, de convivência e de desempenho para o indivíduo, o grupo, a instituição e a comunidade, mediante métodos psicológicos preventivos, psicoterápicos e de reabilitação.

Conforme o disposto na Resolução CFP n.º 2/2003, assinale a alternativa que apresenta um requisito mínimo e obrigatório para os instrumentos de avaliação psicológica que utilizem questões de múltipla escolha e outros similares, tais como “acerto e erro”, “inventários” e “escalas”.


A

comunicação da avaliação aos requerentes, com prazo para recurso


B

revisar os dados empíricos das propriedades de um teste psicológico, com um intervalo entre um estudo e outro superior a 25 anos


C

apresentação de dados empíricos sobre as propriedades psicométricas dos itens do instrumento


D

apresentação clara somente dos procedimentos de aplicação e correção


E

desconsiderar a perspectiva da integralidade dos fenômenos sociais, multifatoriais, culturais e historicamente construídos

Segundo a Resolução CFP n.º 8/2010, que dispõe sobre a atuação do psicólogo como perito e assistente técnico no Poder Judiciário, assinale a alternativa correta quanto à realização da perícia.


A

A perícia poderá ser realizada em qualquer espaço.


B

O psicólogo perito poderá atuar em equipe multiprofissional, desde que preserve sua especificidade e o limite de intervenção, não se subordinando técnica e profissionalmente a outras áreas.


C

A presença do psicólogo assistente técnico é obrigatória durante a realização dos procedimentos metodológicos que norteiem o atendimento do psicólogo perito e vice-versa.


D

A produção do relatório pelo psicólogo perito apresentará indicativos pertinentes à sua investigação que possam diretamente subsidiar o juiz na solicitação realizada, podendo adentrar nas decisões, que são de atribuição exclusiva dos magistrados.


E

Para desenvolver sua função, o assistente técnico não deverá ouvir pessoas envolvidas nem solicitar documentos em poder das partes, entre outros meios.

   
Gerar simulado