

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
No tocante às gorduras, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – São substâncias inorgânicas de origem animal ou vegetal.
II – São formadas predominantemente de produtos de condensação entre glicerol e ácidos graxos, chamados triacilglicerois.
III – Não são consideradas fontes de energia.
Apenas o item I é verdadeiro.
Apenas o item II é verdadeiro.
Apenas o item III é verdadeiro.
Apenas os itens I e III são verdadeiros.
Todos os itens são verdadeiros.
Os lipídios são moléculas orgânicas formadas a partir da associação entre ácidos graxos e álcool, e são insolúveis em água. Existem os seguintes grupos de lipídios: Glicerídeos – São divididos em sólidos(gorduras) e líquidos(óleos). O que determina se um glicerídeo é gordura ou óleo é o seu ponto de fusão. Assinale a alternativa que apresenta lipídios (s) sólidos ou semissólido (s) em temperatura ambiente.
Ácido Esteárico.
Ácido Oleico e Palmítico.
Ácido Linoleico e Oleico.
Ácidos Esteáricos e Linoleico.
Ácido Palmítico.
No que se refere à estrutura química das gorduras, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – São compostas de carbono, hidrogênio e oxigênio.
II – Diferenciam-se dos carboidratos pela proporção dos nutrientes.
III – Cada molécula de gordura contém glicerol (álcool) combinado com ácidos graxos (ácido).
Apenas o item I é verdadeiro.
Apenas o item II é verdadeiro.
Apenas o item III é verdadeiro.
Apenas os itens I e III são verdadeiros.
Todos os itens são verdadeiros.
Gorduras comestíveis temos a margarina como gordura líquida de origem vegetal, quando hidrogenada toma consistência cremosa e sólida à temperatura ambiente. A Margarina deve ser enriquecida de vitaminas. Marque a alternativa correta:
Vitaminas A e D
Vitaminas D e E
Vitaminas A e B
Vitaminas D e B
Vitaminas A e E
Os triacilgliceróis são uma forma de armazenamento de energia nos organismos muito mais eficiente, por serem menos oxidados que os carboidratos e por exigirem pouca água de solvatação quando armazenados, porque são apolares. Os triacilgliceróis simples são compostos apenas de um tipo de ácido graxo; já os triacilgliceróis misturados são formados por dois ou três tipos de ácidos graxos. Eles são formados a partir da reação conhecida por:
Interesterificação.
Saponificação.
Esterificação.
Neutralização.
Hidrogenação catalítica.
Sobre os lipídeos, analise as afirmativas a seguir.
I. Os ácidos alfa-linolênico, linoleico e oleico são ácidos graxos essenciais.
II. Os triglicerídeos são formados por três moléculas de ácido graxo ligadas a uma molécula de glicerol.
III. A mobilização dos triglicerídeos do tecido adiposo para produção de energia é estimulada por insulina e adrenalina.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
Sobre digestão, absorção e metabolismo dos lipídeos, analise as assertivas abaixo:
I. A digestão química das gorduras efetua-se quase que totalmente no intestino delgado.
II. Na boca, a mastigação divide as gorduras em pequenos pedaços e a insalivação as umedece para que passem ao estômago.
III. No estômago, apenas as gorduras emulsionadas recebem a ação da lipase gástrica. As demais gorduras devem ser emulsionadas pela bile, que é produzida no fígado e armazenada na vesícula biliar.
IV. Sob a ação da lipase pancreática e da lipase entérica, as gorduras, já emulsionadas, decompõe-se em ácido graxo e glicerol e são absorvidas.
Quais estão corretas?
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
I, II, III e IV.
Os ácidos graxos podem ser classificados como saturados (sem duplas ligações entre seus átomos de carbono), mono ou poliinsaturados, de acordo com o número de ligações duplas em sua cadeia. Os ácidos graxos saturados mais frequentemente presentes em nossa alimentação (que variam de 12 a 18 átomos de carbono) são:
láurico, ácido oleico e palmítico.
láurico, mirístico, palmítico e esteárico.
linolênico e linoleico.
palmítico, esteárico e eicosapentaenoico.
láurico e ácido oleico.
A maior parte dos lipídeos ingeridos está sob a forma de triglicerídeos. O restante está como fosfolipídeos e colesterol.
Sobre o processo de digestão e absorção dos lipídeos, é correto afirmar:
A lipase lingual, por estar presente na boca, não é capaz de digerir as gorduras ingeridas.
A lipase gástrica não é capaz de hidrolizar os triglicerídeos de cadeia curta.
Os sais biliares realizam a hidrólise de parte da gordura ingerida.
A lipase pancreática é responsável por digerir a maior parte das gorduras ingeridas.
Analise as afirmativas a seguir:
I. O uso de bombas infusoras na Nutrição Enteral de forma intermitente ou contínua garante a precisão e a segurança na administração dos volumes prescritos, previne intolerâncias gastrointestinais e risco de broncoaspiração secundária ao refluxo gástrico residual e/ou distúrbios do esfíncter esofágico inferior. Seu uso é especialmente indicado para sondas em posição jejunal.
II. As gorduras são um grupo de compostos químicos orgânicos que compreendem os triglicerídeos, fosfolipídios e esteroides. São fontes alternativas de energia para o corpo humano sem relação com a manutenção da temperatura corporal. As gorduras transportam vitaminas lipossolúveis, dão sabor às preparações e sensação de saciedade.
III. As deficiências de vitaminas e minerais, principalmente a anemia, é o problema de nutrição de maior alcance em todo o mundo, embora afete apenas os recém-nascidos, de todas as classes sociais e culturas. São conhecidas como a “fome oculta”, porque muitas vezes não percebemos os sintomas até que eles já sejam graves demais para a saúde da criança.
Marque a alternativa CORRETA:
Nenhuma afirmativa está correta.
Apenas uma afirmativa está correta.
Apenas duas afirmativas estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) O consumo de óleo de palma ou de alimentos contendo grande quantidade desse óleo não é recomendado para indivíduos com dislipidemia.
( ) A relação do consumo de manteiga e colesterolemia é controversa, porém, se o consumo for moderado e dentro das recomendações de gordura saturada, a manteiga poderá fazer parte da dieta.
( ) Recomenda-se óleo de coco para o tratamento de hipercolesterolemia.
( ) Para crianças maiores de dois anos e adolescentes com perfil lipídico alterado, a ingestão de gorduras deve se manter entre 25% e 35% para manutenção de ganho de peso e para crescimento normal. A recomendação de ácidos graxos saturados deve, nesses casos, ser 7% do VET.
( ) O óleo de palma apresenta grande resistência à oxidação em razão do elevado teor de ácidos graxos saturados, especialmente de ácido mirístico.
V – V – F – V – F.
V – V – V – F – F.
F – V – V – V – V.
F – V – F – V – F.
V – F – V – F – V.
Os triglicerídeos de cadeia média (TCM) são:
Ácidos graxos insaturados de cadeia entre 6 a 12 carbonos.
Ácidos graxos saturados de cadeia entre 12 a 24 carbonos
Ácidos graxos saturados de cadeia entre 6 a 12 carbonos.
Ácidos graxos insaturados de cadeia entre 12 a 24 carbonos.
Sobre a gordura saturada, é INCORRETO afirmar que:
Está presente em alimentos de origem animal, é sólida à temperatura ambiente.
Aumentam o risco de dislipidemias como também de doenças cardíacas.
As principais fontes são alimentos de origem animal (manteiga, banha, toucinho e carnes e seus derivados, leite e laticínios integrais), embora alguns óleos vegetais sejam ricos nesse tipo de gordura (óleo de coco).
É recomendável que o total de energia da alimentação fornecido pelas gorduras saturadas seja menor do que 30%.
Em relação à estrutura dos lipídeos, é correto afirmar:
o ácido alfa-linolênico e o ácido eicosapentaenoico são ácidos graxos poli-insaturados ômega-3.
os ácidos graxos são considerados saturados quando contiverem duas ou mais duplas ligações entre os carbonos das moléculas.
os ácidos graxos trans são produzidos a partir da hidrogenação de ácidos graxos saturados.
a maioria dos ácidos graxos presentes nos alimentos apresenta a forma cis, sendo o ácido graxo elaídico o monoinsaturado mais comum.
as gorduras que apresentam maiores concentrações de ácidos graxos monoinsaturados e polinsaturados são geralmente sólidas à temperatura ambiente.
Relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.
1. Ácidos graxos trans.
2. Gorduras poli-insaturadas.
3. Gorduras saturadas.
4. Ácidos graxos ômega 3.
( ) Seu consumo é associado à mortalidade por doença coronariana, principalmente quando o consumo de outras gorduras essenciais é baixo.
( ) Devem ser excluídos da dieta por aumentarem a concentração plasmática de LDL-c e induzirem intensa lesão aterosclerótica.
( ) Estudos clínicos mostram que sua suplementação pode diminuir os níveis de triglicérides.
( ) Estão associadas à diminuição de colesterol e LDL-c, como também estão relacionadas à diminuição de eventos e morte cardiovasculares.
1 – 4 – 2 – 3.
2 – 3 – 4 – 1.
3 – 1 – 4 – 2.
1 – 3 – 2 – 4.
3 – 1 – 2 – 1.
Considerando o processo de digestão e absorção dos lipídeos, assinale a alternativa correta.
A entrada de lipídeos no intestino delgado estimula a liberação de hormônios gastrointestinais como o CCK, que é responsável por estimular secreções biliares e pancreáticas.
A emulsificação dos lipídeos no intestino delgado é seguida por sua digestão, principalmente pela lipase gástrica, que forma ácidos graxos e monoglicerídeos.
Triglicerídeos de cadeia têm ácidos graxos com comprimento de 12 a 20 carbonos e são clinicamente importantes para indivíduos com alteração na secreção biliar necessária para o metabolismo e o transporte de lipídeos.
A bile é uma secreção produzida e armazenada na vesícula biliar, composta por ácidos biliares, pigmentos da bile, sais inorgânicos, colesterol e lecitina.
Dentro do enterócito, os ácidos graxos e monoglicerídeos são reagrupados em fosfolipídeos e incorporados em quilomícrons.
Os lipídios são de grande importância na indústria alimentícia, já que são fonte majoritária de energia na dieta e afetam diretamente os valores nutricionais, o gosto e a textura dos alimentos. Na área alimentícia, os lipídios são usados em óleos de cozinha, margarinas, manteigas, maioneses, cremes e outros produtos. Para estas aplicações, três processos são fundamentais:
a homogeneização, a esterilização e o fracionamento.
a hidrogenação, o fracionamento e a interesterificação.
a oxidação, a hidrogenação e a adição de corante.
a uniformidade, a adição de corante e a oxidação.
a hidrogenação, a esterilização e a interesterificação.
Os ácidos graxos trans são sintetizados no processo de hidrogenação dos óleos vegetais. Analise as assertivas abaixo acerca da gordura trans:
I. O seu consumo aumenta o LDL-c e reduz o HDL-c.
II. Essas gorduras estão indicadas no tratamento da dislipidemia, pois não contêm colesterol.
III. Seu consumo promove a redução dos triglicérides plasmáticos pela diminuição da síntese hepática de VLDL.
IV. A substituição dos ácidos graxos saturados por ácidos graxos trans na dieta reduz o colesterol total.
V. A principal fonte dietética de ácidos graxos trans é a gordura vegetal hidrogenada.
Quais estão corretas?
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e V.
Apenas I, II e III.
I, II, III, IV e V.
De acordo com a Atualização da Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose (Sociedade Brasileira de Cardiologia, 2017), as dislipidemias podem ser classificadas de acordo com a fração lipídica, sendo correto afirmar que
é considerado HDL-c baixo quando há redução do HDL-c (homens < 40 mg/dL) isolada ou em associação ao aumento de LDL-c ou de triglicérides (TG).
a hipercolesterolemia isolada ocorre quando há aumento isolado do LDL-c (LDL-c ≥ 130 mg/dL).
a hipertrigliceridemia isolada ocorre quando há aumento isolado dos triglicérides em jejum (TG ≥ 130 mg/dL).
a hiperlipidemia mista ocorre quando há aumento do LDL-c (LDL-c ≥ 150 mg/dL) e dos TG em jejum (TG ≥ 130 mg/dL).
é considerado HDL-c baixo quando há redução do HDL-c (mulheres < 60 mg/dL) isolada ou em associação ao aumento de LDL-c ou de TG.
Esteatorreia é um sintoma em que ocorre a formação de fezes gordurosas, volumosas, acinzentadas ou claras, que normalmente são malcheirosas e flutuam na água. Podem ocorrer devido à má digestão e absorção de lipídeos. Uma das condições que pode levar a esse quadro é
a elevação da fosfolipase A2 pancreática, gerando ácidos graxos.
a secreção aumentada de bile que aumenta a emulsificação da gordura.
o aumento na formação de micelas promovendo a solubilização de lipídeos.
um quadro de pancreatite crônica em que ocorre uma deficiência de lipase pancreática.
o aumento na secreção de amilase pancreática promovendo má absorção de lipídeos.