

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
As crianças têm direito de ser criadas e educadas no seio de suas famílias. O Estatuto da Criança e do Adolescente reafirma que a família é a primeira instituição social responsável pela efetivação dos direitos básicos das crianças. Cabe, portanto, às instituições estabelecerem um diálogo aberto com as famílias, considerando-as como parceiras e interlocutoras no processo educativo infantil.
Nesse sentido, é INCORRETO afirmar que
cada família e suas crianças são portadoras de um vasto repertório que se constitui em material rico e farto para o exercício do diálogo, aprendizagem com a diferença, a não discriminação e as atitudes não preconceituosas.
compreender o que acontece com as famílias, entender seus valores ligados a procedimentos disciplinares, a hábitos de higiene, a formas de se relacionar com as pessoas etc. pode auxiliar a construção conjunta de ações.
as instituições de educação devem servir de apoio real e efetivo às crianças e suas famílias, respondendo às suas demandas e necessidades, para evitar conflitos e mal entendidos.
evitar julgamentos moralistas, pessoais ou vinculados a preconceitos é condição para o estabelecimento de uma base para o diálogo.
é preciso combinar formas de comunicação para trocas específicas de informações por exemplo, o uso de medicamentos, que precisam ser dados em doses precisas, de acordo com receita do médico, ou eventos ligados à saúde e alimentação da criança.
Em relação à apropriação da linguagem matemática, as crianças, na educação infantil, precisam dominar alguns conceitos, EXCETO:
Utilizar contagem oral, notações numéricas e os registros não convencionais nas brincadeiras, em situações em que isso se faça necessário.
Comparar escritas numéricas, memorizando algumas regularidades.
Identificar como o número é representado na sociedade, em diferentes contextos como placas de carro, telefones, etiquetas de preços etc.
Marcar o tempo utilizando calendário (dia, semana, mês, ano).
Descrever e representar pequenos percursos e trajetos, considerando pontos de referência.
De acordo com a Resolução nº 4/2010, a escola de qualidade social adota como centralidade:
O estudante e a aprendizagem.
A escola e o meio social.
O professor e a prática escolar.
A política escolar e o estudante.
A sociedade e a política.
A escola de Educação Básica é o espaço em que se ressignifica e se recria a cultura herdada, reconstruindo-se as identidades culturais, em que se aprende a valorizar as raízes próprias das diferentes regiões do País.
Essa concepção de escola exige a(o):
desconstrução da ideia de currículo.
superação do rito escolar.
manutenção do improviso para garantir sua multidimensionalidade.
redução do papel socioeducativo atribuído ao conjunto orgânico da Educação Básica.
fim de privilégios, trocas, acolhimento e aconchego, finalizando subjetividades.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96, dispõe sobre a finalidade da Educação Infantil. Avalie, com base nos artigos 29 e 30, se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V):
✓ A Educação Infantil se constitui na primeira etapa da Educação Básica.
✓ A Educação Infantil será oferecida a partir dos 3 anos nas escolas das redes públicas municipal, estadual ou federal.
✓ Entre os aspectos observados nas crianças até seis anos de idade, estão os aspectos físico, o psicológico, o intelectual e o moral, complementando a ação da família.
✓ A Educação Infantil deverá somente ser oferecida em creches comunitárias.
✓ A Educação Infantil será oferecida em creches ( até 3 anos de idade) e pré-escolas (de 4 a 5 anos).
As afirmativas são respectivamente:
V – F – F – F – V.
F – F – V – V – V.
V – F – V – F – V.
F – F – F – V – V.
F – V – F – F – V.
No Brasil, na medida em que movimentos de surdos consolidaram aspectos referentesà cidadania, a Língua de Sinais ganhou espaço na sociedade por meio de Leis vigentes, tais como a Lei Nº 10.436/2002 e Decreto Nº 5.626/2005, que por deficiência auditiva manifesta-se Perda Moderada quando:
71 – 90 dB; facilmente detectada – não há reação adequada aos sons ambientais.
26 – 40 dB; geralmente a perda não é notada.
41 – 70; apresenta alterações articulatórias, pois não percebe os sons com clareza;
acima de 90 dB; só responde auditivamente a bombas, trovão, avião, etc.
41 – 70 dB; em alguns casos indica-se a cirurgia de implante coclear
Dados do IBGE revelam que 6,2% da população brasileira tem algum tipo de deficiência. A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) considerou quatro tipos de deficiências: auditiva, visual, física e intelectual. Os dados revelam ainda que 6,2% da população brasileira tem algum tipo de deficiência. Quais são os fundamentos legais dos que defendem a inclusão escolar das pessoas com deficiências? O direito à educação, o direito de frequentar a escola comum (junto com os ditos “normais”), o direito a aprender nos “limites” das próprias possibilidades e capacidades são decorrentes do direito primordial à convivência, até porque é na convivência com seres humanos – “normais” ou diferentes – que o ser humano mais aprende.
Documento que legaliza esses direitos.
LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
Estatuto da Criança e do Adolescente.
Nova Escola para aprender a ler, escrever e contar.
Política Nacional de Educação Especial.
Em relação à importância do apoio pedagógico como um direito assegurado ao aluno na LDB, pode-se afirmar que são considerados professores capacitados para atuar em classes comuns com alunos que apresentam necessidades especiais aqueles que comprovem que, em sua formação, foram incluídos conteúdos ou disciplinas sobre educação especial e desenvolvidas competências para:
1. perceber as necessidades educacionais especiais dos alunos.
2. manter inalterada a ação pedagógica nas diferentes áreas de conhecimento.
3. avaliar continuamente a eficácia do processo educativo.
4. Atuar em equipe, inclusive com professores especializados em educação especial.
Está correto apenas o que se afirma em:
1, 2 e 4.
1,3 e 4.
1 e 3.
2,3 e 4.
1, 2 e 3.
Sobre a parte diversificada que enriquece e complementa a base nacional comum leia as afirmativas.
l. A parte diversificada pode ser organizada em temas gerais, na forma de eixos temáticos, selecionados colegiadamente pelos sistemas educativos ou pela unidade escolar.
ll. A LDB inclui o estudo de, pelo menos, uma língua estrangeira moderna na parte diversificada, cabendo sua escolha à comunidade escolar, dentro das possibilidades da escola, que deve considerar o atendimento das características locais, regionais, nacionais e transnacionais, tendo em vista as demandas do mundo do trabalho e da internacionalização de toda ordem de relações.
Ill. A língua espanhola, por força da Lei n º 11.161 /
Está(ão) correta(s) somente a(s) afirmativa(s):
l.
ll.
l e lll.
ll e lll.
l e ll.
Com a finalidade de subsidiar o educador, tanto para a confecção de planejamentos quanto para sua intervenção direta no processo de ensino e aprendizagem, os PCNs da área de Ciências Naturais abordam algumas orientações didáticas. Considerando tais orientações, associe as duas colunas, relacionando as estratégias às suas respectivas descrições:
1. Problematização
2. Busca de informações em fontes variadas
3. Sistematização de conhecimentos
4. Projetos
( ) Ao final das investigações sobre o tema, recuperam-se os aspectos fundamentais dos fechamentos parciais, produzindo-se, então, a síntese final.
( ) O professor poderá promover a desestabilização dos conhecimentos prévios, criando situações em que se estabeleçam os conflitos necessários para a aprendizagem
( ) É uma estratégia de trabalho em equipe que favorece a articulação entre os diferentes conteúdos da área de Ciências Naturais e desses com os de outras áreas do conhecimento, na solução de um dado problema.
( ) Permite ao aluno obter informações para a elaboração de suas ideias e atitudes, contribui para o desenvolvimento de autonomia com relação à obtenção do conhecimento.
A sequência CORRETA dessa associação é:
3, 2, 1, 4
1, 3, 2, 4
4, 1, 2, 3
3, 1, 4, 2
2, 1, 4, 3
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (2013), no que concerne à avaliação, os projetos político-pedagógicos das escolas e os regimentos escolares deverão:
I. Prever a possibilidade de aceleração de estudos para os alunos com atraso escolar.
II. Assegurar tempos e espaços de reposição de conteúdos curriculares ao longo do ano letivo aos alunos com frequência insuficiente, evitando, sempre que possível, a retenção por faltas.
III. Disciplinar os tempos e os espaços de recuperação, de preferência após o término do período letivo.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
I, II e III.
A lei é rigorosa com a frequência. É imprescindível o controle rigoroso sobre a frequência. Lembre-se que o sucesso escolar depende também da permanência do aluno na escola. A aprendizagem exige disciplina e sistematização. Além disso, alguns programas sociais do governo têm a frequência escolar como parâmetro para a concessão de benefícios.
(baseado no CNE 05/97).
O porcentual mínimo de frequência obrigatória para o aluno sobre o total da carga horária letiva é de:
25%.
30%
50%.
75%.
80%.
No período de 1969 e 1979, o Brasil observou a ascensão do esporte à razão de Estado e a inclusão do binômio Educação Física/Esporte na planificação estratégica do governo militar. A Educação Física passa a ser tratada enfaticamente com base nos seus pressupostos biológicos o que implicou mudanças na legislação. O Decreto Federal n. 69.450/71, estabeleceu padrões de referência para orientação das normas regimentais e adequação curricular.
De acordo com o decreto e suas implicações para a educação física escolar naquele período, verifique as alternativas a seguir.
I. Quanto à sequência e distribuição semanal, três sessões no ensino primário e no médio e duas sessões no ensino superior. Sendo permitido a concentração de atividades em um só dia ou em dias consecutivos.
II. Quanto ao tempo disponível para cada sessão, 50 min, não incluídos o período destinado a preparação dos alunos para as atividades.
III. Quanto à composição das turmas, 50 alunos em turma mista, preferencialmente selecionados por nível de aptidão física.
Está(ão) correta(s):
Apenas I
Apenas II
Apenas III
Apenas II e III
Todas
É correto afirmar, que os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de:
assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas;
velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente;
prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento;
elaborar e executar sua proposta pedagógica;
Todas as alternativas estão corretas
De acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, considera(m)-se “[...] ______________________: produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social” (BRASIL, 2015, p.1-2).
A alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto acima é
acessibilidade
tecnologia assistiva
apoio técnico escolar
adaptações razoáveis
O Programa Mais Educação visa fomentar, por meio de sensibilização, incentivo e apoio, projetos ou ações de articulação de políticas sociais e implementação de ações socioeducativas oferecidas gratuitamente a crianças, adolescentes e jovens, e que considerem as seguintes orientações:
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Apenas as afirmativas 5, 6 e 7.
Apenas as afirmativas 3, 4, 5 e 7.
Apenas as afirmativas 1, 2, 3, 4, 5 e 6.
As afirmativas 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7.
Apenas as afirmativas 1, 2, 3, 4, 6 e 7.
A concepção de avaliação dos Parâmetros Curriculares Nacionais vai além da visão tradicional, que focaliza o controle externo do aluno mediante notas ou conceitos, para ser compreendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional. Acerca da concepção de “avaliação” dos PCNs, julgue os itens a seguir colocando V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas:
( ) A avaliação subsidia o professor com elementos para uma reflexão contínua sobre a sua prática, sobre a criação de novos instrumentos de trabalho e a retomada de aspectos que devem ser revistos, ajustados ou reconhecidos como adequados para o processo de aprendizagem individual ou de todo grupo.
( ) Para o aluno, é o instrumento de tomada de consciência de suas conquistas, dificuldades e possibilidades para reorganização de seu investimento na tarefa de aprender
( ) Acontece descontínua e asistematicamente por meio da interpretação qualitativa do conhecimento construído pelo aluno.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo
VVV
FFF
FVF
VFV
VVF
A Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. Em relação ao capítulo IV dessa Lei, Do Direito à Educação, leia as seguintes sentenças:
I) Incumbe ao poder público assegurar, acompanhar e avaliar o aprimoramento dos sistemas educacionais, visando a garantir condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem, por meio da oferta de serviços e de recursos de acessibilidade.
II) Nos processos seletivos para ingresso e permanência nos cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior e de educação profissional e tecnológica, públicas e privadas, não deve ser adotado dilação de tempo, para o candidato com deficiência, tanto na realização de exame para seleção quanto nas atividades acadêmicas.
III) Cabe ao poder público assegurar projeto pedagógico que institucionalize o atendimento educacional especializado, assim como os demais serviços e adaptações razoáveis, para atender às características dos estudantes com deficiência.
IV) A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurando sistema educacional inclusivo na educação básica, excluído o ensino superior, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.
V) Compete ao poder público assegurar, acompanhar e avaliar a inclusão em conteúdos curriculares, em cursos de nível superior e de educação profissional técnica e tecnológica, de temas relacionados à pessoa com deficiência nos respectivos campos de conhecimento.
Assinale a alternativa que apresenta somente as sentenças CORRETAS.
I, III e V
I, II e III
III e IV
II e VI
I, II e V