

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Qual alternativa NÃO apresenta uma possível consequência da visão sistêmica das organizações?
Contribui para o processo de tomada de decisão.
Possibilita amplo conhecimento.
Aplica padrões de projeto ao desenvolvimento de software.
Corrige falhas e evita imprevistos.
A metodologia SWOT é utilizada para identificar os pontos fortes e fracos, as oportunidades e as ameaças de determinado processo quando comparado a processos concorrentes.
Certo
Errado
Uma das características básicas dos indicadores chave de desempenho (key performance indicators - KPI) é que sua representação pode ser financeira, apresentada em qualquer moeda previamente acordada.
Certo
Errado
A elaboração de diferentes cenários no planejamento estratégico permite a criação de estratégias para lidar com possíveis situações no futuro. A esse respeito, assinale a alternativa correspondente à ferramenta que possui como objetivo a realização da análise de cenários internos e externos no contexto organizacional.
ROCE
EVA
ORM
PESTEL
COBIT
O Gerenciamento de Mudanças contribui para o sucesso no planejamento e na execução de projetos na organização, minimizando o impacto sobre os serviços e os usuários.
Certo
Errado
O mapa estratégico auxilia o Balanced Scorecard na rotina de execução dos processos de curto prazo, mas mantendo o foco na visão de longo prazo. Assim, para garantir que toda a estratégia do Planejamento Estratégico seja seguida, é necessário conhecer quatro conceitos.
I. Define o que a empresa deseja alcançar em cada perspectiva estratégica.
II. Indica o desempenho de qualidade da empresa, referente a cada item a ser alcançado.
III. Indica o nível de performance esperado que se deve atingir, em função dos padrões de desempenho e qualidade.
IV. Estabelece as ações e intervenções que devem ser tomadas para se chegar aos níveis de desempenho previstos e esperados.
Os conceitos em I, II, III e IV são denominados, respectivamente:
Indicadores, Metas, Iniciativas e Objetivos
Metas, Iniciativas, Objetivos e Indicadores
Iniciativas, Objetivos, Indicadores e Metas
Objetivos, Indicadores, Metas e Iniciativas
O termo Balanced Scorecard pode ser definido como uma metodologia de gestão, considerando que auxi l ia na mensuração do progresso dos colaboradores e da empresa, em relação às metas organizacionais de longo prazo. É vista como uma poderosa ferramenta para Gestão Empresarial, alinhando quatro perspectivas, das quais duas são caracterizadas a seguir.
I. Os gestores conseguem demonstrar se a execução das estratégias está contribuindo para a melhoria dos principais resultados da empresa como lucro líquido, retorno sobre o investimento, criação de valor econômico e geração de caixa.
II. Os gestores conseguem identificar os pontos críticos de operação, devendo a empresa atuar com mais vigor para alcançar o nível de excelência nos métodos de produção, ações e decisões no âmbito da organização, tendo como objetivos estratégicos obter vantagem competitiva direcionada a redução e gestão de custos ou à diferenciação de produtos.
As abordagens em I e II são conhecidas como perspectivas:
Financeira e de Processos Internos
Estratégica e de Processos Internos
Financeira e de Aprendizado e Crescimento
Estratégica e de Aprendizado e Crescimento
A ferramenta 5W2H é composta por sete campos em que devem constar algumas informações, entre elas, encontram-se:
I- ação ou atividade que deve ser executada (what),
II- justificativa dos motivos pelos quais determinada ação será executada (why);
III- definição de quem será (serão) o(s) responsável(eis) pela execução do que foi planejado (who);
IV- líder da equipe que comandará o plano de ação e coordenará os responsáveis (how).
Estão corretos apenas os itens:
l e II.
l e III.
l, II e III.
l, II e IV.
Juliana, regularmente, verifica se os procedimentos foram claramente entendidos e se estão sendo corretamente executados pelas pessoas que trabalham em sua equipe. Para Juliana, esta verificação deve ser continua e realizada através do monitoramento dos índices de qualidade e produtividade estabelecidos para a área. Este compromisso da gestora, que garante mais qualidade ao trabalho realizado, faz parte de qual etapa do Ciclo PDCA?
Planejar.
Executar.
Controlar.
Agir corretivamente.
O framework BSC (Balanced Scorecard) envolve a criação de medições para quatro perspectivas estratégicas. Uma delas engloba a medição da disponibilidade de informações críticas em tempo real, necessárias para os empregados da linha de frente. Essa medição está contida em qual perspectiva estratégica?
Financeira
Diagnóstico
Processos internos de negócio
Cliente
Aprendizado e crescimento
Um dos instrumentos oferecidos pela Tecnologia da Informação para a guarda e melhor gestão de documentos nas organizações, recebe o nome de
Padronização dos Processos.
Gerenciamento Compartilhado em Nuvem.
Guarda Compartilhada de Documentação.
Gestão Eletrônica de Documentos.
Fluxo de Trabalho Simplificado.
O ciclo PDCA é um método de gestão em que todo o trabalho para que as metas estabelecidas possam ser atingidas é realizado manualmente pelos administradores das empresas. Com isso, não há necessidade alguma do emprego de ferramentas analíticas utilizadas em outros métodos, uma vez que o ciclo PDCA é totalmente incompatível com tais ferramentas.
Certo
Errado
No clico PDCA, o estabelecimento das metas e dos métodos para se alcançar as metas propostas faz parte da etapa execução.
Certo
Errado
Suponha que um Analista do Tribunal Regional Federal da 4a Região – TRF4 esteja atuando na gestão da melhoria contínua de serviços. A fim de executar uma gestão que garanta o sucesso, a manutenção e a evolução positiva das melhorias conquistadas, ele vem realizando periodicamente uma atividade que deve ser praticada constantemente na ITIL v3. Essa atividade, que aborda o estudo e meios de prevenção das ameaças e oportunidades externas, bem como a verificação de medidas corretivas possíveis dos pontos fortes e fracos internos do Tribunal, é conhecida como
gestão de tendência.
abordagem custo/benefício.
gestão de impacto no negócio.
análise SWOT.
análise AIFC.
Diversos fatores são necessários para se realizar uma gestão eficiente e inteligente em uma empresa. Com base nisso, suponha uma empresa que deseje adotar uma ferramenta que seja focada em priorizar tarefas. Considerando que tal ferramenta deve ser de fácil uso e de baixo custo financeiro, assinale a alternativa que apresenta o recurso mais indicado nesse caso
Matriz SWOT
Matriz GUT
Contratação de um profissional especializado
Balanced scorecard
Matriz HCG
O conceito de Balanced Scorecard (BSC) pode ser definido como um modelo de gestão estratégica que auxilia a mensuração dos progressos das empresas rumo às suas metas de longo prazo, a partir da tradução da estratégia em objetivos, indicadores, metas e iniciativas estratégicas. O Balanced Scorecard usa o conceito de 4 perspectivas estratégicas que devem ser devidamente definidas e, posteriormente, mensuradas e acompanhadas. Além dos PROCESSOS INTERNOS, as demais perspectivas são:
aprendizado, planejamento e financeira
mercado, aprendizado e planejamento
planejamento, financeira e mercado
financeira, mercado e aprendizado
No que diz respeito à Gestão de Tecnologia da Informação, os processos de gestão contêm quatro domínios, de acordo com as áreas de responsabilidade, e oferecem cobertura ponta a ponta de TI, sendo dois deles caracterizados a seguir:
I. diz respeito à identificação de como a TI pode contribuir melhor com os objetivos de negócio. Esses processos estão relacionados com a estratégia e táticas de TI, arquitetura corporativa, inovação e gerenciamento de portfólio, orçamento, qualidade, riscos e segurança.
II. diz respeito à estratégia de TI concreta, identificando os requisitos para a TI e gerenciando o programa de investimentos em TI e projetos associados. Este domínio endereça o gerenciamento da disponibilidade e capacidade.
Esses domínios I/II são conhecidos, respectivamente, como:
monitorar, avaliar e medir / alinhar, planejar e organizar
alinhar, planejar e organizar / construir, adquirir e implementar
construir, adquirir e implementar / entregar, servir e suportar
entregar, servir e suportar / monitorar, avaliar e medir
Um gerente de tecnologia da informação, tem como objetivo.
I. Gerenciar as atividades da área de informática.
II. Desenvolvimento e desintegração de sistemas.
III. Gerir a equipe de TI.
IV. Garantir a segurança da informação.
Estão corretas, respectivamente, de cima para baixo, as assertivas:
I, II, III e IV
I, II e III, apenas
I e III, apenas
I, III e IV, apenas
I e IV, apenas
O Guia PMBOK 5 apresenta técnicas para identificação de riscos que podem afetar o projeto. Uma das técnicas apresentadas examina o projeto do ponto de vista de suas forças e fraquezas, oportunidades e ameaças, com o objetivo de aumentar a abrangência de identificação dos riscos, incluindo os riscos gerados internamente.
O texto acima refere-se a
revisão de documentação.
coleta de informações.
análise de listas de verificação.
análise de premissas.
SWOT.
Fatores Críticos de Sucesso (FCS) são áreas de uma organização que têm contribuição significativa e determinante para o seu sucesso. Analise as afirmativas abaixo referentes à Administração de Informática (AI) e seus FCS.
I. O apoio da alta gerência, representado por sua participação tanto no planejamento de Informática como em sua administração, é considerado um FCS.
II. A estrutura organizacional é considerada um FCS, ou seja, é necessário o estabelecimento de uma estrutura organizacional bem definida em nível de responsabilidades, atribuições, canais de comunicação e participação ativa de todos os níveis.
III. A aquisição, assimilação, disseminação e utilização de novas tecnologias é considerado um FCS.
IV. O controle do desempenho e qualidade dos produtos e atividades da Informática de uma organização é considerado um FCS.
Assinale a alternativa CORRETA.
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.