

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
É obrigatório o repasse da União para estados, DF e municípios dos percentuais dos impostos previstos como transferências tributárias constitucionais.
Assinale a opção falsa, a respeito da aplicação de recursos públicos mediante transferência voluntária.
Quando o convênio ou contrato de repasse tiver vigência plurianual, os valores programados para os exercícios subseqüentes devem ser registrados em conta contábil própria.
As contrapartidas financeiras devem ser depositadas na conta específi ca do convênio, em conformidade com o cronograma estabelecido.
Nas rescisões antecipadas dos convênios, os saldos remanescentes de recursos serão transferidos à entidade sucessora para conclusão do objeto avençado.
Caso a entidade concedente não disponha de infra- -estrutura para controlar a execução do convênio, a transferência dos recursos para a realização de obra deverá ser realizada mediante contrato de repasse.
A celebração de convênios com entidades privadas sem fins lucrativos poderá ser precedida de chamamento público.
As transferências de recursos às entidades supervisionadas obedecem a limites de saques autorizados para a unidade orçamentária à qual os créditos são atribuídos, mesmo nos casos de receitas vinculadas ou com destinação legal específica. Por outro lado, os dispêndios estão condicionados à arrecadação e ao recolhimento das receitas correspondentes.
As aposentadorias e pensões constituem transferências correntes, por não exigirem contrapartida ao Estado por ocasião de seu recebimento pelos beneficiários.
Assinale a opção correta em relação ao controle da transferência de recursos mediante convênios.
Na entidade concedente, a classificação da despesa ocorre somente após a apresentação da prestação de contas por parte do convenente.
É realizado controle contábil de recursos a liberar.
A não prestação de contas enseja a imediata contabilização do montante liberado como crédito da entidade.
O montante de recursos liberados é registrado em conta do disponível como créditos da entidade junto ao convenente.
A contabilização da despesa de transferência é o único registro contábil que se faz dessa modalidade de transferência.
A transferência de capital realizada mediante expressa autorização em lei especial, para atender a cooperação financeira da União com entidade privada sem fins lucrativos, é classificada como uma transferência de capital do tipo contribuição.
Nos termos da IN 01/97, da STN, a entidade privada convenente, de caráter particular, não integrante da Administração Pública deverá, na execução das despesas com recursos recebidos em transferência adotar
os termos da Lei Federal nº 8.666/93
os critérios da entidade que procede à transferência.
os seus próprios critérios de contratação.
regras estabelecidas por seus órgãos diretivos.
procedimentos análogos aos estabelecidos pela Lei Federal nº 8.666/93.
Nos termos da IN 01/97, da STN, os recursos transferidos pela União a Estado federado, enquanto não empregados na sua finalidade, serão obrigatoriamente aplicados, quando a previsão de seu uso for igual ou superior a um mês
em operação de mercado aberto lastreada em título da dívida pública federal.
em fundo de aplicação financeira de instituição financeira oficial.
em caderneta de poupança de instituição financeira oficial.
em conta corrente remunerada de instituição financeira oficial.
em títulos da dívida pública federal.
Nos termos da IN 01/97, da STN, a hipótese de transferência de capital derivada de lei orçamentária que se destina a atender ônus ou encargo assumido pela União e que somente será concedida a entidade sem finalidade lucrativa, denomina-se
auxílio.
subvenção social.
contribuição.
donativo.
dotação social.
Nos termos da IN 01/97, da STN, não é vedada a inclusão nos convênios de cláusula que preveja ou permita a
realização de despesa a título de taxa de administração.
realização de despesas em data anterior à sua vigência.
atribuição de efeitos financeiros retroativos.
transferência de recursos para escolas de atendimento pré-escolar vinculadas a associações de servidores.
realização de despesas com taxas bancárias, com multas, juros ou correção monetária, inclusive referentes a pagamentos fora do prazo.
As transferências tributárias constitucionais referem-se a
contribuições sociais e econômicas.
contribuições de melhoria.
impostos e taxas.
taxas, apenas.
impostos, apenas.
Para que o governo federal conceda transferência voluntária de recursos, destinando-a a fazer face à necessidade de pagamento de pessoal, em caso de um município que esteja com déficit fiscal de tal montante que não tenha condições de pagar a remuneração dos servidores, é necessária autorização por meio de lei complementar.
No acordo descrito, é correto afirmar que a transferência de recursos financeiros feita pela União não caracteriza auxílio, mas contribuição.
Nos países em que a organização é federativa, e não unitária, a autonomia dos governos estaduais estabelece desafios na execução da política fiscal. Neste sentido, pode-se afirmar que
as competências tributárias devem concentrar-se no âmbito federal, para melhor coordenação das políticas econômicas
as transferências federais vinculadas asseguram o cumprimento dos objetivos gerais definidos pelo governo central e a maior eficiência na utilização dos recursos
as transferências negociadas devem ser restritas, para minimizar o arbítrio e a falta de critérios nas relações entre as diferentes esferas de governo
a partilha dos recursos arrecadados pela esfera federal não devem ter como finalidade contemplar as disparidades regionais da renda per capita
as transferências incondicionais estimulam o esforço próprio de arrecadação dos governos estaduais