

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O processo licitatório é obrigatório no Poder Público. Para isso, seguem-se os seguintes passos: Edital, Habilitação, Julgamento e Finalização. Assim, o INCISO XXXIII, do Artigo 7º da CF de 1988 aborda determinados aspectos do seguinte passo obrigatório:
Julgamento.
Pregão.
Edital.
Finalização.
Habilitação.
Leia as assertivas I a IV e depois assinale a alternativa correta, considerando o que está estabelecido pela Constituição Federal:
I. A fusão de Municípios depende de lei estadual, bem como de consulta às populações dos Municípios envolvidos, mediante a realização de referendo popular.
II. Em caso de necessidade de investimento público de caráter urgente, a União e os Estados poderão instituir empréstimos compulsórios.
III. É vedada a criação de mais de uma organização sindical, em qualquer grau, representativa de categoria econômica, na mesma base territorial, que será definida pelos trabalhadores interessados, não podendo ser inferior à área de um Município.
IV. É permitido o trabalho de adolescentes na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos de idade.
Assinale a alternativa correta:
Apenas a assertiva III é verdadeira.
Apenas a assertiva IV é verdadeira.
Apenas as assertivas III e IV são verdadeiras.
As assertivas I, II, III e IV, são verdadeiras.
Nos termos da Constituição da República Federativa do Brasil/1988, marque “V” para a(s) assertiva(s) verdadeira(s) e “F” para a(s) falsa(s) e, ao final, responda o que se pede.
( ) São direitos dos trabalhadores urbanos garantia de salário, nunca inferior ao mínimo, salvo para os que percebem remuneração variável.
( ) São direitos dos trabalhadores jornada de oito horas para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento, independente de negociação coletiva.
( ) São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social, relação de emprego protegida contra despedida arbitrária ou sem justa causa, nos termos de lei complementar, que preverá indenização compensatória, dentre outros direitos.
( ) É livre a associação profissional ou sindical, observado, dentre outros, o seguinte: a lei não poderá exigir autorização do Estado para a fundação de sindicato, ressalvado o registro no órgão competente, vedadas ao Poder Público a interferência e a intervenção na organização sindical.
( ) É proibida a participação dos sindicatos nas negociações coletivas de trabalho.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de respostas, na ordem de cima para baixo.
( ) V, V, F, F, V.
( ) F, F, F, V, F.
( ) V, V, V, F, V.
( ) F, F, V, V, F.
Leia as assertivas abaixo:
I. Segundo o art. 6º da Constituição Federal são direitos sociais: a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância e a assistência aos desamparados.
II. É direito do trabalhador rural e urbano um salário mínimo fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender s suas necessidades vitais básicas e as de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim.
III. É também direito do trabalhador décimo terceiro com base na remuneração integral ou no valor da aposentadoria.
Sobre elas podemos afirmar que:
Somente as assertivas I e II são verdadeiras.
Todas são verdadeiras.
Somente as assertivas II e III são verdadeiras.
As assertivas I e III são falsas.
De acordo com a Constituição Federal, relativo aos direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social, assinalar a alternativa INCORRETA:
Proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de 16 anos e de qualquer trabalho a menores de 14 anos, salvo na condição de aprendiz.
Adicional de remuneração para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei.
Repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos.
Redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança.
No rol dos direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social, consta da Constituição Federal de 1988:
duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta horas semanais.
repouso semanal remunerado, preferencialmente aos sábados.
remuneração do trabalho noturno superior à do diurno.
licença-paternidade com duração de 120 (cento e vinte) dias.
seguro-desemprego em caso de desemprego voluntário ou involuntário.
De acordo com o artigo 7o da Constituição Federal, são direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:
relação de emprego protegida contra despedida arbitrária ou com justa causa, nos termos de lei complementar, que preverá indenização compensatória, dentre outros direitos.
seguro-desemprego, em caso de desemprego voluntário.
salário-mínimo, fixado em lei complementar, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim.
seguro contra acidentes de trabalho, a cargo do empregador, sem excluir a indenização a que este está obrigado, quando incorrer em dolo ou culpa.
assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 6 (seis) anos de idade em creches e pré-escolas.
A Constituição Federal de 1988 proíbe expressamente a diferença de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil.
Certo
Errado
Ainda, segundo a Constituição Federal de 1988, leia as afirmativas a seguir atribuindo "V" para as verdadeiras ou "F" para as falsas e, após, assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses de cima para baixo.
( ) Erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais, constitui um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil;
( ) A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelo princípios, além de outros, da autodeterminação dos povos, não-intervenção e repúdio ao terrorismo e ao racismo;
( ) Segundo o Art. 5º da Constituição Federal todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente;
( ) São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social a participação nos lucros, ou resultados, desvinculada da remuneração, e, excepcionalmente, participação na gestão da empresa, conforme definido em lei.
F - V - V - V.
V - V - V - V.
V - F - V - F.
F - V - F - F.
Assinale a alternativa que apresenta dois Direitos constitucionais dos trabalhadores
Seguro-desemprego, em caso de desemprego voluntário; remuneração do trabalho diurno superior à do noturno.
Gozo de férias anuais remuneradas com, pelo menos, um terço a mais do que o salário normal; décimo terceiro salário com base na remuneração integral ou no valor da aposentadoria
Garantia de salário, nunca inferior ao mínimo, exceto para os que percebem remuneração variável; salário-família pago em razão do dependente do trabalhador, na forma da lei e independentemente de sua renda.
Repouso semanal remunerado, preferencialmente aos sábados; remuneração do serviço extraordinário superior, no mínimo, em vinte por cento à do normal.
Licença à gestante, sem prejuízo do emprego e do salário, com a duração de, no mínimo, cento e oitenta dias; assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 7 (sete) anos de idade em creches e pré-escolas.
Assinale a alternativa que apresenta um Direito Constitucional dos Trabalhadores.
Irredutibilidade do salário, em qualquer situação.
Garantia de salário, nunca inferior ao mínimo, exceto para os que percebem remuneração variável.
Salário família pago em razão do dependente do trabalhador, independentemente da renda
Repouso semanal remunerado, exclusivamente aos domingos.
Ação, quanto aos créditos resultantes das relações de trabalho, com prazo prescricional de cinco anos para os trabalhadores urbano e rurais, até o limite de dois anos após a extinção do contrato de trabalho.
Não constitui direito dos trabalhadores domésticos previsto na Constituição Federal de 1988
seguro-desemprego.
reconhecimento das convenções e acordos coletivos de trabalho.
seguro contra acidentes de trabalho.
redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança.
adicional de insalubridade.
Quanto aos direitos dos trabalhadores urbanos e rurais é correto afirmar que a:
Remuneração do trabalho diurno superior à do noturno.
Remuneração do serviço extraordinário superior, no mínimo, em cinquenta por cento à do normal.
Gozo de férias anuais remuneradas com, pelo menos, um quarto a mais do que o salário normal.
Jornada de oito horas para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento.
Considera-se direito dos trabalhadores urbanos e rurais, nos termos da Constituição Federal:
assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 5 anos de idade em creches e pré-escolas.
remuneração do serviço extraordinário superior, no máximo, em cinquenta por cento à do normal.
aviso prévio proporcional tendo como base o valor do vencimento básico.
repouso semanal remunerado aos domingos.
irredutibilidade do salário, exceto o que dispuser o contrato de trabalho
Com base na Constituição da República Federativa do Brasil, Capítulo II dos Direitos Sociais, Artigo 7º: analise a seguir os direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social.
I. Redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança.
II. Adicional de remuneração para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei.
III. Seguro contra acidentes de trabalho, a cargo do trabalhador, sem excluir a indenização, a cargo do empregador, que está obrigado, quando incorrer em dolo ou culpa.
IV. Proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de 16 (dezesseis) e de qualquer trabalho a menores de 14 (quatorze) anos.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
III – IV.
I – III.
II – IV.
I – II.
II – III.
São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, previstos expressamente na Constituição Federal, EXCETO
fundo de garantia do tempo de serviço.
remuneração do trabalho noturno superior à do diurno.
aposentadoria.
remuneração do serviço extraordinário superior, no mínimo, em vinte por cento à do normal.
proteção em face da automação, na forma da lei.
A Constituição Federal aponta alguns dos direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social. Qual alternativa apresenta informação INCORRETA sobre esses direitos?
Garantia de salário, nunca inferior ao mínimo, para os que percebem remuneração variável.
Décimo terceiro salário com base na remuneração integral ou no valor da aposentadoria.
Remuneração do trabalho noturno superior à do diurno.
Proteção do salário na forma da lei, constituindo crime sua retenção culposa.
Repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos.
No tocante ao artigo 7, da Constituição da República Federativa do Brasil, são considerados direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:
a irredutibilidade do salário garantida ao trabalhador rural e urbano, mesmo se houver disposição contrária em convenção ou em acordo coletivo.
o aviso prévio proporcional ao tempo de serviço deverá ser de no máximo 30 dias.
a licença à gestante, sem prejuízo do emprego e do salário, terá duração de cento e oitenta dias.
a relação de emprego não será protegida contra despedida arbitrária ou sem justa causa, nos termos de lei complementar.
o décimo terceiro salário tem como base a remuneração integral ou no valor da aposentadoria.
Acerca da Emenda Constitucional nº 53, de 19 de dezembro de 2006, assinale a afirmativa que indica a alteração do Art. 7º Constituição Federal, que trata dos direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social.
Reconhecimento das convenções e acordos coletivos de trabalho.
Redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança.
Adicional de remuneração para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei.
Assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até cinco anos de idade em creches e pré-escolas.
Assinale a alternativa que esteja em DESACORDO com a Constituição Federal de 1988:
A República Federativa do Brasil tem como objetivo fundamental, promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
Ação, quanto aos créditos resultantes das relações de trabalho, com prazo prescricional de cinco anos para os trabalhadores urbanos e rurais, até o limite de dois anos após a extinção do contrato de trabalho, são direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social.
A autonomia gerencial, orçamentária e financeira dos órgãos e entidades da administração direta e indireta poderá ser ampliada mediante contrato, a ser firmado entre seus administradores e o poder público, que tenha por objeto a fixação de metas de desempenho para o órgão ou entidade, cabendo à lei dispor sobre: o prazo de duração do contrato; os controles e critérios de avaliação de desempenho, direitos, obrigações e responsabilidade dos dirigentes; a remuneração do pessoal.
Compete privativamente ao Presidente da República, nomear, após aprovação pelo Congresso Nacional, os Ministros do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores, os Governadores de Territórios, o Procurador-Geral da República, o presidente e os diretores do banco central e outros servidores, quando determinado em lei.
O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria.