

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Segundo a Lei de Ação Popular:
Para instruir a inicial, o cidadão poderá requerer certidões e informações que julgar necessárias, devendo estas serem fornecidas pelos órgãos e entidades públicas no prazo de dez dias.
A prova da cidadania, para ingresso em juízo, será feita com o documento de identificação, ou com documento que a ele corresponda.
Consideram-se também patrimônio público os bens e direitos de valor estético.
Para a conceituação dos casos de nulidades, o vício de forma fica caracterizado quando o ato não se incluir nas atribuições legais do agente que o praticou.
O art. 35 da Lei n.º 4.320/1964, ao estabelecer que pertencem ao exercício financeiro as despesas nele legalmente empenhadas, está aplicando qual regime?
Regime de caixa.
Regime de adiantamento.
Regime misto.
Regime de competência.
De acordo com a lei 4.320/1964, entende-se por _______________ a diferença positiva entre o ativo financeiro e o passivo financeiro, conjugando-se, ainda, os saldos dos créditos adicionais transferidos e as operações de credito a eles vinculadas.
Marque a alternativa que preenche de forma correta a lacuna acima.
crédito extraordinário
excesso de arrecadação
superávit financeiro
déficit primário
“As entidades inclusive de previdência social ou investidas de delegação para arrecadação de contribuições para fiscais da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal terão seus orçamentos aprovados por decreto do Poder Executivo, salvo se disposição legal expressa determinar que o sejam pelo Poder Legislativo.”
O trecho acima é uma definição de:
Departamentos e Secretarias.
Paraestatais ou Secretarias.
Autarquias ou paraestatais.
Secretarias ou Autarquias.
Segundo a Lei nº 4.717, de 29 de junho de 1965 – Regula a Ação Popular, em seu “Art. 1º [...] § 1º – Consideram-se patrimônio público para os fins referidos neste artigo, os bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico”. O Código Civil – Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002, dispõe que “Art. 98. São públicos os bens do domínio nacional pertencentes às pessoas jurídicas de direito público interno; todos os outros são particulares, seja qual for a pessoa a que pertencerem. Art. 99. São bens públicos: I. os de uso comum do povo [...] II. os de uso especial [...] III. os dominicais [...] Parágrafo único. Não dispondo a lei em contrário, consideram-se dominicais os bens pertencentes às pessoas jurídicas de direito público a que se tenha dado estrutura de direito privado”. Considerando a classificação feita pelo Código Civil em relação aos bens públicos, analise as afirmativas a seguir.
I. ______________: utilização para fins econômicos por meio de investimentos como reservas de moeda estrangeira ou exploração de atividade econômica, como exploração de minérios; ou, podem estar ociosos, como terras e imóveis sem destinação específica.
II. ______________: utilização corrente de toda comunidade, como praças, estradas, ruas, plataforma continental, ilhas fluviais e oceânicas, obras de arte.
III. ______________: utilização para o cumprimento das funções públicas, como repartições estatais, móveis e materiais necessários ao desempenho da função estatal.
Assinale a alternativa que evidencia os tipos de bens que completam correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.
Bens de uso comum / Bens de uso especial / Bens dominicais
Bens de uso especial / Bens de uso comum / Bens dominicais
Bens dominicais / Bens de uso especial / Bens de uso comum
Bens dominicais / Bens de uso comum / Bens de uso especial
Assinale a alternativa que contêm (exclusivamente) os tipos de receitas classificadas no § 4º do artigo 11, capitulo 1 da Lei 4.320/64.
Receita tributária, de contribuições, de venda de ações, agropecuária.
Receita tributária, de venda de ações, patrimonial, da conversão;
Receita tributária, de dividendos, patrimonial, em espécie;
Receita tributária, de Operações de crédito, de contribuições, patrimonial, de bens e direitos;
Receita tributária, outras receitas correntes, outras receitas de capital, Transferência de Capital.
De acordo com a Lei nº 4.320/64, em seu art. 41, os créditos adicionais destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica são chamados de:
Suplementares.
Especiais.
Extraordinários.
Superavitários.
Sobre Lei nº 4.320/1964 - Normas Gerais de Direito Financeiro, analisar a sentença abaixo:
Tributo é a receita derivada instituída pelas entidades de direito público, compreendendo os impostos, as taxas e as contribuições nos termos da constituição e das leis vigentes em matéria financeira, destinando-se o seu produto ao custeio de atividades gerais ou específicas exercidas por essas entidades (1ª parte). Fundamentalmente e nos limites das possibilidades financeiras, a concessão de subvenções sociais visará à prestação de serviços essenciais de assistência social, médica e educacional, sempre que a suplementação de recursos de origem privada aplicados a esses objetivos revelar-se mais econômica (2ª parte).
A sentença está:
Totalmente correta.
Correta somente em sua 1ª parte.
Correta somente em sua 2ª parte.
Totalmente incorreta.
As dotações destinadas a aquisição de imóveis, ou de bens de capital já em utilização; a aquisição de títulos representativos do capital de empresas ou entidades de qualquer espécie, já constituídas, quando a operação não importe aumento do capital; e a constituição ou aumento do capital de entidades ou empresas que visem objetivos comerciais ou financeiros, inclusive operações bancárias ou de seguros, serão classificadas, segundo a Lei nº 4.320/64. Em relação a essas dotações, assinale a alternativa correta.
Transferências Financeiras
Inversões Financeiras
Subvenções econômicas
Inversões Patrimoniais
Assinale a alternativa que não corresponde ao especificado no rol do art. 33, da lei 4.320/64, a respeito da elaboração da lei do orçamento. Onde diz que não se admitirão emendas ao projeto de lei de Orçamento que visem a:
Alterar a dotação solicitada para despesa de custeio, salvo quando provada, nesse ponto a inexatidão da proposta;
Conceder dotação superior aos quantitativos previamente fixados em resolução do Poder Judiciário para concessão de auxílios e subvenções.
conceder dotação para o início de obra cujo projeto não esteja aprovado pelos órgãos competentes;
conceder dotação para instalação ou funcionamento de serviço que não esteja anteriormente criado;
conceder dotação superior aos quantitativos previamente fixados em resolução do Poder Legislativo para concessão de auxílios e subvenções.
Segundo o Art. 11, da lei 4.320/64: A receita é classificada nas seguintes categorias econômicas: Receitas Correntes e Receitas de Capital. Assinale a 7 alternativa que contem somente Receitas de Capital.
Operações de crédito, de contribuições, patrimonial, agropecuária;
Operações de crédito, alienação de bens, patrimonial, da conversão;
Operações de crédito, de contribuições, alienação de Bens, em espécie;
Operações de crédito, de contribuições, patrimonial, alienação de bens;
Operações de crédito, Amortização de empréstimos, transferência de capital, alienação de bens.
Considerando-se a classificação da despesa pública, conforme estabelecida pela Lei no 4.320/64, as dotações para investimentos ou inversões financeiras que outras pessoas de direito público ou privado devam realizar, independentemente de contraprestação direta em bens ou serviços, constituindo essas transferências auxílios ou contribuições, segundo derivem diretamente da Lei de Orçamento ou de lei especialmente anterior, bem como as dotações para amortização da dívida pública são
subvenções sociais.
subvenções econômicas.
despesas de custeio.
transferências correntes.
transferências de capital.
Os Conselhos Regionais de Medicina são associações civis sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira.
Certo
Errado
Referende a elaboração da Lei de Orçamento, no Art. 32 da lei 4.320/64 diz que se não receber a proposta orçamentária no prazo fixado nas Constituições ou nas Leis Orgânicas dos Municípios, o Poder Legislativo considerará como proposta:
Média da Lei aprovada nos dois anos anteriores.
O que foi Aprovado no PPA.
A Lei de Orçamento vigente.
A Lei aprovada no Legislativo Federal.
A lei aprovada no superávit financeiro apurado em balanço patrimonial do exercício anterior.
Nos termos do Art. 101 da Lei n.º 4.320/1964, os resultados gerais do exercício dos entes públicos são comprovados pelos seguintes demonstrativos, EXCETO
Balanço patrimonial.
Demonstração dos fluxos de caixa.
Demonstração das variações patrimoniais.
Balanço orçamentário.
De acordo com a Lei Federal no 4.320/64, fundos especiais são constituídos
pelo produto de receitas especificadas que por lei se vinculam à realização de determinados objetivos ou serviços, facultada a adoção de normas peculiares de aplicação.
pelas dotações atribuídas às diversas unidades orçamentárias que poderão, quando expressamente determinado na Constituição Federal ser movimentadas por órgãos centrais de administração pública geral.
pelos créditos suplementares e especiais autorizados e abertos por lei federal.
pela diferença positiva entre o ativo financeiro e o passivo financeiro, conjugando-se, ainda, os saldos dos créditos adicionais transferidos e as operações de crédito a eles vinculadas.
pelas receitas de capital provenientes da realização de recursos financeiros oriundos de constituição de dívidas, da conversão, em espécie, de bens e direitos e dos recursos recebidos de outras pessoas de direito público, destinados a atender despesas extraordinárias das pessoas políticas.
De acordo com o disposto na lei 4.320/1964, assinale a alternativa que NÃO apresenta uma receita de capital.
Taxas
Amortização de empréstimos
Alienação de bens
Operações de crédito
A Lei nº. 4024, de Diretrizes e Bases da Educação, de 21 de dezembro de 1961, ampliou bastante a participação das Ciências no currículo escolar, que passaram a figurar desde o 1º ano do então curso ginasial. No curso colegial, houve também substancial aumento da carga horária de Física, Química e Biologia. Esse acontecimento reforçou:
A ideologia desenvolvimentista visando o aperfeiçoamento do sistema industrial e econômico capitalista.
A ideia de que para que o Brasil tomasse o rumo do desenvolvimento, dependia, em boa parte, de uma escola secundária em que os cursos das Ciências identificassem e incentivassem jovens talentos a seguir carreiras científicas.
O objetivo do trabalho em Ciências, que era desenvolver a racionalidade, a capacidade de fazer observações controladas, preparar e analisar estatísticas e respeitar a exigência de replicabilidade dos experimentos.
A crença de que essas disciplinas exerceriam a “função” de desenvolver o espírito crítico através do exercício do “método científico”.
O art. 22 da lei 4.320/64, diz que nas tabelas explicativas, das quais, além das estimativas de receita e despesa, constarão, em colunas distintas e para fins de comparação os seguintes itens, exceto:
A receita arrecadada nos três últimos exercícios anteriores àquele em que se elaborou a proposta;
A receita prevista para o exercício em que se elabora a proposta;
A receita prevista nos três últimos exercícios anteriores àquele em que se elaborou a proposta;
A despesa realizada no exercício imediatamente anterior;
A despesa fixada para o exercício em que se elabora a proposta.
Sobre a Lei 4.375/1964, que disciplina o Serviço Militar obrigatório, assinale a opção correta.
A obrigação para com o Serviço Militar, em tempo de paz, começa no 1° dia de janeiro do ano em que o cidadão completar 18 (dezoito) anos de idade e subsistirá até 31 de dezembro do ano em que completar 45 (quarenta e cinco) anos.
Em qualquer época, poderão somente os brasileiros que tenham prestado Serviço Militar obrigatório ser objeto de convocação de emergência. em condições determinadas pelo Presidente da República, para evitar a perturbação da ordem ou para sua manutenção ou, ainda, em caso de calamidade pública.
Será permitida a prestação do Serviço Militar como voluntário, a partir dos 16 (dezesseis) anos de idade, para os homens.
As mulheres ficam isentas do Serviço Militar em tempo de guerra e, de acordo com suas aptidões, sujeitas aos encargos do interesse da mobilização.
A contagem de tempo de Serviço Militar terá início no dia da convocação.