

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A Secretaria de Inspeção de Produto Animal (SIPA) regulamentou os cortes de carne bovina a partir da Portaria nº 5, de 8 de novembro de 1988. Faz parte do quarto dianteiro do boi, exceto:
Acém
Músculo
Cupim
Fraldinha
Os cortes de carne bovina possuem praticamente o mesmo valor nutritivo. Na verdade, o que existe são formas corretas de preparação específica para cada corte. Assim, a seguinte associação está correta:
acém – churrasco.
chã de dentro - sopa.
patinho - bife rolê.
alcatra - sopa.
músculo – estrogonofe.
Sobre as carnes, é correto afirmar-se-se que
nas carnes que contêm muito tecido conjuntivo (peixes e aves), devem-se utilizar temperaturas mais altas, na faixa de 80°C e 90°C.
as carnes são fontes de proteína de baixo valor biológico, por isso precisam vir acompanhadas de uma leguminosa.
o calor seco pode ser usado em cortes de carne mais macias, como alcatra, lagarto e peito de frango.
as carnes são importantes fontes de cálcio presentes nas moléculas de mioglobina.
para cortes de carne que contém pouco colágeno (paleta, acém e fraldinha), recomenda-se utilizar calor seco para o preparo.
O corte da carne picada deve obedecer a um mesmo padrão de tamanho e formato, para uma boa apresentação e cocção uniforme. Qual é o corte que deve apresentar cubos de, aproximadamente, 4 cm?
Goulash.
Iscas.
Picadinho.
Brochette.
Escalope.
Para o consumo de qualquer parte das aves, a temperatura de cocção no interior do alimento deverá atingir pelo menos:
80º C por 3 minutos.
70º C por 2 minutos.
65º C por 3 minutos.
50º C por 4 minutos.
45º C por 3 minutos.
Para o preparo de 300 porções de bifes em uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), com o per capita de 200g, tendo o fator de correção de 1,3, a quantidade de carne a ser comprada é de
50kg.
57kg.
65kg.
73kg.
78kg.
Uma carne submetida a cocção apresenta uma perda de 25%. Logo, para um porcionamento de 150 g e um fator de correção 1,25, o per capita liquido e bruto serão, respectivamente:
225 e 265 g
190 e 220 g
200 e 250 g
300 e 320 g
160 e 180 g
Sobre a técnica dietética do processo de utilização e preparo de carnes, assinale a alternativa INCORRETA.
A cocção rápida em temperatura alta determina o endurecimento da carne pela retração bruscai das fibras musculares e do tecido conjuntivo.
A gordura das carnes melhora o sabor, a suculência e a maciez da carne, reduz o tempo de cocção e diminui as perdas de sucos por evaporação.
O processo de congelamento rápido diminui a destruição celular das carnes, porém toda carne congelada é mais vulnerável à contaminação depois do degelo.
Para cortes de carne com baixo teor colágeno, deve-se utilizar calor úmido no momento do preparo.
A vinha d'alhos é um processo de amaciamento por ação enzimática onde a carne é mantida em temperos e vinagre ou vinho por um período anterior à cocção.
Como todos os cortes de carne bovina, praticamente, possuem o mesmo valor nutritivo, o nutricionista deve, na verdade, seguir as formas corretas de preparação específica para cada corte.
Sobre isso, correlacione a coluna da direita à esquerda.
1. Acém
2. Chã de dentro
3. Alcatra
4. Músculo
5. Patinho
( ) sopa
( ) bife de chapa
( ) bife rolê
( ) ensopado
( ) estrogonofe
Assinale a opção que apresenta a relação correta, de cima para baixo.
2 – 4 – 3 – 1 – 5
4 – 3 – 5 – 1 – 2
1 – 3 – 4 – 2 – 5
3 – 5 – 1 – 4 – 2
5 – 1 – 2 – 3 – 4
Segundo a portaria CVS-6/99, a técnica correta para dessalgue de carnes salgadas deve ser realizada por
imersão em água, no máximo a 10°C, trocada a cada 4 horas ou por fervura.
imersão em água, no máximo a 10°C, trocada a cada 2 horas ou por fervura.
imersão em água, no máximo a 21°C, trocada a cada 4 horas ou em água em temperatura ambiente.
imersão em água, no máximo a 21°C, trocada a cada 4 horas ou em água sob refrigeraçã
Assinale a opção que indica cortes magros de carne bovina.
Lagarto, alcatra e músculo.
Picanha, acém e pescoço.
Contrafilé, fraldinha e pá.
Paleta, filé de costela e capa de filé.
Ponta de agulha, coxão duro e fraldinha.
O dessalgue é uma etapa em que as carnes salgadas são submetidas à retirada do sal. Uma condição segura para desenvolver esse procedimento é:
imersão da carne em água a, no máximo, 27 ºC, com trocas repetidas da água.
colocação da carne em processo de fervura.
manutenção da carne em água corrente por até 30 minutos.
manutenção da carne em água com concentração salina inferior.
Em relação às carnes, é CORRETO afirmar:
O estado de maturação não influi sobre a consistência da carne, pois o glicogênio encontrado no músculo continua se desdobrando.
Os objetivos da cocção da carne são: destruir germes patogênicos, coagular as proteínas, abrandar o tecido conjuntivo e desenvolver um sabor agradável.
A carne possui baixos teores de água.
O tecido adiposo das carnes é constituído somente de gorduras e água.
Analise as afirmativas abaixo, no que diz respeito à carne bovina.
I. A cocção rápida de carne bovina em temperatura alta determina o amaciamento pela retração brusca das fibras musculares e do tecido conjuntivo.
II. A cocção prolongada da carne bovina transforma o colágeno em gelatina e desintegra o tecido conjuntivo em geral, libertando e abrandando as fibras musculares.
III. A carne submetida à cocção em meio úmido perde grande parte das proteínas (mioalbumina e fibroalbumina), cerca de 20%.
Das afirmativas apresentadas, está(ão) correta(s) somente
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
A inclusão de fonte protéica na alimentação é condição sine qua non para equilíbrio nutricional da dieta. No entanto, a avaliação biológica dessa proteína é obtida
somando-se as calorias do metabolismo basal, ação dinâmica específica e atividade física.
calculando-se a quantidade em gramas oferecida por essa proteína total no cardápio.
dividindo-se o peso bruto do alimento pelo peso líquido obtido após a cocção.
pelo percentual fornecido da proteína líquida em relação ao valor calórico total da dieta.
dividindo-se o peso da alimento reidratado pelo peso do alimento seco.
No cozimento de uma peça de lagarto, obter-se-á boa inativação microbiana se o interior da peça atingir temperatura de
120°C.
60°C.
70°C.
80°C.
100°C.
Para o preparo de 700 porções de bifes com o per capita líquido de 200g, foram comprados 140 kg de alcatra, que resultaram num peso líquido de 120 kg. O percentual de rendimento obtido foi de
74%.
78%.
82%.
86%.
90%.
I. O amaciamento da carne pode ser realizado em vinha d%u2019alhos;
II. O fatiamento da carne para bifes deve ser no sentido transversal à fibra;
III. As peças de carne devem ser assadas sem as gorduras que as cobrem, para ficarem mais saborosas e suculentas.
Está correto o contido em
I, apenas.
I e II, apenas
III, apenas
I, II e III.