

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O Projeto Integrador do Ensino Médio visa a problematizar temas de fundamental importância na área do curso, como forma de descontextualizar o ambiente real de trabalho e articular as disciplinas, indo em direção à interdisciplinaridade.
Certo
Errado
Na BNCC, o processo investigativo deve ser entendido como elemento central na formação dos estudantes, em um sentido mais amplo, e cujo desenvolvimento deve ser atrelado a situações didáticas planejadas ao longo de toda a educação básica, de modo a possibilitar aos alunos revisitar de forma reflexiva seus conhecimentos e sua compreensão acerca do mundo em que vivem. Sendo assim, o ensino de Ciências deve promover situações nas quais os alunos possam solucionar tendo por base alguns critérios, dentre eles:
Relacione as colunas abaixo:
Coluna 1:
1. Definição de Problemas.
2. Levantamento, análise e representação.
3. Comunicação.
4. Intervenção.
Coluna 2:
( ) Desenvolver ações de intervenção para melhorar a qualidade de vida individual, coletiva e socioambiental.
( ) Analisar demandas, delinear problemas e planejar investigações.
( ) Participar de discussões de caráter científico com colegas, professores, familiares e comunidade em geral.
( ) Selecionar e construir argumentos com base em evidências, modelos e/ou conhecimentos científicos.
Assinale a sequência CORRETA
3, 2, 1, 4
2, 3, 4, 1
4, 1, 2, 3
4, 2, 3, 1
4, 1, 3, 2
Considerando Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e alterações posteriores, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, assinale a alternativa incorreta:
É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos 6 (seis) anos de idade.
É assegurado atendimento educacional, durante o período de internação, ao aluno da educação básica internado para tratamento de saúde em regime hospitalar ou domiciliar.
Os Municípios incumbir-se-ão de promover ambiente escolar seguro, adotando estratégias de prevenção e enfrentamento ao uso ou dependência de drogas.
A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social.
O Art. 28 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1990 e suas atualizações) determina que os sistemas de ensino, ao ofertarem a educação básica para a população rural, realizarão as adaptações necessárias à sua adequação às peculiaridades da vida rural e de cada região, entre elas a organização escolar própria, incluindo adequação do calendário escolar:
às festividades regionais e nacionais
à dificuldade de mobilidade dos estudantes
aos dias de funcionamento da biblioteca pública local
às fases do ciclo agrícola e às condições climáticas
Nos termos da Lei 9394/96 que dispõe sobre as diretrizes e bases da educação, o ensino fundamental obrigatório com duração de ___________, gratuito na escola pública, iniciando-se aos _________ de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão.
10 anos; 05 anos
09 anos; 06 anos
12 anos; 03 anos
10 anos; 06 anos
Segundo a LDB- Lei de Diretrizes e bases da educação, a UNIÃO incumbir-se-á de:
Assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio a todos que o demandarem.
Oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas.
Prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento na unidade escolar.
Elaborar o Plano Nacional de Educação, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.
Sobre a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, analise as afirmativas relacionadas a seguir.
I. Devem ser garantidas, por parte do poder privado em geral e das empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais – Libras – como meio de comunicação subjetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil.
II. As instituições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos de assistência à saúde devem garantir atendimento e tratamento adequado aos portadores de deficiência auditiva, de acordo com as normas legais em vigor.
III. O Sistema Educacional Federal e os Sistemas Educacionais Estaduais, Municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão, nos cursos de formação de Educação Inclusiva, de Fonoaudiologia e Letras, somente em seu nível superior, do ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, conforme legislação vigente.
IV. A Língua Brasileira de Sinais – Libras – não poderá substituir a modalidade escrita da Língua Portuguesa.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
I – II.
II – III.
III – IV.
I - IV.
II – IV.
Analise o texto abaixo:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), sendo um dos documentos oficiais da Educação no Brasil, orientam as ................................. e ............................... de ensino de línguas no país, nele encontramos algumas das justificativas para a orientação quanto ao trabalho com os gêneros discursivos.
Os gêneros discursivos trabalhados em sala de aula, pelos professores de línguas, podem auxiliar seus alunos a desenvolverem diversas ...................... linguísticas.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
práticas • métodos • produções
práticas • habilidades • produções
práticas • estratégias • habilidades
produções • métodos • habilidades
teorias • estratégias • habilidades
Sobre a oferta de atendimento educacional especializado, é correto afirmar que ocorra:
substituindo o horário das aulas da classe regular em que o aluno esteja matriculado
somente nas atividades práticas escolares que demandem a presença do segundo professor
durante as aulas dos componentes curriculares selecionados pela coordenação pedagógica
em todo o processo de escolarização e relacionado à proposta pedagógica do ensino comum
Segundo a legislação educacional brasileira, os sistemas de ensino deverão assegurar aos alunos com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades ou superdotação:
atendimento educacional especializado somente na educação infantil
profissional intérprete de Libras preferencialmente no ensino fundamental
acesso e permanência somente nas classes especiais das escolas regulares
currículos, métodos e recursos didáticos específicos para atender as suas necessidades
O percurso educacional do sujeito surdo é marcado por preconceitos, conflitos, frustações, mas também por conquistas. Dessa forma, é correto afirmar que no Brasil, o primeiro Instituto para surdos, fundado por um professor francês, chamado Hernest Huet, é o:
Instituto Nacional de Cegos e Surdos (INCS).
Instituto Imperial para Deficientes Auditivos (IIDA).
Instituto Educacional para Deficientes Auditivos (IEDA).
Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).
Nenhuma das alternativas anteriores.
Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394 de 20 de dezembro de 1996. Analise os contextos a seguir: [1] A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.[2] A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social.
Assinale a alternativa CORRETA:
Apenas o primeiro contexto está correto.
Apenas o segundo contexto está correto.
Os dois contextos estão corretos.
Nenhuma das alternativas.
De acordo com a definição apresentada no documento sobre a Base Nacional Comum Curricular para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, assinale a alternativa correta sobre a BNCC:
É uma lei federal que altera a LDB nº 9.394/96 com a intenção de padronizar os currículos escolares da educação básica.
É um documento normativo, emitido pelo governo federal, de caráter obrigatório aos estados e facultativo aos municípios e Distrito Federal, com a finalidade de assegurar direitos de aprendizagens essenciais no decorrer da Educação Básica.
É um documento normativo que estabelece um conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais a serem desenvolvidas pelos alunos ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
É um parecer técnico do Conselho Nacional de Educação com o objetivo de uniformizar os currículos escolares nos municípios que não possuem Sistema Municipal de Educação.
É uma Medida Provisória do Governo Federal, que rege o currículo para a Educação Básica, com a finalidade de trabalhar aprendizagens essenciais nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática.
Faz parte dos novos parâmetros para o ensino médio a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar, com flexibilidade, às novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento.
Certo
Errado
Para a Base Nacional Comum Curricular - BNCC, planejar, organizar e executar ações pedagógicas que tenham claramente definidas em todas as suas etapas os meios e fins necessários para promover o desenvolvimento pleno da criança significa atribuir às práticas pedagógicas da Educação Infantil a:
Proposta da escola.
Intencionalidade educativa.
Orientação superior.
Vontade do professor.
Acerca da compreensão escrita, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de (PCNs) de Língua Estrangeira, assinale a alternativa INCORRETA.
Na compreensão escrita, é possível observar que o interlocutor está tanto presente face a face quanto deixa vestígios de sua presença enquanto escritor.
O estudante pode utilizar o conhecimento de mundo e textual que ele tem, como usuário de sua língua materna, para interpretar um texto em língua estrangeira.
Um aspecto importante relacionado ao ensino da leitura é que ensinar a ler não envolve necessariamente fazer ler em voz alta.
A leitura também abarca elementos complementares ao texto escrito, tais como as ilustrações, gráficos e tabelas.
A Lei nº 11.645/08 altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática:
Prevenção da Automutilação e do Suicídio.
Inclusão da Pessoa com Deficiência.
Educação Ambiental.
História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.
São atribuições do professor:
Fonte: https://www.camarabombinhas.sc.gov.br/camara/proposicao/Leis-Complementares/0/1/0/9579
Participar da elaboração, execução e avaliação da proposta pedagógica da Unidade Escolar.
Participar de processos individuais centralizados de avaliação de pessoal.
Participar da Formação Continuada promovida pela Secretaria Municipal de Educação, quando for possível.
Elaborar o seu planejamento bimestral/semestral/anual, em consonância com a proposta pedagógica da Nacional.
Julgue o excerto abaixo.
O planejamento escolar é uma atividade indispensável para as atividades educacionais. Está é uma atividade prevista pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB/1996) e garantida aos profissionais de educação. Nas reuniões de planejamento escolar, os profissionais podem usar o tempo para trocar experiências, discutir o calendário escolar, planejar o Projeto Político-Pedagógico, organização das disciplinas, entre outros assuntos.
O excerto está parcialmente correto, uma vez que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB/1996) não trata de planejamento escolar.
O excerto está parcialmente correto, uma vez que o planejamento do Projeto Político-Pedagógico deve ser feito somente pela equipe gestora.
O excerto está completamente correto.
O excerto está parcialmente correto, uma vez que o calendário escolar deve ser organizado durante as férias.
A Base Curricular da Rede Municipal do Ensino da Palhoça discorre sobre a educação ambiental para sustentabilidade. Assinale a alternativa INCORRETA:
A SME - Secretaria Municipal da Educação da Palhoça - atua, também, com a elaboração de projetos envolvendo a temática ambiental visando à sustentabilidade da comunidade escolar e do município, além de estabelecer parcerias com órgãos privados na realização de concursos ambientais com alunos dos anos iniciais e finais.
O GTEA - Grupo de Trabalho de Educação Ambiental - foi criado para auxiliar na implementação dos objetivos do Programa Estadual de Educação Ambiental de Santa Catarina e conta com a participação voluntária de um grupo diversificado de profissionais que atuam na área de EA, terceiro setor, empresas privadas, instituições públicas e pessoas físicas. Os encontros ocorrem semestralmente.
A SME ainda faz parte do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental da Região Hidrográfica 08 (GTEA RH08), a qual compreende 21 municípios catarinenses.
A temática sobre Educação Ambiental é trabalhada com os professores da disciplina de Ciências (6º ao 9º ano) durante os cursos de formação continuada, nos quais são disponibilizados lugares para que os docentes encontrem um tempo/espaço para trocarem experiências.