Questões de Concurso sobre Legislação Educacional

 
 
Disciplina 1
Assunto 84
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.364 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A qualidade da educação superior está diretamente associada a vários aspectos, entre eles, o ensino, a pesquisa, a extensão, o desempenho dos estudantes, a gestão da instituição e a titulação do corpo docente, sobretudo em cursos de mestrado e doutorado. Por essa razão, a Meta 13 do Plano nacional de Educação (PNE) pretende elevar a proporção de mestres e doutores do corpo docente em efetivo exercício no conjunto do sistema de educação superior (instituições públicas e privadas). Sobre as estratégias para o cumprimento dessa meta, assinale a alternativa INCORRETA.


A

Elevar o padrão de qualidade das universidades, visando à realização de pesquisa institucionalizada de modo articulado a programas de pós-graduação stricto sensu.


B

Promover a melhoria da qualidade dos cursos de pedagogia e licenciaturas.


C

Induzir um processo contínuo de autoavaliação das instituições de educação superior, fortalecendo a participação das comissões próprias de avaliação.


D

Aperfeiçoar o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), fortalecendo as ações de avaliação, regulação e supervisão.


E

Promover a formação inicial dos profissionais técnico-administrativos da educação superior utilizando metodologias, recursos e tecnologias de educação a distância;

De acordo com as afirmações trazidas na Lei Federal nº 9.394/96, é correto afirmar que


A

é dever da escola garantir a matrícula dos menores, a partir dos três anos de idade, no ensino fundamental.


B

compete aos Estados e aos Municípios, em regime de colaboração, e com a assistência da União, zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência à escola.


C

as instituições escolares do setor privado não estão sujeitas à autorização de funcionamento e avaliação de qualidade pelo Poder Público.


D

a educação básica tem por finalidades ofertar principalmente meios para o educando progredir no trabalho.

Sobre a Organização da Educação Nacional, assinale V ou F:

( ) A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de ensino.

( ) Dos estados é a responsabilidade de elaborar o Plano Nacional de Educação, bem como zelar pela sua ampla divulgação, para que as outras esferas tenham conhecimento e o coloque em prática.

( ) Na estrutura educacional, haverá um Conselho Nacional de Educação, com funções normativas e de supervisão e atividade permanente, criado por lei.

Marque a alternativa correta:


A

F,V,F.


B

V,F,V.


C

V,F,F.


D

V,V,F.


E

F,F,V.

Segundo o Art. 55 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, os pais ou responsáveis têm a obrigação de matricular seus filhos


A

ou pupilos na rede regular de ensino.


B

ou pupilos na rede estadual de ensino.


C

ou enteados no EJA.


D

bastardos ou enteados na rede privada de ensino.

Afirma-se no artigo 8º do Plano Nacional de Educação que os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão elaborar seus correspondentes planos de educação, ou adequar os planos já aprovados em lei, em consonância com as diretrizes, metas e estratégias previstas neste PNE, no prazo de:


A

10 (dez) anos, contado da publicação desta Lei.


B

12 (doze) anos, contado da publicação desta Lei.


C

1 (um) ano, contado da publicação desta Lei.


D

3 (três) anos, contado da publicação desta Lei.

Afirma-se no artigo 6º do Plano Nacional de Educação que a União promoverá a realização de pelo menos 2 (duas) conferências nacionais de educação até o final do decênio, precedidas de conferências:


A

internacionais de âmbito pedagógico, com objetivos educacionais comuns.


B

governamentais, que estabelecerão as regras para a Educação para todos.


C

nacionais e mundiais, que organizarão e buscarão padronizar a Educação.


D

distrital, municipais e estaduais, articuladas e coordenadas pelo Fórum Nacional de Educação.

De acordo com os documentos oficiais da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, promover a formação integral dos estudantes significa:


A

Oportunizar vivências relacionadas à conformação dos corpos.


B

Garantir o desenvolvimento cognitivo pautado na meritocracia escolar.


C

Organizar espaços para ocupar os tempos dos estudantes matriculados no ensino fundamental.


D

Planejar intervenções pedagógicas voltadas à formação preferencialmente da dimensão cognitiva.


E

Produzir uma organização curricular para alcançar o propósito de promover o desenvolvimento integral dos estudantes.

De acordo com o Decreto n° 5.154/2004, que se relaciona à lei que estabelece diretrizes e bases da educação nacional, avalie as afirmações abaixo e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso:


( ) Consideram-se itinerários formativos ou trajetórias de formação as unidades curriculares de cursos e programas da educação profissional, em determinada área, que possibilitem o aproveitamento contínuo e articulado dos estudos.

( ) Os cursos de educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação organizar-se-ão, no que concerne aos objetivos, características e duração, de acordo com as diretrizes curriculares nacionais definidas pelo Conselho Nacional de Educação.

( ) A educação profissional observará, como uma de suas premissas, a dissociabilidade entre teoria e prática.

( ) Os cursos de educação profissional técnica de nível médio e os cursos de educação profissional tecnológica de graduação conduzem à diplomação após sua conclusão com aproveitamento.


A sequência correta é


A

(V); (F); (V); (F).


B

(V); (V); (F); (F).


C

(F); (F); (V); (V).


D

(V); (V); (V); (V).


E

(V); (V); (F); (V).

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F) de acordo com as Diretrizes Educacionais Pedagógica para Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Florianópolis (2010).


(V) Os responsáveis pela ação pedagógica precisam perceber a necessidade de conhecer as crianças, observá-las e analisar suas manifestações para compreender o que já possuem, suas possibilidades reais e suas necessidades e aspirações e as novas exigências sociais que se colocam para elas.

(V) A definição dos projetos educacionais exige tomar as crianças como fonte permanente e privilegiada da orientação da ação.

(V) Inserem-se, na docência da Educação Infantil, ferramentas imprescindíveis da ação: a observação permanente e sistemática, o registro e a documentação como forma de avaliar o proposto, conhecer o vivido e replanejar os âmbitos de experiências.

(V) No contexto da educação infantil se faz necessário planejar intervenções capazes de formar crianças obedientes ao conjunto de regras impostas pelos adultos.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.


A

V • V • V • V


B

V • V • V • F


C

V • V • F • V


D

V • F • F • V


E

F • F • V • F

A criança e o adolescente que se identificam e são identificados como brancos têm muito a ganhar com um ensino qualificado das histórias e culturas afro-brasileiras e indígenas. Se um menino que se identifica como branco se acha no direito de xingar um colega de classe identificado como negro por causa de sua raça ou cor, esse menino necessita de tanta ajuda quanto seu colega que sofre o pre-conceito [...] (ALBERTI, Verena. Algumas estratégias para o ensino de história e cultura afro-brasileira. In.: PEREIRA, Amilcar Araujo, MONTEIRO, Ana Maria (Orgs.). Ensino de História e culturas afro-brasileiras e indígenas. Rio de Janeiro: Pallas, 2013. p. 28)

No Brasil, por meio da legislação, o ensino de história e cultura da África e dos afrodescendentes e indígenas são obrigatórios. Primeiro, a Lei 10.639/03, que tornou obrigatório em todas as escolas do país o ensino de história e cultura da África e afro-brasileira e, posteriormente, a Lei 11.645/08, que acrescentou a essa obrigatoriedade o ensino de história e cultura indígena. Tomando como base o trecho e o conhecimento da Lei, é CORRETO afirmar:


A
A proposta é incluir atores na História brasileira, tomando como suficiente para superação da desigualdade de raça.

B
Acima de tudo, tal obrigatoriedade torna-se instrumento importante para o combate do racismo no Brasil.

C
Assume o Brasil como um país racista e exige da escola que se posicione contra a visão herdada dos europeus.

D
Atualmente se questiona a eficácia legal, já que a legislação acaba por discriminar um grupo em detrimento de outro.

E
Volta-se para a adoção de medidas inclusivas na Educação, ampliando as culturas que vieram a existir na Constituição/88.
 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado