

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Considere que, no Município X, a Administração exige o pagamento mensal pela exploração de quiosques instalados em uma praça pública e que, ao lado dessa praça, há um pátio em que estão alocadas viaturas policiais que não são mais adequadas à atividade de policiamento.
Com base na situação hipotética e de acordo com a teoria dos bens públicos, é correto afirmar que
caso não haja oposição da Administração, havendo o exercício contínuo da posse, os quiosques poderão adquirir a propriedade de parte do terreno da praça por usucapião.
não é válida a cobrança pela utilização dos quiosques, por estarem localizados em bens públicos.
as viaturas estão desafetadas ao interesse público e, respeitadas as condições legais, poderão ser objeto de alienação.
a praça poderá ser classificada como bem de uso especial.
o pátio, se pertencente a uma empresa pública, será considerado bem público de uso especial.
O prédio de titularidade do Município de Farroupilha, onde está instalada a Secretaria Municipal de Educação, é considerado um bem público de uso:
Comum do povo.
Especial.
Mediante agendamento.
Dominical.
Privado.
Os bens são considerados públicos quando pertencentes às pessoas jurídicas de direito público interno. Dentro dessa categoria, um conjunto patrimonial disponível formado por bens móveis e imóveis, corpóreos e incorpóreos são denominados:
Dominicais
Bens autárquicos
De uso especial
De uso comum do povo
Os bens dominicais incluem
I as terras dos silvícolas.
II as escolas públicas em uso.
III as terras devolutas.
IV a dívida ativa.
Estão certos apenas os itens
I e II.
II e IV.
III e IV.
I, II e III.
I, III e IV.
Dadas as afirmativas a respeito dos bens públicos e da permissão e autorização dos serviços públicos,
l. São bens públicos dominicais os que constituem o patrimônio das pessoas jurídicas de direito público, como objeto de direito pessoal, ou real, de cada uma dessas entidades.
II. A autorização é a delegação, a título precário, mediante licitação, da prestação de serviços públicos, feita pelo poder concedente à pessoa física ou jurídica que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco.
III. Tem-se por permissão como sendo o ato administrativo unilateral no qual o poder público delega ao particular a exploração de serviço público, a título precário, que pode ser revogado a qualquer tempo, nas hipóteses em que o contrato não possua prazo definido, sem a necessidade de indenização prévia pelo poder público, por exemplo, o transporte público coletivo municipal de passageiros.
verifica-se que está/ão correta/s
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
É um bem público dominical
a escola pública.
a catedral municipal.
o parque estadual.
a terra devoluta.
Acerca dos bens públicos, é correto afirmar que
são bens de uso comum do povo os prédios das repartições públicas.
são bens de uso especial os terrenos destinados às autarquias.
são bens dominicais os pertencentes às sociedades de economia mista.
podem ser alienados os de uso especial.
os dominicais não podem ser alienados.
Assinale a alternativa correta com relação aos bens públicos.
Todos os bens públicos dominicais são ociosos, ou seja, não podem ser utilizados para exploração econômica em nenhuma hipótese.
Somente pessoas jurídicas de direito público podem utilizar bens dominicais para exploração econômica.
Pessoas jurídicas de direito público ou privado podem utilizar bens dominicais para exploração econômica, já que estes constituem instrumento de satisfação das necessidades coletivas.
Os bens públicos dominicais podem concomitantemente serem enquadrados como bens públicos especiais.
Somente empresas estatais podem utilizar bens públicos dominicais para exploração econômica.
Em relação aos bens públicos e aos poderes administrativos, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. As estradas, ruas e praças são classificadas como bens públicos dominicais.
II. Os bens públicos não estão sujeitos a usucapião.
III. O poder disciplinar é a prerrogativa reconhecida à Administração Pública para editar atos administrativos gerais para fiel execução das leis.
IV. O poder hierárquico compreende a prerrogativa reconhecida à Administração Pública para restringir e condicionar, com fundamento na lei, o exercício de direitos, com o objetivo de atender o interesse público.
Apenas II.
Apenas IV.
Apenas I e III.
Apenas I e IV.
Apenas II, III e IV.
Os bens que constituem o patrimônio de pessoas jurídicas de Direito Público, como objeto de direito pessoal ou real de cada uma dessas entidades são os bens
dominicais.
de uso comum.
de uso especial.
e domínio público.
do patrimônio administrativo.
Dadas as afirmativas a respeito dos bens públicos,
I. Os bens públicos de uso comum do povo e os de uso especial são inalienáveis, enquanto conservarem a sua qualificação, na forma que a lei determinar, ao passo que os bens públicos dominicais podem ser alienados, observadas as exigências da lei; mas tanto uns quanto os outros podem ser afetados e desafetados, conforme passem a se vincular ou a se desvincular a um fim público correspondente.
II. São características dos bens públicos a inalienabilidade, a impenhorabilidade, a imprescritibilidade e a impossibilidade de oneração.
III. A ocupação indevida de bem público configura mera detenção, de natureza precária, insuscetível de retenção, mas passível de indenização por acessões e benfeitorias, se o ocupante estava de boa-fé.
verifica-se que está/ão correta/s
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
O prédio onde funciona um Centro Municipal de Educação Infantil é classificado como bem público de
uso especial.
uso particular.
uso dominical.
uso comum do povo.
Caso o imóvel de determinada fundação pública municipal seja ocupado por uma família de “sem-teto”, pelo prazo de 10 anos e de forma mansa e pacífica, é possível afirmar que:
faltam mais 10 (dez) anos para completar o prazo de usucapião.
basta que seja feita a desafetação, para que a família adquira a respectiva propriedade.
a fundação não perderá a propriedade do imóvel.
faltam apenas 05 (cinco) anos para completar o prazo de usucapião.
a fundação não perderá a propriedade do imóvel, mas deverá indenizar a família.
São considerados bens públicos os que pertencem às pessoas jurídicas de direito público, os integrantes da administração direta e indireta e os que, embora não pertencentes a essas pessoas, estejam afetados à prestação de serviços públicos. Assine, dentre as alternativas abaixo, a CORRETA.
Os bens de uso comum do povo são aqueles afetados a um determinado serviço ou a um estabelecimento público, como as repartições públicas, os teatros e os museus.
Os bens de uso especial são os destinados ao uso indistinto de todos e podem assumir um caráter gratuito ou oneroso na direta dependência das leis estabelecidas pela União, Estados, Municípios e Distrito Federal, como rios, ares, estradas, ruas e praças.
Os bens dominicais são os que constituem o patrimônio das pessoas jurídicas de direito público, como objeto de direito pessoal, ou real, de cada uma dessas entidades, como os terrenos de marinha e as terras devolutas.
Os bens públicos de uso comum do povo e os de uso especial estão sujeitos a usucapião.
O Estado Alfa constituiu uma sociedade de economia mista para fazer a gestão de bens públicos desafetados. Neste caso, referidos bens classificam-se como:
Privados.
Coletivos.
Dominicais.
De uso comum.
De uso especial.
Associe os termos sobre a classificação dos bens públicos apresentados na coluna 1 com seu conteúdo correspondente apresentado na Coluna 2.
Coluna 1
1.Uso Comum.
2.Uso especial.
3.Dominicais.
Coluna 2
A.Constituem o patrimônio da União, dos Estados ou dos Municípios, como objeto de direito pessoal ou real de cada uma dessas entidades.
B.Utilização para cumprimento das funções públicas (repartições estatais, serviços públicos)
C.Utilização corrente de toda a comunidade (praças, ruas etc.). Não estão submetidos à fruição privada de ninguém.
A associação CORRETA é:
1B, 2A, 3C.
1B, 2C, 3A.
1A, 2C, 3B.
1C, 2B, 3A.
1C, 2A, 3B.
Em relação aos bens públicos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os bens públicos são classificados segundo o critério de sua destinação ou afetação, sendo definidos como bens dominicais os que se destinam à consecução específica de determinado objetivo da Administração Pública.
( ) A afetação de bens públicos pode ser expressa ou tácita.
( ) Os bens públicos de uso comum do povo são aqueles destinados à instalação de estabelecimentos da Administração Pública municipal.
A sequência está correta em
V, V, V.
F, F, V.
V, F, F.
F, V, F.
Assinale a alternativa correta sobre bens públicos:
os bens públicos dominicais estão sujeitos a usucapião.
os bens dominicais são aqueles pertencentes às pessoas jurídicas de direito público a que se tenha dado estrutura de direito privado.
os bens públicos de uso comum do povo e os dominicais são inalienáveis.
o posto de saúde é um bem público de uso comum do povo.
Todos os bens do domínio nacional pertencentes às pessoas jurídicas de direito público interno e externo são públicos.
Sobre os bens públicos, assinale a alternativa INCORRETA.
Os bens públicos não estão sujeitos a usucapião.
Bens de domínio público são todos os locais abertos à utilização pública, como ruas, estradas, praças, praias, etc.
Bens dominicais são os que se destinam especialmente à execução dos serviços públicos, como edifícios de repartições públicas.
A desafetação dos bens de uso comum depende de lei ou de ato do Executivo praticado na conformidade dela.
A alienação de bens públicos depende do cumprimento de condições específicas definidas em lei, que variam conforme o tipo de bem e a pessoa a quem pertençam.
Com base no regime jurídico dos bens públicos, preencha corretamente a lacuna a seguir:
“O _____________________ pode ser alienado no estado em que se encontra, observadas as exigências da lei”.
bem público de uso comum do povo.
bem público de uso especial.
bem público dominical.
bem público.