Questões de Concurso sobre Julgamento das propostas - Página 2 | Gran Questões

Questões de Concurso sobre Julgamento das propostas

 
 
Disciplina 1
Assunto 2
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
221 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

De acordo com a Lei nº 14.133/2021, assinale a opção que apresenta um motivo correto para a desclassificação de uma proposta em um processo licitatório.


A

apresentar qualquer vício sanável


B

estar acima da média dos valores apresentados por outros licitantes, mesmo que dentro do orçamento estimado


C

não apresentar detalhamento completo da proposta, desde que seja possível corrigir posteriormente


D

conter especificações técnicas diferentes das previstas no edital, desde que não afetem diretamente a execução do contrato


E

não obedecerem às especificações técnicas pormenorizadas no edital

A Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133/2021) possui como objetivos modernizar e conferir mais celeridade às licitações, desburocratizando os processos, além de garantir a imparcialidade e a eficiência nos contratos celebrados com a administração pública. Referindo-se aos modos de disputa para a fase de apresentação de propostas, avalie as sentenças:


I - A nova lei prevê dois modos de disputa, que podem ser utilizados isolados ou conjuntamente, quais sejam: modo aberto; e modo fechado.

II - No modo aberto, os licitantes apresentam suas propostas por meio de lances públicos e sucessivos, crescentes ou decrescentes.

III - No modo fechado, as propostas permanecem em sigilo até a data e hora designadas para sua divulgação.

IV - Quando utilizados de forma conjunta (modo aberto e modo fechado), resultam em duas outras modalidades: modo aberto e fechado; e mo do fechado e aberto.

V - No modo aberto e fechado, os licitantes, em determinado período, apresentam seus lances publicamente. Em seguida, há outro período para que as empresas ajustem suas propostas, apresentando-as de forma sigilosa. Ao fim, apura-se qual delas é a mais vantajosa para a administração pública, de acordo com os critérios de julgamento previam ente definidos.

VI - No modo fechado e aberto, por sua vez, ocorrem as mesmas etapas descritas no modo aberto e fechado, mas na ordem inversa. Isto é, os licitantes primeiro apresentam suas propostas de forma sigilosa, posteriormente ajustando seus lances publicamente.

VII - Quando o critério de julgamento adotado for o de menor preço ou o de maior desconto, o modo de disputa fechado não poderá ser utilizado isoladamente. Isso porque a competitividade oriunda dos lances públicos é inerente aos critérios de menor preço e de maior desconto.

VIII - Por outro lado, quando adotado o critério de técnica e preço, o modo de disputa aberto será vedado. Neste caso, o julgamento considerará a maior pontuação obtida a partir de uma ponderação, segundo fatores objetivos previstos no edital, das notas atribuídas aos aspectos de técnica e de preço da proposta.


Após a análise, pode se afirmar:


A

Somente as sentenças III, IV, V, VI, VII e VIII estão corretas.


B

Somente as sentenças II, III, IV, VI e VIII estão corretas.


C

Somente as sentenças I, III, V, VI e VII estão corretas.


D

Somente as sentenças I, II, III, V, VI e VII estão corretas.


E

Todas as sentenças estão corretas.

De acordo com o disposto na Lei nº 14.133/2021, assinale a alternativa que NÃO seria motivo de desclassificação da proposta.


A

Não obedecer às especificações técnicas pormenorizadas no edital.


B

Conter vícios sanáveis.


C

Apresentar preços inexequíveis ou permanecer acima do orçamento estimado para a contratação.


D

Não ter sua exequibilidade demonstrada, quando exigido pela Administração.

A Lei nº 14.133/2021 trouxe mudanças importantes sobre as fases do processo licitatório. Uma dessas fases envolve a "fase de julgamento", onde são analisadas as propostas dos licitantes. Sendo assim, o julgamento das propostas conforme a nova Lei de Licitações


A

determina que, em todas as modalidades, o critério de julgamento deve ser sempre o de menor preço.


B

permite o julgamento das propostas pelo critério de menor preço, sem a possibilidade de utilizar outros critérios, como melhor técnica ou técnica e preço.


C

permite a utilização de diferentes critérios de julgamento, como menor preço, melhor técnica, maior desconto e técnica e preço.


D

realiza o julgamento das propostas, sempre por meio de sorteio, independentemente de qualquer outro critério, para garantir a transparência.

Antes da seleção da proposta mais vantajosa para contratação de obras e serviços de engenharia nas contratações em que há dispensa de licitação, é indispensável a divulgação em sítio eletrônico oficial, pelo prazo máximo de 3 (três) dias úteis, a manifestação de interesse da administração pública em obter propostas adicionais de eventuais interessados.


C

Certo


E

Errado

A Lei nº 14.133/2021, também conhecida como a Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, é a legislação que moderniza e unifica as regras para contratações públicas no Brasil. A respeito dessa Lei, analise os itens abaixo:


I.A Lei nº 14.133/2021 estabelece critérios objetivos para julgamento de propostas, incluindo modalidades como menor preço, maior desconto, melhor técnica e técnica e preço.

II.A nova Lei revoga imediatamente todas as normas anteriores sobre licitações e contratos, tornando inválidas as disposições da Lei nº 8.666/1993 e da Lei nº 10.520/2002 a partir de sua publicação.

III.A legislação introduziu o seguro-garantia com cláusula de retomada, permitindo que, em caso de inadimplência contratual, a seguradora possa assumir a execução da obra ou serviço público.


Após análise, assinale a alternativa correta.


A

Os itens I, II e III estão corretos.


B

Apenas os itens I e II estão corretos.


C

Apenas os itens II e III estão corretos.


D

Apenas os itens I e III estão corretos.

O procedimento de licitação possui diversas fases. Na fase de julgamento, em caso de empate entre duas ou mais propostas, serão utilizados certos critérios para desempate. Com base nessa informação, assinale a opção correta.


A

O desenvolvimento pelo licitante de programa de integridade, embora se apresente como uma boa prática, não será critério de desempate.


B

Em caso de empate entre duas ou mais propostas, o primeiro critério de desempate será o desenvolvimento pelo licitante de ações de equidade entre homens e mulheres no ambiente de trabalho.


C

Ainda que a empresa invista em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no País, esta não terá preferência, em nenhuma hipótese, em caso de empate.


D

Em caso de empate entre duas ou mais propostas, será realizada disputa final, hipótese em que os licitantes empatados poderão apresentar nova proposta em ato contínuo à classificação.


E

Em igualdade de condições, se não houver desempate, será assegurada preferência aos bens e serviços produzidos ou prestados por empresas estrangeiras.

Em se tratando da Lei no 14.133, de 1º de abril de 2021, que dispõe sobre Licitações e Contratos Administrativos, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.


I. O desatendimento de exigências meramente formais que não comprometam a aferição da qualificação do licitante ou a compreensão do conteúdo de sua proposta não importará seu afastamento da licitação ou a invalidação do processo.

II. O reconhecimento de firma será obrigatoriamente exigido, para não haver dúvida de autenticidade.

III. Nas licitações de âmbito internacional, quando for permitido ao licitante estrangeiro cotar preço em moeda estrangeira, o licitante brasileiro igualmente poderá fazê-lo.


A

Somente as afirmativas I e III estão corretas.


B

Somente as afirmativas I e II estão corretas.


C

Somente a afirmativa II está correta.


D

Somente a afirmativa III está correta.


E

Todas as afirmativas estão corretas.

Durante um processo licitatório, a Administração Pública verificou que uma proposta apresenta preço manifestamente inexequível.


Assinale a alternativa correta considerando a Lei nº 14.133/2021.


A

A proposta deve ser desclassificada no julgamento.


B

A proposta deve ser automaticamente aceita, desde que o licitante comprove capacidade técnica e demonstre que pode tornar a proposta exequível.


C

A proposta deve ser submetida à fase de habilitação antes de qualquer análise do preço.


D

A proposta pode ser aceita, se o licitante apresentar recursos na fase recursal.


E

A proposta deve ser homologada com orientação para a sua exequibilidade, garantindo igualdade entre os participantes.

O procedimento de licitação observará diversas fases, entre as quais está a fase de julgamento. Considerando essa informação, um caso que propiciará a desclassificação da proposta nessa fase do procedimento de licitação será o de


A

preço exequível.


B

obediência às especificações técnicas pormenorizadas no edital.


C

orçamento da proposta acima do estimado para a contratação.


D

vício sanável.


E

exequibilidade demonstrada.

Não configurará motivos para desclassificação de uma proposta, perante a legislação vigente.


A

contiverem vícios insanáveis.


B

as que obedecerem às especificações técnicas pormenorizadas no edital.


C

apresentarem preços inexequíveis ou permanecerem acima do orçamento estimado para a contratação.


D

não tiverem sua exequibilidade demonstrada, quando exigido pela Administração.

De acordo com a Lei n.º 14.133/2021, que institui normas para Licitações e Contratos Administrativos, em caso de obras e serviços de engenharias, serão consideradas inexequíveis as propostas cujos valores forem inferiores a:


A

85% do valor orçado pela administração.


B

80% do valor orçado pela administração.


C

75% do valor orçado pela administração.


D

70% do valor orçado pela administração.

Nas licitações públicas regidas pela Lei nº 14.133/2021, uma vez definido o resultado do julgamento, a Administração poderá negociar condições mais vantajosas com


A

o segundo e o terceiro colocados, ainda que não tenha havido negociação com o primeiro colocado.


B

o último colocado, ainda que não tenha havido negociação com os demais licitantes.


C

o último colocado, o penúltimo e assim sucessivamente, seguindo-se ordem de classificação invertida na negociação.


D

o primeiro colocado e os demais licitantes, segundo a ordem de classificação inicialmente estabelecida, quando o primeiro colocado, mesmo após a negociação, for desclassificado em razão de sua proposta permanecer acima do preço máximo definido pela Administração.

Nas licitações será assegurada, como critério de desempate, preferência de contratação para as microempresas e empresas de pequeno porte. Entende-se por empate aquelas situações em que as propostas apresentadas pelas microempresas e empresas de pequeno porte sejam iguais ou até


A

10% superiores à proposta mais bem classificada, apenas para o caso de licitações na modalidade pregão.


B

10% superiores à proposta mais bem classificada ou, no caso de licitações na modalidade pregão, até 5% (cinco por cento) superior ao melhor preço.


C

15% superiores à proposta mais bem classificada.


D

5% superiores à proposta mais bem classificada, em quaisquer hipóteses.

Na fase de julgamento da licitação, em caso de empate entre duas ou mais propostas, serão utilizados alguns critérios de desempate. Assinale a alternativa que apresenta corretamente indica a ordem desses critérios, nos termos dos incisos do caput do art. 60 da Lei nº 14.133/2021.


A

Lances verbais; disputa final; sorteio público; desenvolvimento pelo licitante de programa de integridade.


B

Avaliação do desempenho contratual prévio dos licitantes; lances verbais; desenvolvimento pelo licitante de programa de integridade; disputa final.


C

Disputa final; avaliação do desempenho contratual prévio dos licitantes; desenvolvimento pelo licitante de ações de equidade entre homens e mulheres no ambiente de trabalho; desenvolvimento pelo licitante de programa de integridade.


D

Desenvolvimento pelo licitante de programa de integridade; desenvolvimento pelo licitante de ações de equidade entre homens e mulheres no ambiente de trabalho; empresa com sede no Mercosul; sorteio público.


E

Negociação de condições mais vantajosas; lances escritos; disputa final; sorteio público.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado