

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Ao final da fase de julgamento, o processo licitatório seguirá para o órgão de assessoramento jurídico da Administração, que realizará o controle prévio de legalidade, mediante análise jurídica da contratação.
Certo
Errado
De acordo com a Lei nº 14.133/2021, assinale a opção que apresenta um motivo correto para a desclassificação de uma proposta em um processo licitatório.
apresentar qualquer vício sanável
estar acima da média dos valores apresentados por outros licitantes, mesmo que dentro do orçamento estimado
não apresentar detalhamento completo da proposta, desde que seja possível corrigir posteriormente
conter especificações técnicas diferentes das previstas no edital, desde que não afetem diretamente a execução do contrato
não obedecerem às especificações técnicas pormenorizadas no edital
No processo de licitação, poderá ser estabelecida margem de preferência para os bens manufaturados e os serviços nacionais que atendam às normas técnicas brasileiras.
Certo
Errado
A Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133/2021) possui como objetivos modernizar e conferir mais celeridade às licitações, desburocratizando os processos, além de garantir a imparcialidade e a eficiência nos contratos celebrados com a administração pública. Referindo-se aos modos de disputa para a fase de apresentação de propostas, avalie as sentenças:
I - A nova lei prevê dois modos de disputa, que podem ser utilizados isolados ou conjuntamente, quais sejam: modo aberto; e modo fechado.
II - No modo aberto, os licitantes apresentam suas propostas por meio de lances públicos e sucessivos, crescentes ou decrescentes.
III - No modo fechado, as propostas permanecem em sigilo até a data e hora designadas para sua divulgação.
IV - Quando utilizados de forma conjunta (modo aberto e modo fechado), resultam em duas outras modalidades: modo aberto e fechado; e mo do fechado e aberto.
V - No modo aberto e fechado, os licitantes, em determinado período, apresentam seus lances publicamente. Em seguida, há outro período para que as empresas ajustem suas propostas, apresentando-as de forma sigilosa. Ao fim, apura-se qual delas é a mais vantajosa para a administração pública, de acordo com os critérios de julgamento previam ente definidos.
VI - No modo fechado e aberto, por sua vez, ocorrem as mesmas etapas descritas no modo aberto e fechado, mas na ordem inversa. Isto é, os licitantes primeiro apresentam suas propostas de forma sigilosa, posteriormente ajustando seus lances publicamente.
VII - Quando o critério de julgamento adotado for o de menor preço ou o de maior desconto, o modo de disputa fechado não poderá ser utilizado isoladamente. Isso porque a competitividade oriunda dos lances públicos é inerente aos critérios de menor preço e de maior desconto.
VIII - Por outro lado, quando adotado o critério de técnica e preço, o modo de disputa aberto será vedado. Neste caso, o julgamento considerará a maior pontuação obtida a partir de uma ponderação, segundo fatores objetivos previstos no edital, das notas atribuídas aos aspectos de técnica e de preço da proposta.
Após a análise, pode se afirmar:
Somente as sentenças III, IV, V, VI, VII e VIII estão corretas.
Somente as sentenças II, III, IV, VI e VIII estão corretas.
Somente as sentenças I, III, V, VI e VII estão corretas.
Somente as sentenças I, II, III, V, VI e VII estão corretas.
Todas as sentenças estão corretas.
De acordo com o disposto na Lei nº 14.133/2021, assinale a alternativa que NÃO seria motivo de desclassificação da proposta.
Não obedecer às especificações técnicas pormenorizadas no edital.
Conter vícios sanáveis.
Apresentar preços inexequíveis ou permanecer acima do orçamento estimado para a contratação.
Não ter sua exequibilidade demonstrada, quando exigido pela Administração.
A Lei nº 14.133/2021 trouxe mudanças importantes sobre as fases do processo licitatório. Uma dessas fases envolve a "fase de julgamento", onde são analisadas as propostas dos licitantes. Sendo assim, o julgamento das propostas conforme a nova Lei de Licitações
determina que, em todas as modalidades, o critério de julgamento deve ser sempre o de menor preço.
permite o julgamento das propostas pelo critério de menor preço, sem a possibilidade de utilizar outros critérios, como melhor técnica ou técnica e preço.
permite a utilização de diferentes critérios de julgamento, como menor preço, melhor técnica, maior desconto e técnica e preço.
realiza o julgamento das propostas, sempre por meio de sorteio, independentemente de qualquer outro critério, para garantir a transparência.
Para mitigar a ocorrência de fraudes na alocação dessa mão de obra, a empresa contratada e a entidade contratante são responsáveis por exigir documentos que comprovem a situação de violência vivida pelas candidatas.
Certo
Errado
Antes da seleção da proposta mais vantajosa para contratação de obras e serviços de engenharia nas contratações em que há dispensa de licitação, é indispensável a divulgação em sítio eletrônico oficial, pelo prazo máximo de 3 (três) dias úteis, a manifestação de interesse da administração pública em obter propostas adicionais de eventuais interessados.
Certo
Errado
A Lei nº 14.133/2021, também conhecida como a Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, é a legislação que moderniza e unifica as regras para contratações públicas no Brasil. A respeito dessa Lei, analise os itens abaixo:
I.A Lei nº 14.133/2021 estabelece critérios objetivos para julgamento de propostas, incluindo modalidades como menor preço, maior desconto, melhor técnica e técnica e preço.
II.A nova Lei revoga imediatamente todas as normas anteriores sobre licitações e contratos, tornando inválidas as disposições da Lei nº 8.666/1993 e da Lei nº 10.520/2002 a partir de sua publicação.
III.A legislação introduziu o seguro-garantia com cláusula de retomada, permitindo que, em caso de inadimplência contratual, a seguradora possa assumir a execução da obra ou serviço público.
Após análise, assinale a alternativa correta.
Os itens I, II e III estão corretos.
Apenas os itens I e II estão corretos.
Apenas os itens II e III estão corretos.
Apenas os itens I e III estão corretos.
O procedimento de licitação possui diversas fases. Na fase de julgamento, em caso de empate entre duas ou mais propostas, serão utilizados certos critérios para desempate. Com base nessa informação, assinale a opção correta.
O desenvolvimento pelo licitante de programa de integridade, embora se apresente como uma boa prática, não será critério de desempate.
Em caso de empate entre duas ou mais propostas, o primeiro critério de desempate será o desenvolvimento pelo licitante de ações de equidade entre homens e mulheres no ambiente de trabalho.
Ainda que a empresa invista em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no País, esta não terá preferência, em nenhuma hipótese, em caso de empate.
Em caso de empate entre duas ou mais propostas, será realizada disputa final, hipótese em que os licitantes empatados poderão apresentar nova proposta em ato contínuo à classificação.
Em igualdade de condições, se não houver desempate, será assegurada preferência aos bens e serviços produzidos ou prestados por empresas estrangeiras.
Nos processos licitatórios regidos pela Lei nº 14.133/2021 serão desclassificadas as propostas que:
contiverem vícios sanáveis.
não obedecerem às especificações técnicas pormenorizadas no edital.
apresentarem preços abaixo do orçamento estimado para a contratação.
não tiverem sua exequibilidade demonstrada no momento da apresentação da proposta.
Em se tratando da Lei no 14.133, de 1º de abril de 2021, que dispõe sobre Licitações e Contratos Administrativos, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. O desatendimento de exigências meramente formais que não comprometam a aferição da qualificação do licitante ou a compreensão do conteúdo de sua proposta não importará seu afastamento da licitação ou a invalidação do processo.
II. O reconhecimento de firma será obrigatoriamente exigido, para não haver dúvida de autenticidade.
III. Nas licitações de âmbito internacional, quando for permitido ao licitante estrangeiro cotar preço em moeda estrangeira, o licitante brasileiro igualmente poderá fazê-lo.
Somente as afirmativas I e III estão corretas.
Somente as afirmativas I e II estão corretas.
Somente a afirmativa II está correta.
Somente a afirmativa III está correta.
Todas as afirmativas estão corretas.
Durante um processo licitatório, a Administração Pública verificou que uma proposta apresenta preço manifestamente inexequível.
Assinale a alternativa correta considerando a Lei nº 14.133/2021.
A proposta deve ser desclassificada no julgamento.
A proposta deve ser automaticamente aceita, desde que o licitante comprove capacidade técnica e demonstre que pode tornar a proposta exequível.
A proposta deve ser submetida à fase de habilitação antes de qualquer análise do preço.
A proposta pode ser aceita, se o licitante apresentar recursos na fase recursal.
A proposta deve ser homologada com orientação para a sua exequibilidade, garantindo igualdade entre os participantes.
O procedimento de licitação observará diversas fases, entre as quais está a fase de julgamento. Considerando essa informação, um caso que propiciará a desclassificação da proposta nessa fase do procedimento de licitação será o de
preço exequível.
obediência às especificações técnicas pormenorizadas no edital.
orçamento da proposta acima do estimado para a contratação.
vício sanável.
exequibilidade demonstrada.
Ações de equidade entre homens e mulheres no ambiente de trabalho adotadas por licitante, se previstas na lei, serão utilizadas como critério de desempate em processos licitatórios.
Certo
Errado
Não configurará motivos para desclassificação de uma proposta, perante a legislação vigente.
contiverem vícios insanáveis.
as que obedecerem às especificações técnicas pormenorizadas no edital.
apresentarem preços inexequíveis ou permanecerem acima do orçamento estimado para a contratação.
não tiverem sua exequibilidade demonstrada, quando exigido pela Administração.
De acordo com a Lei n.º 14.133/2021, que institui normas para Licitações e Contratos Administrativos, em caso de obras e serviços de engenharias, serão consideradas inexequíveis as propostas cujos valores forem inferiores a:
85% do valor orçado pela administração.
80% do valor orçado pela administração.
75% do valor orçado pela administração.
70% do valor orçado pela administração.
Nas licitações públicas regidas pela Lei nº 14.133/2021, uma vez definido o resultado do julgamento, a Administração poderá negociar condições mais vantajosas com
o segundo e o terceiro colocados, ainda que não tenha havido negociação com o primeiro colocado.
o último colocado, ainda que não tenha havido negociação com os demais licitantes.
o último colocado, o penúltimo e assim sucessivamente, seguindo-se ordem de classificação invertida na negociação.
o primeiro colocado e os demais licitantes, segundo a ordem de classificação inicialmente estabelecida, quando o primeiro colocado, mesmo após a negociação, for desclassificado em razão de sua proposta permanecer acima do preço máximo definido pela Administração.
Nas licitações será assegurada, como critério de desempate, preferência de contratação para as microempresas e empresas de pequeno porte. Entende-se por empate aquelas situações em que as propostas apresentadas pelas microempresas e empresas de pequeno porte sejam iguais ou até
10% superiores à proposta mais bem classificada, apenas para o caso de licitações na modalidade pregão.
10% superiores à proposta mais bem classificada ou, no caso de licitações na modalidade pregão, até 5% (cinco por cento) superior ao melhor preço.
15% superiores à proposta mais bem classificada.
5% superiores à proposta mais bem classificada, em quaisquer hipóteses.
Na fase de julgamento da licitação, em caso de empate entre duas ou mais propostas, serão utilizados alguns critérios de desempate. Assinale a alternativa que apresenta corretamente indica a ordem desses critérios, nos termos dos incisos do caput do art. 60 da Lei nº 14.133/2021.
Lances verbais; disputa final; sorteio público; desenvolvimento pelo licitante de programa de integridade.
Avaliação do desempenho contratual prévio dos licitantes; lances verbais; desenvolvimento pelo licitante de programa de integridade; disputa final.
Disputa final; avaliação do desempenho contratual prévio dos licitantes; desenvolvimento pelo licitante de ações de equidade entre homens e mulheres no ambiente de trabalho; desenvolvimento pelo licitante de programa de integridade.
Desenvolvimento pelo licitante de programa de integridade; desenvolvimento pelo licitante de ações de equidade entre homens e mulheres no ambiente de trabalho; empresa com sede no Mercosul; sorteio público.
Negociação de condições mais vantajosas; lances escritos; disputa final; sorteio público.