

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Sobre a execução fiscal, assinale a alternativa correta.
A citação por edital é incabível.
A prescrição ocorrida antes da propositura da ação pode ser decretada de ofício.
Não se admite exceção de pré-executividade.
Independentemente da fase processual, mesmo que haja desistência da execução, não há sucumbência para o exequente.
Proposta a execução, a mudança de domicílio do devedor, antes dos embargos, descola a competência.
José das Alfaces, sócio de sociedade empresária, foi demandado em execução fiscal promovida pelo município de Guaraciama/MG para o pagamento de tributo não recolhido pela sociedade empresária de que faz parte.
José das Alfaces respondeu pelos créditos correspondentes à obrigação tributária,
quando demonstrado que a sociedade empresária não possuía patrimônio para responder pelo crédito.
independentemente de sua qualidade nos quadros da sociedade empresária.
por figurar como gerente, diretor ou representante legal da sociedade empresária.
quando demonstrado que agiu com excesso de poder, infração de lei, contrato social ou estatuto.
Os embargos à execução fiscal é considerado um dos meios de defesa do sujeito passivo, quando acionado judicialmente pelo fisco. O prazo para apresentação dos embargos à execução fiscal é de 30 (trinta) dias, contados:
Da citação na execução fiscal.
Da inscrição do crédito tributário em dívida ativa.
Da juntada da prova da fiança bancária ou do seguro garantia.
Da notificação válida do lançamento.
Assinale a alternativa correta de acordo com a Lei de Execução Fiscal.
A dívida ativa regularmente inscrita goza de presunção absoluta de liquidez.
O valor da causa será o do valor original da dívida constante na certidão.
A petição inicial e a Certidão de Dívida Ativa poderão constituir um único documento, preparado inclusive por processo eletrônico.
Somente será admitida a citação ou intimação pessoal do exequente, sendo nula qualquer outro tipo de notificação.
Na petição inicial deve a Fazenda Pública fazer requerimento expresso e já indicar qual o tipo de prova a ser produzido, sob pena de indeferimento.
Assinale a alternativa em desconformidade com a Lei sobre a cobrança judicial da dívida ativa da Fazenda Pública (Lei n° 6.830/80):
Até a decisão de primeira instância, a Certidão de Dívida Ativa poderá ser emendada ou substituída, assegurada ao executado a devolução do prazo para embargos.
A Dívida Ativa regularmente inscrita goza da presunção de certeza e liquidez.
O executado ausente do País será citado por carta rogatória executória, com prazo de 60 (sessenta) dias para quitação do débito.
A garantia da execução, por meio de depósito em dinheiro, fiança bancária ou seguro garantia, produz os mesmos efeitos da penhora.
Se, antes da decisão de primeira instância, a inscrição de Divida Ativa for, a qualquer título, cancelada, a execução fiscal será extinta, sem qualquer ônus para as partes.
Acerca do procedimento de Execução Fiscal, assinale a alternativa CORRETA.
Até a decisão de primeira instância, a Certidão de Dívida Ativa poderá ser emendada ou substituída, assegurada ao executado a devolução do prazo para embargos.
A Dívida Ativa da Fazenda Pública, compreendendo a tributária e a não tributária, abrange atualização monetária, mas não abrange juros, multa de mora ou os demais encargos previstos em lei ou contrato.
A Dívida Ativa regularmente inscrita goza da presunção absoluta de certeza e liquidez.
A execução fiscal deverá ser proposta contra o devedor, não sendo admissível em face da massa ou espólio, diante da ausência de personalidade jurídica destes.
Analise as afirmativas relacionadas à cobrança judicial da dívida ativa da Fazenda Pública.
I. Na execução fiscal, o executado oferecerá embargos, no prazo de 30 (trinta) dias, contados da juntada do aviso de recebimento aos autos.
II. A Fazenda Pública poderá adjudicar os bens penhorados antes do leilão, pelo preço da avaliação, se a execução não for embargada ou se rejeitados os embargos.
III. A inscrição da dívida, que se constitui no ato de controle administrativo da legalidade, será feita pelo órgão competente para apurar a liquidez e certeza do crédito e suspenderá a prescrição, para todos os efeitos de direito, por 120 dias, ou até a distribuição da execução fiscal, se esta ocorrer antes de findo aquele prazo.
IV. Em qualquer fase do processo, será deferida pelo Juiz à Fazenda Pública, a substituição dos bens penhorados por outros, independentemente da ordem da penhora ou arresto dos bens, bem como o reforço da penhora insuficiente.
Marque a opção que indica as afirmativas CORRETAS.
I – II.
II – IV.
I – III – IV.
II – III – IV.
III – IV.
Em conformidade com a Lei nº 6.830/80, acerca da Dívida Ativa da Fazenda Pública, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A Dívida Ativa da Fazenda Pública, compreendendo a tributária e a não tributária, abrange atualização monetária, juros e multa de mora e demais encargos previstos em lei ou contrato.
( ) A execução fiscal não poderá ser promovida contra o espólio.
( ) A Dívida Ativa regularmente inscrita goza da presunção de certeza e liquidez.
C - C - E.
E - C - C.
C - E - C.
E - C - E.
Marque a opção CORRETA. Estando em curso uma execução fiscal, a propositura de uma ação anulatória é
possível, dependendo do depósito integral, e em dinheiro, do valor executado.
impossível, pois o contribuinte deverá opor embargos.
inócua, uma vez que o contribuinte não se furtará aos ônus da execução.
possível, e até suspendendo, em face do executado, a ação penal tributária.
possível, mas a suspensão da exigibilidade do débito só se fará mediante prova do depósito integral do seu valor.
Assinale a alternativa que estiver em consonância com as disposições da lei que rege o procedimento da execução fiscal.
Em sede de execução fiscal, a penhora deve obedecer estritamente à ordem estabelecida em lei, não podendo recair sobre plantações.
A garantia da execução, por meio de depósito em dinheiro, fiança bancária ou seguro garantia, produz os mesmos efeitos da penhora.
Em garantia da execução não se admite a indicação à penhora de bens oferecidos por terceiros.
O executado ausente do país será citado por Carta Rogatória endereçada ao Juízo do lugar onde se encontre.
Sendo embargada a execução e não sendo rejeitados os embargos, a Fazenda Pública poderá adjudicar os bens penhorados, antes do leilão, pelo preço da avaliação.
O Estado X ajuizou execução fiscal em face de Caio. Após a sua citação, Caio ofereceu um imóvel em penhora para a garantia da execução e posterior oferecimento dos embargos à execução.
Com base na hipótese apresentada, Caio deverá opor embargos à execução no prazo de
30 dias, contados do oferecimento do bem à penhora.
30 dias, contados da sua intimação da penhora.
45 dias, contados do oferecimento do bem à penhora.
45 dias, contados da sua intimação da penhora.
60 dias, contados do oferecimento do bem à penhora.
Quanto ao rito processual da ação de execução fiscal previsto na Lei n.º 6.830/1980, analise as assertivas abaixo.
I - O executado será citado para, no prazo de 10 (dez) dias, pagar a dívida com os juros e multa de mora e encargos indicados na Certidão de Dívida Ativa, ou garantir a execução.
II - Excepcionalmente, a penhora poderá recair sobre estabelecimento comercial, industrial ou agrícola, bem como em plantações ou edifícios em construção.
III - Recebidos os embargos opostos pelo executado, o Juiz mandará intimar a Fazenda Pública para impugnálos no prazo de 30 (trinta) dias, designando, em seguida, se necessária à instrução da causa, audiência de instrução e julgamento.
IV - A reconvenção oposta pelo executado será processada e julgada com os embargos.
Estão corretas as assertivas
II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
Considerando-se a petição inicial, de acordo com a lei que disciplina a execução fiscal, é correto afirmar que
a produção de provas pela Fazenda Pública depende de requerimento específico.
o valor atribuído à causa deve ser o da dívida constante da certidão, sem os encargos legais que serão atualizados até a data do efetivo pagamento.
a Certidão de Dívida Ativa e a petição inicial não poderão constituir um único documento, dada a natureza jurídica diversa que possuem.
será instruída com a Certidão de Dívida Ativa, que dela fará parte integrante, como se estivesse transcrita.
indicará, apenas, o Juízo ao qual é dirigida e o pedido com seus fatos e fundamentos.
A indústria R S.A., que havia declarado regularmente, mas não havia pagado ICMS no valor de R$ 100.000, ciente de iminente fiscalização, já que havia recebido a visita de auditor fiscal, que, no entanto, não lavrou termo algum, decidiu fazer denúncia espontânea de sua inadimplência, tendo feito acompanhá-la de pedido de parcelamento no qual incluiu o principal e os juros de mora, com o objetivo de ser eximida da multa de mora e de outras penalidades.
Nessa situação hipotética,
Assinale a alternativa correta de acordo com a Lei de Execução Fiscal.
Não são admissíveis embargos do executado antes de garantida a execução.
É vedado à Fazenda Pública adjudicar os bens penhorados.
A alienação de quaisquer bens penhorados será feita por meio de processo licitatório, na modalidade de pregão.
O prazo para oferecimento dos embargos à execução é de dez dias da lavração do auto de penhora.
A juntada aos autos do mandado de citação interrompe a prescrição.
Em consonância com a Lei nº 6.830/80, que dispõe sobre a cobrança judicial da Dívida Ativa da Fazenda Pública, analisar os itens abaixo:
I - O executado só poderá indicar e o terceiro oferecer bem imóvel à penhora com o consentimento expresso do respectivo cônjuge.
II - São absolutamente impenhoráveis as plantações ou edifícios em construção.
III - Em qualquer fase do processo, será deferida pelo juiz ao executado a substituição da penhora por depósito em dinheiro ou fiança bancária, não se admitindo, no entanto, o seguro garantia.
Está(ão) CORRETO(S):
Somente o item I.
Somente o item II.
Somente os itens I e II.
Somente os itens II e III.
Qual o prazo para propor embargos à execução fiscal?
05 (cinco) dias contados da intimação.
30 (trinta) dias contados da intimação da penhora.
10 (dez) dias contados da juntada aos autos do mandado de intimação da penhora.
15 (quinze) dias contados da juntada aos autos do mandado de intimação da penhora.
10 (dez) dias contados da intimação da penhora.
No processo de execução fiscal,
será admitida a reconvenção, a compensação e as exceções, inclusive as de suspeição, incompetência e impedimentos, que serão arguidas como matéria preliminar e serão processadas e julgadas com os embargos.
recebidos os embargos, o Juiz mandará intimar a Fazenda para impugná-los no prazo de 60 (sessenta) dias, designando, em seguida, audiência de instrução e julgamento.
não sendo embargada ou sendo rejeitados os embargos, no caso de garantia prestada por terceiro, será este intimado, sob pena de contra ele prosseguir a execução nos próprios autos, para, no prazo de 15 (quinze) dias, remir o bem, se a garantia for real.
a Fazenda Pública não poderá adjudicar os bens penhorados antes do leilão, pelo preço da avaliação, se a execução não for embargada ou se rejeitados os embargos.
se da decisão que ordenar o arquivamento tiver decorrido o prazo prescricional, o juiz, independentemente da manifestação da Fazenda Pública, deverá, de ofício, reconhecer a prescrição intercorrente e decretá-la de imediato.
Assinale a alternativa correta sobre a execução fiscal.
A citação do devedor interrompe a prescrição.
Não se devem considerar os encargos legais para fixar o valor da causa.
A certidão de dívida ativa poderá ser juntada até a sentença pelo exequente.
O prazo para apresentação dos embargos à execução flui da juntada do mandado de citação.
Compreendem a dívida ativa da fazenda pública os créditos tributários e não tributários.
J. S. ajuizou ação anulatória de débito fiscal e, ao mesmo tempo, realizou o depósito do montante integral do tributo que estava sendo cobrado pela Fazenda Estadual. Nesse caso,
se J. S. não for vitorioso, compete à Fazenda Pública entrar com processo de execução fiscal contra ele.
o depósito efetuado tem o condão de evitar que o Fisco prossiga na cobrança do tributo e ocorra a fluência de juros e imposição de multa.
se J. S. tiver seu pedido julgado improcedente, poderá levantar o depósito efetuado e aguardar a execução fiscal.
o depósito foi efetuado por ser requisito de admissibilidade da ação anulatória.