Questões de Concurso sobre Fundações Públicas (ou Governamentais)

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
287 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

As fundações públicas desempenham um papel importante na administração pública, atuando em diversas áreas de interesse social. Considerando o tema, qual das seguintes afirmações melhor define as características de uma fundação pública no contexto da administração pública brasileira?


A

Entidades com fins lucrativos que atuam sob a supervisão direta do Presidente da República.


B

Órgãos sem autonomia administrativa ou financeira, integrados diretamente à estrutura do governo.


C

Instituições de direito privado financiadas exclusivamente por recursos do tesouro nacional.


D

Entidades de direito público ou privado, criadas por lei, com patrimônio próprio destinado a uma finalidade específica.


E

Associações civis sem fins lucrativos que recebem delegação do poder público para execução de serviços públicos.

São pessoas jurídicas de direito público interno, instituídas por lei específica mediante a afetação de um acervo patrimonial do Estado a uma dada finalidade pública, como Funai, Funasa, IBGE, entre outros. A qual entidade da Administração Pública indireta o texto se refere?


A

Autarquias.


B

Sociedades de economia mista.


C

Empresas públicas.


D

Fundações públicas.

As fundações públicas são entidades criadas para:


A

Exercer atividades econômicas lucrativas.


B

Realizar funções administrativas complexas e burocráticas.


C

Atuar em áreas de relevância social, como educação e saúde.


D

Fiscalizar e desregular serviços públicos.

Analise as afirmativas a seguir.


I- As agências executivas são autarquias ou fundações públicas qualificadas como agência, desde que preenchidas algumas condições, e exercem as atividades com maior eficiência e redução de custos.

II- As agências reguladoras objetivam controlar os particulares, enquanto as agências executivas exercem a atividade estatal.

III- As autarquias possuem como característica a impenhorabilidade, ou seja, seus bens não podem ser penhorados para pagamento de dívidas, ainda que não haja dinheiro em caixa.

IV- As agências reguladoras têm natureza especial caracterizada pela ausência de tutela ou de subordinação hierárquica.

V- Uma diferença entre empresas públicas e sociedades de economia mista é o fato de que esta é constituída sob a forma de Sociedade Anônima e aquela admite qualquer forma jurídica.

VI- Diferente das fundações privadas, as fundações instituídas pelo Poder Público não se submetem ao controle realizado pelo Ministério Público.


Estão CORRETAS as afirmativas


A

I, III e V, apenas.


B

I, II, III e IV, apenas.


C

II, III e IV, apenas.


D

III, V e VI, apenas.


E

I, II, III, IV e V.

As fundações são entidades dotadas de personalidade jurídica de direito privado, criadas em virtude de lei, as quais possuem a mesma natureza jurídica das autarquias e são chamadas de fundações autárquicas.


C

Certo


E

Errado

Em relação aos conhecimentos sobre Fundação Pública, assinale a alternativa correta:


A

As fundações públicas do terceiro setor têm natureza jurídica de direito privado, sendo instituídas exclusivamente por recursos privados.


B

As fundações públicas do terceiro setor são entidades sem fins lucrativos que atuam exclusivamente na esfera privada, sem qualquer vinculação ou parceria com o poder público.


C

As fundações públicas do terceiro setor são criadas por iniciativa do Estado, visando à execução de atividades de interesse público, e podem receber recursos públicos para consecução de seus objetivos.


D

As fundações públicas do terceiro setor são estruturadas como empresas privadas, com finalidade lucrativa, atuando na busca de resultados financeiros para sustentação de suas atividades sociais.


E

As fundações públicas do terceiro setor têm autonomia total em relação ao Estado e não precisam prestar contas de suas atividades ou receber orientações do poder público.

Considerando os temas Centralização e Descentralização da atividade administrativa do Estado, Administração Pública Direta e Indireta, Autarquias, Fundações Públicas, Empresas Públicas, Sociedades de Economia Mista, Organizações Sociais e Contratos de Gestão, analise as seguintes afirmações, levando em conta as normas vigentes e a doutrina majoritária no Brasil:


I - A Descentralização é a técnica de cumprimento de competências administrativas as quais são distribuídas a pessoas jurídicas autônomas, criadas pelo Estado para tal desígnio, como, por exemplo, autarquias e fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista.

II - Autarquias são pessoas jurídicas de direito público que executam atividade peculiar de Estado, com atuação livre, mas limitadas administrativamente à lei específica que as criou. Possuem patrimônio próprio, são beneficiadas pela imunidade tributária recíproca e possuem regime de pessoal do tipo misto (servidores estatutários ou celetistas).

III - Contrato de Gestão, no direito brasileiro, serve tanto para o contrato firmado entre a Administração Pública e as chamadas Organizações Sociais (regulamentadas pela Lei Federal nº 9.637/1998), quanto para o contrato firmado entre a Administração Pública Direta e dirigente de entidades da Administração Indireta ou órgãos da própria Administração Direta, sendo que este último tipo também é denominado Contrato de Desempenho, nos termos do § 8º do artigo 37 da CF/1988, introduzido pela EC nº 19/1998 c/c Lei Federal nº 13.934/2019.

IV – As Fundações Públicas, ao contrário das Fundações governamentais de Direito Privado, são pessoas jurídicas de Direito Público, são criadas e suprimidas por lei específica, suas personalidades jurídicas nascem com a entrada em vigor da lei instituidora, são espécie do gênero Autarquia e titularizam serviços públicos.


Assinale a alternativa correta.


A

Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.


B

Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.


C

Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.


D

Todas as afirmativas são verdadeiras.

Conforme o entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ), as fundações públicas


A

possuem personalidade jurídica de direito público ou de direito privado.


B

possuem fins lucrativos.


C

são criadas por lei.


D

são custeadas por recursos próprios, apenas.


E

são subordinadas administrativamente aos ministérios a que estejam vinculadas.

Em relação à Administração Indireta, são características das fundações públicas, EXCETO:


A

Dotação patrimonial, que pode ser inteiramente do Poder Público ou semipública e semiprivada.


B

Personalidade jurídica, pública ou privada, atribuída por lei.


C

Desempenho de atividade atribuída ao Estado no âmbito social.


D

Capacidade de autoadministração.


E

Sujeição ao controle administrativo ou tutela por parte da Administração Direta, nos limites estabelecidos em portaria ou instrução normativa, dispensada a edição de lei sobre o tema.

O CORE-PA é uma pessoa jurídica de direito público, com autonomia, patrimônio e receita próprios, criada por lei para executar atividade típica da Administração Pública de fiscalização do exercício profissional. Diante de tais características, o CORE-PA é considerado.


A

um ente sem personificação.


B

uma empresa pública com personalidade mista.


C

uma fundação com personalidade jurídica de direito privado.


D

uma autarquia com personalidade jurídica de direito público.

Originariamente criadas por particulares, as fundações hoje são também estabelecidas pelo Estado, que podem destinar parte de seus recursos a uma finalidade de caráter social por meio da criação de uma pessoa jurídica. O que caracteriza as fundações públicas de direito privado é o fato de:


A

apresentarem personalidade jurídica de direito público


B

possuírem natureza jurídica de autarquia


C

serem criadas por meio de lei específica


D

serem instituídas pelo Poder Público

Caso um estado da federação tenha criado, por lei específica, pessoa jurídica com autonomia gerencial, orçamentária e patrimonial, com personalidade jurídica própria, para o exercício de atividades típicas da Administração pública, a referida entidade da administração indireta é:


A

uma empresa pública com personalidade jurídica de direito público.


B

uma autarquia com personalidade jurídica de direito público.


C

uma sociedade de economia mista com personalidade híbrida.


D

um órgão público sem personificação.


E

uma fundação com personalidade jurídica de direito privado.

Afrânio, servidor de determinado Conselho de Fiscalização Profissional, se deparou com a seguinte afirmação em um processo administrativo tramitando perante o órgão: “O Conselho, dada sua natureza de autarquia, tem personalidade jurídica de direito privado, necessitando de registro de seus atos constitutivos perante a repartição competente. Sua criação decorre de lei específica, visando à prestação de serviço público específico”. Sobre a assertiva sob análise de Afrânio, é correto afirmar que encontra-se


A

integralmente correta.


B

equivocada, pois a instituição de autarquia não se dá por lei específica, bastando lei autorizadora.


C

equivocada, uma vez que não necessariamente prestará serviço público específico, podendo também explorar atividade econômica.


D

equivocada, no ponto em que menciona que tem personalidade jurídica de direito privado e que necessita de registro de seus atos constitutivos.

A Administração Federal compreende a Administração Direta e Administração Indireta. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) Administração Direta é constituída por serviços integrados na estrutura Administrativa da Presidência da República e Ministérios.

( ) Sociedade de economia mista é uma entidade com personalidade jurídica de direito privado, para exploração de atividade econômica, como sociedade anônima.

( ) Fundações públicas são entidades dotadas de personalidade jurídica de direito público com patrimônio próprio e capital da União.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.


A

V - V - F


B

F - F - F


C

V - V - V


D

F - F - V


E

V - F - F

A pessoa juridica de direito privado, constituída de capital público e privado, denomina-se


A

autarquia.


B

sociedade de economia mista.


C

empresa pública.


D

fundação privada.


E

fundação pública.

As fundações públicas


A

não gozam de imunidade tributária.


B

diferenciam-se das privadas porque, naquelas, a finalidade não é essencial à sua caracterização.


C

são de direito privado, apesar de instituídas pelo poder público, de acordo com a doutrina majoritária.


D

podem ter como finalidade áreas nas quais atuem outros órgãos ou entes da administração pública.


E

adquirem personalidade jurídica com a publicação da lei que as houver instituído.

Ano: 2023
Prova: FCC - TRT 18 - Analista Judiciário - Área Judiciária - Especialidade: Oficial de Justiça Avaliador Federal - 2023

O exercício dos chamados Poderes da Administração deve guardar fundamento legal e observar os princípios que informam sua atuação. Nesse sentido, as


A

autarquias, como pessoas jurídicas sujeitas ao regime jurídico de direito público, são detentoras de poder normativo originário, sendo autorizadas a editar atos para impor e limitar direitos dos administrados.


B

empresas estatais integram a Administração Pública indireta e, como tal, não se sujeitam aos princípios que informam a atuação da Administração direta, não obstante sejam criadas por lei e seu patrimônio esteja sujeito ao regime jurídico de direito público.


C

fundações, ainda que instituídas por lei e mantidas pelo Poder Público, não integram a Administração Pública indireta, sujeitando-se integralmente ao regime jurídico de direito privado.


D

empresas públicas exercem poder de polícia e poder disciplinar de forma inerente à sua natureza jurídica, prescindindo de previsão na respectiva lei criadora daqueles entes.


E

autarquias, como pessoas jurídicas de direito público, podem exercer poder de polícia, observados os limites e campo de atuação constantes da lei que as criou.

As recentes chuvas geraram grande impacto em um conjunto de municípios de um estado. Em resposta à crise, os prefeitos se organizaram para gerenciar conjuntamente recursos emergenciais voltados à realização de obras de longo prazo em encostas e em modernos sistemas de escoamento de águas de forma a evitar futuros desastres.


A organização que apresenta o desenho institucional adequado ao gerenciamento conjunto pelos municípios é


A

a agência executiva.


B

a agência reguladora.


C

o consórcio público.


D

a fundação pública.


E

a organização da sociedade civil de interesse público.

Leila, servidora da prefeitura de Nova Friburgo, se deparou com a seguinte afirmação em expediente que tramita em sua repartição: “A Secretaria Municipal de Cultura é órgão da municipalidade criado pela técnica da descentralização, dotado de personalidade jurídica própria, possuindo, portanto, capacidade processual plena. Por outro lado, a Fundação Dom João VI, fundação pública criada mediante a técnica da desconcentração, não possui personalidade jurídica própria, estando vinculada hierarquicamente à Secretaria de Cultura”. Sobre a afirmativa em análise, é correto afirmar que está


A

integralmente correta.


B

equivocada tanto ao dizer que a Secretaria possui personalidade jurídica própria quanto que a Fundação não a possui.


C

equivocada apenas no que concerne ao trecho que afirma que a Secretaria possui personalidade jurídica própria, pois ela não possui, assim como a Fundação.


D

equivocada apenas no que concerne ao trecho que afirma que a Fundação não possui personalidade jurídica própria, pois ela possui, assim como a Secretaria.

Entre as categorias de entidades que compõem a Administração Indireta, qual é a única que, nos termos da legislação brasileira que as instituiu (Decretos-Leis nº 200/1967 e 900/1969), é criada por lei, sob qualquer uma das formas admitidas em direito, para explorar atividade econômica que o governo tenha que desempenhar por força de conveniência administrativa?


A

Autarquias.


B

Empresas Públicas.


C

Fundações Públicas.


D

Secretarias de Desenvolvimento Econômico.


E

Sociedades de Economia Mista.

   
Gerar simulado