

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.


Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Conforme o art. 37 da Lei 4.320/64, despesas de exercícios encerrados que não se tenham processado na época própria podem ser pagas à conta de:
Restos a pagar processados.
Dotação específica consignada no orçamento.
Créditos suplementares.
Recursos extraordinários.
Uma servidora pública do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas percebe, em janeiro de 2022, que não recebeu auxílio alimentação referente aos últimos 4 (quatro) meses no ano de 2021 e requer, junto à entidade, o pagamento retroativo. Nessa situação, como deverá ser realizado o empenho da despesa para seu pagamento em 2022?
Despesas de exercícios anteriores.
Indenizações e restituições.
Serviços de terceiros.
Auxílio-Alimentação.
Restos a pagar.
Uma despesa ocorrida no ano de 2021 cujos lançamentos em restos a pagar tenham sido cancelados deverá ser lançada em despesas de exercícios anteriores (DEA) caso persista o direito de recebimento pelo credor e o pagamento ocorra no ano de 2022.
Certo
Errado
Segundo a Lei nº 4.320/1964, considerando-se a coincidência entre o exercício financeiro e o ano civil, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
-
( ) As receitas pertencem ao exercício financeiro em que forem arrecadadas.
( ) As despesas empenhadas e não pagas até o final do exercício serão registradas no exercício em que forem efetivamente liquidadas e pagas.
( ) O atendimento de despesas de exercícios anteriores, uma vez reconhecidas, não depende de previsão de crédito específico na lei orçamentária ou de créditos adicionais.
-
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
V, V e F.
V, F e V.
F, V e F.
F, F e V.
V, F e F.
Analise as seguintes afirmativas relacionadas ao processo orçamentário e marque a alternativa correta.
I- Podem ser pagas à conta de Despesas de Exercícios Anteriores os Restos a Pagar com prescrição interrompida.
II- Restos a Pagar são despesas empenhadas, liquidadas e não pagas até 31 de dezembro.
III- Os compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício correspondente poderão ser pagos à conta de Despesas de Exercícios Anteriores.
IV- Os Restos a Pagar se classificam em liquidados e não liquidados.
Somente as afirmativas I e Ill estão corretas.
Somente as afirmativas Il e IV estão corretas.
Somente as afirmativas I, Ill e IV estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
Dadas as afirmativas sobre despesa pública,
I. Os Restos a Pagar, no ano de sua inscrição, são considerados despesas orçamentárias; porém, no ano do seu pagamento, são despesas extraorçamentárias.
II. A Dívida Flutuante inclui os compromissos exigíveis em prazo menor que doze meses, compreendendo, dentre outros, os Restos a Pagar; tais compromissos não precisam de autorização orçamentária para o seu pagamento.
III. Os Restos a Pagar com prescrição interrompida não poderão ser pagos à conta de dotação destinada a atender Despesas de Exercícios Anteriores, visto que houve emissão de empenho no exercício financeiro a que pertence.
IV. Os Restos a Pagar inscritos na condição de não processados e que não forem liquidados serão bloqueados, sem exceção, pela Secretaria do Tesouro Nacional em 30 de junho do segundo ano subsequente ao de sua inscrição.
verifica-se que está(ão) correta(s)
III, apenas.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
De acordo com a Lei nº 4.320/1964, pertencem ao exercício financeiro, respectivamente, as receitas e as despesas nele
previstas e pagas.
recolhidas e fixadas.
arrecadadas e liquidadas.
lançadas e liquidadas.
arrecadadas e empenhadas.
Uma entidade pública inscreveu em restos a pagar despesa ainda não liquidada. No exercício seguinte, essa despesa inscrita em restos a pagar foi cancelada. No ano subsequente ao cancelamento, a entidade pública verificou que o serviço referente aquela despesa tinha sido prestada. Esta situação apresentada refere-se a:
Restos a pagar não processados.
Suprimento de fundos.
Despesas de exercícios anteriores.
Dívida pública mobiliária.
Transferência de capital.
Em relação a Restos a Pagar, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Despesas Empenhadas e Liquidadas, mas não pagas no exercício, são inscritas em Restos a Pagar.
( ) O Pagamento de despesa inscrita em Restos as Pagar independe de autorização orçamentária.
( ) As dívidas de exercícios anteriores, reconhecidas na forma da legislação pelo Ordenador de Despesa e que não forem pagas no exercício, deverão ser inscritas como Restos a Pagar.
( ) É Restos a Pagar Processado o pagamento em janeiro de despesa empenhada em dezembro do ano anterior cuja entrega dos bens tenha ocorrido no mês do empenho da despesa.
( ) São consideradas Restos a Pagar as despesas empenhadas e não pagas até 31 de dezembro do ano seguinte, distinguindo-se as despesas processadas das não processadas.
Marque a sequência correta.
F, V, F, V, F
F, F, V, F, V
V, F, V, F, V
V, V, F, V, F
As despesas de exercícios anteriores
são despesas pagas antecipadamente pelo ente público e que devem ser reconhecidas após o encerramento do exercício.
são originadas quando o valor inscrito em restos a pagar é maior do que o valor real da despesa.
são consideradas despesas extraorçamentárias, porque seu pagamento não corre à custa do orçamento vigente.
correspondem a restos a pagar não processados no exercício anterior e que devem ser pagos no exercício corrente.
podem decorrer de compromissos reconhecidos pelo ente público após o encerramento do exercício ao qual pertencem.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Leia atentamente o enunciado a seguir e assinale a alternativa CORRETA:
As despesas do exercício anterior na forma da lei 4.320/64, dependem de reconhecimento da dívida decorrente de compromissos gerados no exercício financeiro anterior ao ano em que deve ocorrer o efetivo pagamento, na condição em que à época havia crédito próprio e saldo suficiente no orçamento, mas que não tenham sido processados por inexistência, anulação ou falta de emissão de nota de empenho. Desta forma, poderão ser pagas, nos termos da Lei supra, as contas de dotação específica consignada, sempre que possível, na sequência seguinte:
Despesas do exercício anterior – restos a pagar com prescrição interrompida – compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício financeiro
Restos a pagar com prescrição interrompida – Compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício financeiro - Despesas do exercício anterior
Compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício financeiro - Despesas do exercício anterior - Restos a pagar com prescrição interrompida
Restos a pagar com prescrição interrompida - Despesas do exercício anterior - Compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício financeiro
Despesas do exercício anterior - Compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício financeiro - Restos a pagar com prescrição interrompida
De acordo com a Lei nº 4.320/64, sobre as despesas de exercícios anteriores, assinale a alternativa incorreta.
São as despesas a exercícios encerrados, para as quais o orçamento respectivo consignava crédito próprio, com saldo suficiente para atendê-las, que não se tenham processado na época própria
As despesas de exercícios anteriores são extraorçamentárias
Poderão ser pagos à conta de dotação específica consignada no orçamento, discriminada por elementos, obedecida, sempre que possível, a ordem cronológica
São os restos a pagar com prescrição interrompida e os compromissos reconhecidos após o encerramento do exercícios correspondente
A definição do exercício financeiro para as finanças públicas é essencial, na medida em que afeta o reconhecimento das receitas públicas, das despesas e constitui elemento da conceituação de “restos a pagar” e de “despesas de exercícios anteriores”. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
Pertencem ao exercício financeiro as receitas nele lançadas, em respeito ao princípio contábil da competência, mesmo que ainda não arrecadadas e recolhidas.
Pertencem ao exercício financeiro as despesas nele liquidadas, dado ser a liquidação o ato de verificação do direito adquirido pelo credor, tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.
Consideram-se “despesas de exercícios anteriores” (DEA) as despesas empenhadas mas não pagas até o dia 31 de dezembro, distinguindo-se as processadas das não processadas.
É vedado ao titular de Poder contrair obrigação de despesa que não possa ser cumprida integralmente dentro do exercício financeiro, ou que tenha parcelas a serem pagas no exercício financeiro seguinte sem que haja suficiente disponibilidade de caixa.
Consideram-se “restos a pagar” as despesas empenhadas mas não pagas até o último dia de cada exercício financeiro, distinguindo-se as liquidadas (processadas) das não liquidadas (não processadas).
As despesas de exercícios encerrados, para os quais o orçamento respectivo consignava crédito próprio, com saldo suficiente para atendê-las, que não se tenham processado na época própria é denominada de:
Ressarcimento de despesas consignadas no orçamento;
Subvenção de transferência consignada no orçamento;
Aplicação direta consignada no orçamento;
Dotação específica consignada no orçamento.
Conforme artigo 37 da Lei no 4.320/64, um compromisso reconhecido após o encerramento do exercício, a obrigação de pagamento criada em virtude de lei, a exemplo de uma promoção de funcionário público com data retroativa, bem como os Restos a Pagar com prescrição interrompida devem ser contabilizados como despesas
de indenizações.
de restos a pagar.
de capital.
de exercícios anteriores.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
A despesa de servidor com filho nascido em ano anterior e requerimento do benefício do salário-família ocorrido em exercício seguinte será registrada como
despesa do exercício ulterior para a qual o orçamento respectivo consignava crédito próprio com saldo suficiente para atendê-la e que não se tenha processado na época própria.
despesa de exercício anterior, decorrente de compromisso de obrigação de pagamento criado em virtude de lei e reconhecida após o encerramento do exercício.
despesa do exercício ulterior cujo empenho tenha sido considerado insubsistente e anulado no encerramento do exercício correspondente, mas que, dentro do prazo estabelecido, o credor tenha cumprido sua obrigação.
restos a pagar com prescrição interrompida.
despesa cuja inscrição como restos a pagar tenha sido cancelada, mas ainda vigente o direito do credor.
Uma empresa X realiza prestação de serviços a um ente público e tem suas notas de empenho encaminhadas ao setor correspondente para serem processadas. O exercício financeiro termina e não foi realizado o processamento da nota de empenho; quando isto acontece, damos o nome de:
Despesas do exercício anterior.
Despesa fixada.
Restos a pagar.
Despesa privativa liquidada.
Despesa privativa não liquidada.
Algumas situações suscitam dúvidas quanto ao uso do elemento Despesa de Exercícios Anteriores. Assinale a alternativa cuja situação não deve ser classificada como Despesa de Exercícios Anteriores:
Um servidor percebe que não recebe o auxílio alimentação por 10 meses e requere que a entidade realize o pagamento retroativo.
Uma entidade contrata uma prestação de serviços de limpeza para o período de janeiro a outubro, sendo tal despesa empenhada no exercício seguinte à prestação de serviços.
Moradores de uma comunidade solicitam diversas vezes que a prefeitura corte uma árvore; a prefeitura não atende à demanda e a árvore cai em cima de um carro de um cidadão, que pede uma indenização à prefeitura.
Existem restos a pagar com prescrição interrompida em determinado exercício.
Conforme a Lei nº 4.320/64, analise as afirmativas abaixo.
I- Consideram-se Restos a Pagar as despesas empenhadas, mas não pagas até o dia 31 de dezembro distinguindo-se as processadas das não processadas. Os empenhos que sorvem a conta de créditos com vigência plurienal, que não tenham sido liquidados, só serão computados como Restos a Pagar no último ano de vigência do crédito.
II- As despesas de exercícios não encerrados, para as quais o orçamento respectivo consignava crédito próprio, com saldo suficiente para atendê-las, que não se tenham processado na época própria, bem como os Restos a Pagar com prescrição interrompida e os compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício correspondente poderão ser pagos à conta de dotação específica consignada no orçamento, discriminada por elementos, obedecida, sempre que possível, à ordem cronológica.
III- Reverte à dotação a importância de despesa anulada no exercício financeiro; quando a anulação ocorrer após o encerramento deste considerar-se-á receita do ano em que se efetivar.
IV- Os débitos da Fazenda Pública, de natureza tributária ou não tributária, serão escriturados como despesa do exercício em que forem gastos nas respectivas rubricas orçamentárias.
Com base nas informações acima, indique a alternativa correta.
Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III.
Todas as afirmativas estão corretas.
Estão corretas apenas as afirmativas I e III.
Todas as afirmativas estão incorretas.
O orçamento de determinado Estado, ao final do exercício de 2013, consignava crédito próprio, com saldo suficiente para atender as despesas com os serviços prestados, nos meses de novembro e dezembro, na manutenção de elevadores. Considerando que tais despesas foram empenhadas e pagas no mês de fevereiro de 2014, sob o aspecto orçamentário, refere-se ao elemento de despesa utilizado:
93 − Indenizações e Restituições.
39 − Outros Serviços de Terceiros − Pessoa Jurídica.
42 − Auxílios.
52 − Equipamentos e Material Permanente.
92 − Despesas de Exercícios Anteriores.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.