Questões de Concurso sobre Ata

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
470 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Sobre os atos oficiais, assinale a alternativa INCORRETA:


A

Decreto é um ato administrativo de competência exclusiva do chefe do Poder Legislativo, destinado a criar, modificar, limitar ou ampliar uma situação jurídica.


B

Apostila é o aditamento a um ato administrativo anterior, para fins de retificação ou atualização de um documento administrativo ou de um ato normativo.


C

Na ata, não se fazem parágrafos ou alíneas, pois escreve-se tudo seguidamente para evitar acréscimos nos espaços em branco.


D

O atestado difere da certidão por ter natureza declaratória, já que o primeiro afirma alguma ocorrência sobre a qual não consta registro, em caráter permanente, em poder do Estado.

Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira e assinale a alternativa CORRETA:


1. Ata

2. Circular

3. Atestado

4. Certidão


( ) É uma forma multidirecional que possibilita uma instituição dirigirse, ao mesmo tempo, a várias repartições ou pessoas.

( ) É revestida de formalidades legais, através da qual se certifica algo retirado de um outro documento ou livro.

( ) Resumo dos fatos de uma reunião de pessoas ou assembleia para um determinado fim já divulgado.

( ) Uma declaração feita por uma pessoa a favor de outra, procurando atestar uma verdade em que se acredita.


A

4, 2, 3, 1.


B

2, 4, 1, 3.


C

1, 2, 3, 4.


D

4, 3, 1, 2.

O documento adequado para registrar as discussões e deliberações da reunião mencionada no documento hipotético é a ata.

C
Certo

E
Errado

Assinale a alternativa correta que corresponde a estas características: Escrito (a) de forma corrida, sem espaço de parágrafo; não admite rasuras; os erros devem ser corrigidos ao curso do texto usando-se a expressão “digo” seguida da palavra correta; seu registro é manuscrito em livro próprio com páginas numeradas e contendo termo de abertura e termo de encerramento.


A

Ata


B

Relatório


C

Edital


D

Parecer


E

Ofício

Bastante utilizada em organizações públicas, a redação de _______________ representa uma modalidade de comunicação escrita que se caracteriza como um tipo de carta expedida por autoridade pública sobre assunto de ordem administrativa ou predominantemente oficial, em geral, para outra autoridade. O termo que completa corretamente a lacuna acima é:


A

Portarias


B

Decretos


C

Atas


D

Ofícios

Os documentos nos quais são registradas todas as decisões tomadas em reuniões e assembleias, seja em organizações públicas ou privadas, recebem o nome de:


A

Atas


B

Decretos


C

Ofícios


D

Portarias

É um instrumento de comunicação interna, utilizado por diretores e chefes, em uma empresa ou repartição pública, por meio do qual são transmitidas informações ou solicitações de caráter rotineiro:


A

Ata.


B

Circular.


C

Cópia autêntica.


D

Memorando.


E

Apostila.

De acordo com o Manual de Redação Oficial do Município de Canoas (2014) o "documento que registra, sucintamente, mas de forma objetiva, exata e metódica, as ocorrências, deliberações, resoluções, decisões e discussões realizadas em assembleias, sessões e reuniões em geral" é denominado:


A

Atestado.


B

Circular.


C

Formulário.


D

Ata.


E

Certidão.

Ata é um documento que registra resumidamente e com clareza as ocorrências, deliberações, resoluções e decisões de reuniões ou assembleias. Deve ser redigida de maneira que não seja possível qualquer modificação posterior. São exemplos de ata: alteração contratual, alteração de diretoria, entre outros. A ata é constituída das seguintes partes:


I. Abertura: indica a data, horário, local e o nome da entidade que está reunida.

II. Legalidade: declaração de legalidade da reunião por existir quórum, conforme os estatutos. Não havendo quórum, a reunião não poderá ser realizada, mas a ata deverá ser lavrada para que o fato fique registrado.

III. Expediente: registro informativo no qual constam os nomes dos presentes e as ausências justificadas, além de avisos e outros assuntos.

IV. Ordem do dia: parte central do texto que corresponde ao registro das discussões e decisões ocorridas durante uma reunião, devendo ser narrados em ordem cronológica e também registrados os quesitos, a forma de votação e o resultado.

V. Encerramento e desfecho: quando todos os acontecimentos são registrados.


Está correto o que consta em:


A

somente uma das afirmativas.


B

somente duas das afirmativas.


C

somente três das afirmativas.


D

todas.


E

nenhuma.

“Averbação, feita abaixo dos textos ou no verso de decretos e portarias pessoais(nomeação, promoção, ascensão, transferência, readaptação, reversão, aproveitamento, reintegração, recondução, remoção, exoneração, demissão, dispensa, disponibilidade e aposentadoria), para que seja corrigida flagrante inexatidão material do texto original (erro na grafia de nomes próprios, lapso na especificação de datas, etc.), desde que essa correção não venha a alterar a substância do ato já publicado.”


(Manual de Redação da Presidência da República, 18.1)




O texto define:


A

ato normativo.


B

apensamento.


C

apêndice.


D

apostila.


E

ata.

Assinale a alternativa correta.


Ata da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento - CASAN realizada em 01 de dezembro de 2015, - 1. DATA, HORÁRIO E LOCAL - Dia 01 de dezembro de 2015, às 10 horas, na sede social, Av......................, nº............., localizada no Estado de Santa Catarina. 2. PRESENÇA 3. DELIBERAÇÕES. 5 OBSERVAÇÕES FINAIS - Nada mais havendo a tratar, foi lavrada a presente ata, que, lida e achada conforme, vai assinada pelos presentes.


A

A Ata é um resumo falado do que se disse ou se fez na reunião.


B

A Ata deve ser lavrada em livro próprio ou em folhas soltas, de forma que possa incorporar modificações.


C

Na ata, deve-se anotar o assunto principal, o motivo da reunião, o essencial dos assuntos, as decisões e conclusões e nome dos participantes.


D

Na ata, o texto não precisa ser compacto, devendo estar separado por parágrafos.


E

Na ata, deve constar o dia, mês e ano, local da reunião, pessoas presentes, ordem do dia, conclusões e observações finais.

Correspondência empresarial é um conjunto de normas que orientam a elaboração de documentos empresariais destinados a criar, manter ou encerrar transações. Assinale abaixo, quais são esses documentos.


A

Ofício, comunicado, circular.


B

Telegrama, carta de dispensa, aviso.


C

Recibo, atestado, certidão, requerimento.


D

Carta, ata, memorando, aviso, relatório.

Principais componentes de uma ata:


A

Cabeçalho, abertura, legalidade, referencia aos presentes, aprovação da ata anterior.


B

Ordem, pauta, edital de convocação e finalização.


C

Componentes da mesa, pauta, editais diversos e fechamento.


D

Data e hora, pauta, relação de presentes e fecho.


E

Chamada nominal, abertura, aprovação e fechamento.

N. 16-8

De: Chefe Administrativo

Para: Auxiliar Administrativo

Comunicamos que já providenciamos um técnico para o conserto e posterior configuração do computador.

18 de abril de 2016

(Rubrica)

O modelo de documento refere-se a


A

ata.


B

ofício.


C

resolução.


D

declaração.


E

memorando.

A ata é um documento em que se registram, resumidamente, as ocorrências de uma reunião de pessoas para determinado fim.

São elementos constitutivos de uma ata, EXCETO


A

nome e sobrenome das pessoas presentes.


B

assuntos tratados.


C

parágrafos numerados.


D

assinatura dos participantes da reunião.

A ata é um registro em que se relata o que ocorreu numa reunião e nela deve(m) constar elemento(s) importante(s). Considerando essa afirmativa, assinale (V) para as alternativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.


( ) As assinaturas dos participantes.

( ) O local da reunião.

( ) O fecho de cortesia.

( ) A ordem do dia.


Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.


A

V – V – V – V.


B

F – V – F – V.


C

V – F – F – F.


D

V – V – F – V.


E

F – F – F – F.

Analise as afirmativas sobre a Ata:


I- Ata é um registro escrito sobre todos os acontecimentos e assuntos debatidos durante uma reunião ou outro tipo de assembleia.

II- A ata se configura como uma modalidade textual da linguagem escrita, utilizada principalmente a nível profissional para manter o registro de decisões e argumentos que foram previamente apresentados durante as reuniões.

III- Por ter uma utilização formal, as atas apresentam um conjunto de normas de produção, que constituem a chamada “redação técnica”.


Está correto o que se afirma em:


A

Apenas I


B

Apenas II


C

Apenas III


D

Apenas I e II


E

Todas as afirmativas

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado