Questões de Concurso sobre Circular

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
166 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

É um gênero de texto empresarial, veiculado dentro da instituição. Por meio desse formato, as empresas transmitem uma mensagem a todos os seus funcionários. Como se chama esse tipo de documento?


A

Carta.


B

Parecer.


C

Circular.


D

Telegrama.

Analise as assertivas a seguir, e marque V para VERDADEIRO e F para FALSO.


( ) Ata é uma comunicação escrita curta e informal, que é usada para transmitir informações ou instruções entre funcionários de uma mesma empresa ou organização. A Ata geralmente é escrita em linguagem simples e direta e deve ser clara e concisa.

( ) Circular é uma comunicação escrita que é enviada para um grupo de pessoas. A circular geralmente é usada para transmitir informações ou instruções importantes que devem ser conhecidas por todos os destinatários.

( ) Ofício é uma comunicação escrita formal, que é usada para transmitir informações ou instruções entre pessoas ou organizações diferentes. O ofício geralmente é escrito em linguagem mais formal que o memorando, e deve ser claro, objetivo e conciso.

( ) Edital é um documento público que anuncia um evento, concurso ou processo de seleção. O edital deve conter todas as informações relevantes sobre o evento, concurso ou processo de seleção, como data, hora, local, requisitos e procedimentos.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


A

V, V, F, F


B

V, F, V, F


C

F, V, V, V


D

V, F, F, F

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (2002), o instrumento por meio do qual as autoridades expedem instruções sobre a organização e o funcionamento de serviços e praticam outros atos de sua competência, constituídos de preâmbulo e corpo, é a (o):


A

circular


B

portaria


C

memorando


D

formulário operacional

Quando um órgão envia o mesmo ofício para mais de um órgão receptor, utiliza-se o:


A

Ofício Circular.


B

Ofício Coletivo.


C

Ofício Conjunto.


D

Ofício Conjunto Circular.


E

Ofício Circular Coletivo.

Qual é o nome do documento da Correspondência Oficial que é um documento interno enviado aos órgãos interessados composto por um pedido, dando responsabilidade a um cumprimento?


A

Circular


B

Ofício


C

Ata


D

Requerimento

Considerando-se a classificação dos atos administrativos quanto à forma, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


(1) Decreto.

(2) Resolução e portaria.

(3) Circular.


(_) Atos gerais ou individuais emanados de autoridades outras que não o Chefe do Executivo.

(_) Atos gerais ou individuais emanados do Chefe do Executivo.

(_) Instrumento para transmitir ordens internas uniformes aos subordinados.


A

1 - 2 - 3.


B

3 - 2 - 1.


C

2 - 3 - 1.


D

2 - 1 - 3.


E

1 - 3 - 2.

Associe os tipos de correspondência a seguir com a descrição de uma situação em que se aplicam.


I. Memorando

II. Circular

III. Declaração


1. parecer baseado na idoneidade de quem o elabora

2. comunicação de forma rápida e direta para alguém próximo, em caráter informal

3. aviso transmitido a diversas pessoas


A associação correta é:


A

I - 1; II - 2; III - 3.


B

I - 1; II - 3; III - 2.


C

I - 2; II - 3; III - 1.


D

I - 2; II - 1; III - 3.


E

I - 3; II - 2; III - 1.

Conforme orientações dadas através do Manual de Redação da Presidência da República, analise as informações seguintes:


I.Existem dois tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma.

II.Nestes dois tipos de redação adota-se uma diagramação única.


As informações contêm dados referentes às redações:


A

Certidão e Ata.


B

Memorando e Circular.


C

Portaria e Atestado.


D

Ofício e o memorando.


E

Carta comercial e Ofício.

Sobre as definições dos atos oficiais é INCORRETO:


A

Alvará é a declaração feita por escrito objetivando comprovar ato ou assentamento constante de processo, livro ou documento que se encontre em repartições públicas.


B

Circular aplica-se aos documentos para vários destinatários, gerando ou não numeração específica, segundo a unidade emitente.


C

Decretos, em sentido próprio e restrito, são os atos administrativos da competência exclusiva dos chefes do Executivo, destinados a prover situações gerais ou individuais, abstratamente previstas de modo expresso, explícito ou implícito pela legislação.


D

Ata é o instrumento utilizado para o registro expositivo dos fatos e deliberações ocorridos em uma reunião, sessão ou assembleia.


E

Requerimento é o instrumento por meio do qual o interessado requer a uma autoridade administrativa um direito do qual se julga detentor.

Acerca da redação de atas, cartas, ofícios, memorandos, certidões, declarações, sinopses e comunicações internas, leia atentamente:


"É uma carta destinada a funcionários de um determinado setor, remetida pelo chefe da repartição ou do departamento. Tem o objetivo de transmitir normas, ordens, avisos, pedidos, ou seja, de delimitar comportamentos e homogeneizar condutas de um grupo de pessoas."


O excerto acima refere-se à(ao):


A

Ofício.


B

Carta.


C

Memorando.


D

Circular.

Adotada no serviço público estadual, é uma comunicação emitida por titulares de órgãos públicos, entidade de classe ou agremiativa, destinada a prestar esclarecimento ao público e firmar posição da instituição acerca de determinado fato. Pode ser publicada ou não pelos meios de comunicação. Essa definição é de um(a):


A

circular.


B

portaria.


C

edital.


D

nota oficial.


E

despacho.

O Técnico Administrativo da escola ficou responsável em realizar o registro dos eventos importantes de uma reunião que aconteceria com o conselho da escola. O documento preenchido pelo funcionário trata-se de uma:


A

Circular.


B

Ata.


C

Escritura.


D

Ocorrência.


E

Ofício.

Os documentos oficiais são feitos no contexto das atividades administrativas de uma instituição. Entre estes, qual deles tem como uma de suas principais funções, historiar e traçar um painel cronológico da vida de uma empresa, associação ou instituição?


A

Memorando


B

Circular


C

E-mail


D

Atestado


E

Ata

O documento cuja mensagem é endereçada automaticamente a diversos destinatários para transmitir avisos, ordens ou instruções é chamado de


A

petição.


B

termo.


C

certidão.


D

circular.

Os documentos podem ser classificados de diversas formas, com base em uma ou mais de suas características. Por exemplo, pode-se utilizar como base a espécie documental. Nesse sentido, quantos dos seguintes itens podem ser considerados como espécies de documentos? I. Ofício; II. Atestado; III. Certidão; IV. Circular; V. Memorando; VI. Ata.


A

Nenhum deles.


B

Apenas 1 deles.


C

Entre 2 e 3 deles.


D

Entre 4 e 5 deles.


E

Todos os 6.

   
Gerar simulado