Questões de Concurso sobre Legislação Educacional

 
 
Disciplina 1
Assunto 84
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.364 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Na relação de ensino estabelecida na sala de aula o professor precisa ter o entendimento de que ensinar não é simplesmente transferir conhecimento, mas sim possibilitar ao aluno momentos de reelaboração do saber dividido, permitindo o seu acesso crítico a esses saberes e contribuindo para sua atuação como ser ativo e crítico no processo histórico-cultural da sociedade.


De fato, este é o verdadeiro papel do professor mediador que almeja por meio da sua ação pedagógica:


A

Ensinar os conhecimentos elaborados nas universidades e assim contribuir na formação de uma sociedade passiva.


B

Ensinar os conhecimentos construídos e elaborados pela humanidade ao longo da história e assim contribuir na formação de uma sociedade pensante.


C

Transmitir os conhecimentos construídos e elaborados pela ciência ao longo da história e assim contribuir na formação de uma sociedade científica.


D

Fortalecer os conhecimentos dos livros didáticos e assim contribuir na elaboração de currículos acríticos.

Assinale a alternativa correta de acordo com as proposições. Quais são as categorias da avaliação escolar, na Rede Municipal de Educação de Gaspar, de acordo com a Proposta Curricular?


I. Contínua.

II. Cumulativa.

III. Processual.

IV. Quantitativa.

V. Segregadora.


Assinale a sequência correta:


A

Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.


B

Somente a assertiva III está correta.


C

As assertivas I, II, III, IV e V estão corretas.


D

Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.

Unidade temática, na qual são fundamentais as ideias matemáticas de equivalência, variação, interdependência e proporcionalidade, refere-se ao campo da Matemática que desenvolve e utiliza modelos matemáticos compostos com letras e outros símbolos para o cálculo, a análise e a compreensão de relações existentes entre grandezas.


A

Probabilidade e Estatística.


B

Grandezas e Medidas.


C

Números.


D

Álgebra.


E

Geometria.

Em consonância com os dispositivos normativos legitimados pelo Art. 214 da Constituição Federal, a Lei nº 2.713, de 23 de junho de 2015 para o decênio 2015- 2025 estabelece o Plano Municipal de Educação de Petrolina - PME, cuja execução e cumprimento de suas metas são objeto de monitoramento contínuo de avaliações periódicas realizadas por instâncias com incumbências referidas no supracitado artigo.


Disponível em: http://www.doem.org.br/pe/petrolina. Acesso em: 23 abr.2021. Com relação às instâncias e suas competências, avalie as afirmações a seguir:


I. No que tange ao cumprimento das metas do PME constitui uma das competências das instâncias divulgar os resultados do monitoramento e das avaliações nos respectivos sítios institucionais da internet.

II. Em conformidade com os dispositivos da lei não é atribuição das instâncias avaliadoras analisar e propor a revisão do percentual de investimento público em educação.

III. Entre as instâncias em regime de colaboração com a gestão municipal no que concerne a avaliação e monitoramento do PME está incluída a Comissão de Educação da Câmara Municipal de Vereadores.

IV. Compete ao Conselho Municipal de Educação promover a articulação das conferências municipais de educação com as conferências estadual e nacional da educação.

V. Analisar e propor políticas públicas para assegurar a implementação das estratégias e o cumprimento das metas constitui umas das competências das instâncias responsáveis pela execução e cumprimento das metas do PME.


É correto apenas o que se afirma em:


A

I, III e V.


B

I, II e IV.


C

II, IV e V.


D

II, III e IV.


E

I, II e III.

Por determinação de sua Lei Orgânica, o município de Blumenau deve organizar os sistemas de ensino, articulado com o sistema estadual, fixando-lhe as diretrizes em lei e garantindo, entre outros:


A

O atendimento educacional especializado aos estudantes que não são pessoas com deficiência.


B

O ensino fundamental gratuito, exceto para aqueles que não tiveram acesso na idade própria.


C

O ensino religioso, de matrícula obrigatória, que constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.


D

O acesso do estudante aos ensinos médio e superior.


E

O atendimento ao estudante no ensino fundamental, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde, especialmente nas regiões carentes urbanas e rurais.

Assinale a alternativa correta, considerando o tema “Concepções de Linguagem”.


A

A linguagem deve ser compartimentada em duas partes indissociáveis: a língua e a escrita.


B

O objetivo da linguagem está centrada apenas na interação dos membros de uma comunidade.


C

A instituição escolar tem como um de seus deveres fundamentais capacitar os alunos para o uso da norma-padrão da língua, sem dar importância dos estudos acerca da variação linguística na sala de aula.


D

De modo geral, a linguagem está presente em toda nossa vida, ou seja, nos constituímos como sujeitos na e pela linguagem, sendo ela indissociável do ser humano.


E

A aplicabilidade do ensino de língua portuguesa, de acordo com as concepções que norteiam o percurso teórico-metodológico do professor em sala de aula, deve seguir apenas a variação linguística.

Assinale a alternativa correta acerca da Lei 9394/1996 – que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional:


A

Na educação básica, a carga horária mínima anual será de oitocentas horas para o ensino fundamental e para o ensino médio, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver;


B

Na educação básica, a carga horária máxima anual será de oitocentas e setenta horas para o ensino fundamental e para o ensino médio, distribuídas por um mínimo de cento e oitenta dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver;


C

Na educação básica, a carga horária mínima anual será de oitocentas horas para o ensino fundamental e novecentas horas para o ensino médio, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, incluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver;


D

Na educação básica, a carga horária mínima anual será de oitocentas horas para o ensino fundamental e para o ensino médio, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, incluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver;

Complete o excerto abaixo extraído da Base Nacional Comum Curricular (2017):


Ao longo da Educação Básica – na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio –, os alunos devem desenvolver ________________ da Educação Básica, que pretendem assegurar, como resultado do seu processo de aprendizagem e desenvolvimento, uma formação humana integral que vise à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.


Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.


A

as capacidades motoras primárias


B

os cinco eixos estruturantes


C

as cinco habilidades manuais específicas


D

as seis capacidades formativas de maneira linear


E

as dez competências gerais

Conforme a LDB, oss Municípios estão incumbidos a:


A

Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados.


B

Administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros.


C

Velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente.


D

Prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento.


E

Notificar ao Conselho Tutelar do Município a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de 30% (trinta por cento) do percentual permitido na LDB.

Analise as afirmativas a seguir:

I. O direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores, é garantido às crianças e adolescentes brasileiros por meio da legislação vigente.

II. A igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola é um direito das crianças e adolescentes brasileiros, garantido a partir dos nove anos de idade, apenas.


Marque a alternativa CORRETA:


A

As duas afirmativas são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.


D

As duas afirmativas são falsas.

Para o PCN de Matemática, o educador deve refletir sobre o que é possível fazer para sanar os problemas que dificultam a aprendizagem dos alunos. Os alunos devem ampliar os significados que possuem acerca dos números e das operações, buscando relações existentes entre eles. (...) O estudo dos fenômenos relacionados ao ensino e à aprendizagem da Matemática pressupõe a análise de variáveis envolvidas nesse processo - aluno, professor e saber matemático, assim como das relações entre elas.


(http://portal.mec.gov.br/seb/https://arquivos.infra-questoes.grancursosonline.com.br/arquivos/pdf/livro03.pdf) - (p.25)


Numa reflexão sobre o ensino da Matemática é de fundamental importância ao professor:


I.Identificar as principais características dessa ciência, de seus métodos, de suas ramificações e aplicações.

II.Conhecer a história de vida dos alunos, sua vivência de aprendizagens fundamentais, seus conhecimentos informais sobre um dado assunto, suas condições sociológicas, psicológicas e culturais.

III.Ter clareza de suas próprias concepções sobre a Matemática, uma vez que a prática em sala de aula, as escolhas pedagógicas, a definição de objetivos e dos conteúdos de ensino e as formas de avaliação estão intimamente ligadas a essas concepções.


Estão CORRETOS:


A

II e III apenas.


B

I, II e III.


C

I e II apenas.


D

I e III apenas.

Considerando os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), assinale a alternativa que NÃO apresenta uma boa explicação sobre os múltiplos conceitos e tipos de "tempo".


A

O tempo precisa ser compreendido como um objeto de cultura, um objeto social construído pelos povos, como no caso do tempo cronológico e astronômico (sucessão de dias e noites, de meses e séculos).


B

O tempo histórico utiliza o tempo institucionalizado (tempo cronológico) e o transforma à sua maneira.


C

O tempo histórico não utiliza o calendários, pois tem como foco a ideia de diferentes níveis e ritmos de durações temporais.


D

O tempo pode ser apreendido a partir de vivências pessoais, pela intuição, como no caso do tempo biológico (crescimento, envelhecimento) e do tempo psicológico interno dos indivíduos (ideia de sucessão, de mudança).

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), são objetivos de História para o segundo ciclo, EXCETO:


A

Compreender que as melhorias nas condições de vida, os direitos políticos, os avanços técnicos e tecnológicos e as transformações socioculturais são conquistas decorrentes de conflitos e acordos que ainda não são usufruídas por todos os seres humanos e, dentro de suas possibilidades, empenhar-se em democratizá-las.


B

Valorizar as ações coletivas que repercutem na melhoria das condições de vida das localidades.


C

Reconhecer algumas relações sociais, econômicas, políticas e culturais que a sua coletividade estabelece ou estabeleceu com outras localidades, no presente e no passado.


D

Identificar as ascendências e descendências das pessoas que pertencem à sua localidade, quanto à nacionalidade, etnia, língua, religião e costumes, contextualizando seus deslocamentos e confrontos culturais e étnicos, em diversos momentos históricos nacionais.

O componente curricular de Língua Portuguesa assume, no Currículo da Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino de Blumenau, _________________ como central à articulação das práticas de linguagem em sala e se sustenta na acepção de linguagem concernente à do Círculo de Bakhtin.


Nessa perspectiva teórica, linguagem é compreendida no contexto da cadeia da comunicação humana, na necessidade de sujeitos, socialmente constituídos, de se comunicarem (ALMEIDA, 2019).


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna no excerto é:


A

a linguagem


B

o texto-enunciado


C

o conhecimento


D

o letramento


E

a alfabetização

Ano: 2021
Prova: AMEOSC - Prefeitura - Professor - Área: Educação Infantil - 2021

As tendências pedagógicas definem o papel do homem e da educação no mundo, na sociedade e na escola, o que repercute na prática docente em sala de aula graças a elementos constitutivos que envolvem o ato de ensinar e de aprender.


Qual tendência foi proposta por Paulo Freire que orienta práticas não-formais de educação e objetivava um ensino voltado para a denúncia dos meios de opressão da classe dominante?


A

Pedagogia Progressista Libertária.


B

Pedagogia Progressista Crítico-Social dos Conteúdos.


C

Pedagogia Liberal Renovada.


D

Pedagogia Progressista Libertadora.

A educação íntegra e a escola em tempo integral têm objetivos e finalidades similares e culminam na formação integral do indivíduo.


C

Certo


E

Errado

A Lei nº 11.274, de 6 de fevereiro de 2006 preconiza o Ensino Fundamental de nove anos, com matrícula obrigatória a partir dos seis anos de idade, conjugada com a Resolução CEB/CNE nº 5, de 17 de dezembro de 2009, que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.


Essa lei especifica que devem ser matriculadas no Ensino Fundamental as crianças que completarem seis anos de idade até:


A

31 de dezembro do ano letivo anterior.


B

31 de março.


C

o início do ano letivo.


D

o final do primeiro semestre do ano letivo.

A meta 5 (cinco) do Plano Nacional de Educação (PNE Lei 13.005/2014) prevê alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental criando assim diversas estratégias, EXCETO:


A

Instituir instrumentos de avaliação nacional periódicos e específicos para aferir a alfabetização das crianças, aplicados a cada ano, bem como estimular os sistemas de ensino e as escolas a criarem os respectivos instrumentos de avaliação e monitoramento, implementando medidas pedagógicas para alfabetizar todos os alunos e alunas até o final do terceiro ano do ensino fundamental.


B

Selecionar, certificar e divulgar tecnologias educacionais para a alfabetização de crianças, assegurada a diversidade de métodos e propostas pedagógicas, bem como o acompanhamento dos resultados nos sistemas de ensino em que forem aplicadas, devendo ser disponibilizadas, preferencialmente, como recursos educacionais abertos.


C

Apoiar a alfabetização de crianças do campo, indígenas, quilombolas e de populações itinerantes, com a produção de materiais didáticos específicos, e desenvolver instrumentos de acompanhamento que considerem o uso da língua materna pelas comunidades indígenas e a identidade cultural das comunidades quilombolas.


D

Ofertar a alfabetização para pessoas com deficiência, considerando as especificidades passivas, inclusive a alfabetização do braile de pessoas cegas, com estabelecimento de terminalidade temporal.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado