Questões de Concurso sobre Memorando

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
650 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O memorando oficial é um documento destinado eminentemente ao público interno.


Sobre as técnicas de comunicação e redação, assinale a alternativa correta.


A

Ambos, emissor e destinatário, devem ser mencionados no rodapé.


B

O memorando se caracteriza pela morosidade e complexidade burocrática na sua elaboração.


C

O assunto serve para esclarecer o grau de urgência da comunicação.


D

O teor da comunicação é mencionado ao final do documento.


E

O destinatário da comunicação deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.

O memorando é um documento oficial utilizado principalmente para:


A

Solicitar a contratação de novos funcionários.


B

Comunicar decisões ou instruções dentro de uma mesma entidade.


C

Solicitar apoio de empresas privadas.


D

Enviar informações para o público externo.

A terceira edição do Manual de Redação da Presidência da República (2018) instituiu o Padrão Ofício em substituição a três tipos de expedientes oficiais que se diferenciavam antes pela finalidade do que pela forma.


Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE esses três tipos de expediente.


A

Aviso, Memorando e Exposição de Motivos.


B

Aviso, Ofício e Memorando.


C

Ofício, Memorando e Mensagem.


D

Ofício, Mensagem e Correio Eletrônico (e-mail).

No desempenho das atividades executadas pelo grupo de trabalho do qual você participa na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), você foi encarregado de elaborar uma exposição para apresentar o essencial de suas atividades. Nesse caso, o documento que deve ser elaborado é um(a)


A

relatório.


B

memorando.


C

declaração.


D

atestado.

Leia e analise a afirmativa a seguir.


Os documentos oficiais utilizados no contexto escolar, como certidões, ofícios, memorandos e atas, possuem estrutura e finalidades específicas que devem ser rigorosamente seguidas para garantir sua validade e eficácia. Um(a) __________ é um documento utilizado para a comunicação entre unidades administrativas internas, caracterizado por sua simplicidade e objetividade, enquanto um(a) __________ é um documento que atesta a veracidade de um fato constante em registros ou documentos públicos, sendo emitida por autoridade competente.


Marque a opção que preenche CORRETA e respectivamente as lacunas.


A

memorando / certidão


B

ata / declaração


C

ofício / declaração


D

ata / certidão


E

memorando / ofício

Nos documentos oficiais, anteriormente, havia tipos de expedientes que se diferenciavam antes pela finalidade do que pela forma. Com o objetivo de uniformizá-los, passou-se a adotar nomenclatura e diagramação únicas, que seguem o que chamamos de padrão:


A

memorando.


B

ofício.


C

circular.


D

aviso.

Até a segunda edição do Manual de Redação da Presidência da República, havia três tipos de expedientes que se diferenciavam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Na nova edição do Manual de Redação da Presidência da República (2018), ficou abolida essa distinção e se passou a utilizar, nas três hipóteses, o termo:


A

Aviso.


B

Memorando.


C

Ofício.


D

Requerimento.


E

Ato.

Leia o caso hipotético a seguir para responder à questão.


No dia 12 de fevereiro de 2024, a Secretaria de Saúde do Município de São Bento precisou comunicar rapidamente a todas as unidades de saúde sobre a nova política de vacinação contra a gripe, que será implementada a partir do dia 15 de agosto de 2024. O Secretário de Saúde, Dr. Marcos Pereira, determinou que todas as unidades devem ajustar seus cronogramas e estoques de vacinas de acordo com as novas diretrizes. Para garantir que todas as unidades de saúde recebam a comunicação de maneira rápida e eficiente, Dr. Marcos Pereira decidiu utilizar um documento formal que pudesse ser enviado diretamente aos responsáveis pelas unidades, dentro da estrutura da Secretaria de Saúde.


Com base no caso concreto apresentado, qual é o nome correto do documento que deve ser redigido pelo Secretário de Saúde para estabelecer rápida comunicação entre os departamentos sobre a nova política de vacinação?


A

Ata.


B

Circular.


C

Relatório.


D

Memorando.

Uma empresa precisa melhorar sua comunicação interna e externa por meio de documentos formais. O gerente de operações está revisando os tipos de correspondências administrativas que a empresa deverá utilizar para se comunicar com clientes, fornecedores e funcionários, bem como a forma que esses documentos devem ser organizados e arquivados para garantir a sua rastreabilidade e integridade. Considerando o contexto, analise as afirmativas a seguir.


I. O memorando é um tipo de comunicação formal e interna, utilizado para troca de informações entre departamentos de uma organização.

II. A circular é um documento administrativo usado para comunicação interna ou externa, com o objetivo de transmitir a mesma mensagem a várias pessoas simultaneamente.

III. O telegrama é uma forma de correspondência comercial utilizada principalmente em situações que exigem rapidez e formalidade, com mensagens curtas e objetivas.

IV. O requerimento é um tipo de documento utilizado para solicitar formalmente algo, geralmente dirigido a uma autoridade ou setor responsável por decisões administrativas.


Está correto o que se afirma em


A

I, II, III e IV.


B

II e III, apenas.


C

III e IV, apenas.


D

I, II e IV, apenas.

A Prefeitura Municipal através de seu executivo o Senhor Prefeito pretende convocar audiência pública para que os munícipes opinem sobre assuntos e ações de interesse da Cidade. Qual forma de convocação deve ele fazer para reunir os interessados?


A

Edital.


B

Carta.


C

Convite.


D

Requerimento.


E

Memorando.

Considere as afirmativas a seguir.


I. Ofício é um documento de circulação interna, servindo para que determinado setor da organização passe informações a outros.

II. Requerimento é um documento adequado para que providências sejam solicitadas a uma autoridade pública.

III. Ata é um registro dos eventos que ocorreram em uma reunião.

IV. Memorando é um documento de circulação externa, servindo para que pessoas e/ou instituições recebam informações úteis.


Sobre os tipos de redação organizacional, é correto afirmar que


A

I e II estão corretas.


B

I, III e IV estão corretas.


C

II e III estão corretas.


D

apenas IV está correta.

A redação oficial, utilizada nos diversos órgãos públicos, deve seguir princípios básicos de clareza, objetividade e impessoalidade. Até a segunda edição do Manual de redação da Presidência da República, havia três tipos de expedientes que possuíam o mesmo formato, mas com finalidades diferentes: o ofício, o aviso e o memorando. Na nova edição, ficou abolida essa distinção e passou-se a utilizar o termo __________ nas três hipóteses.


Assinale a alternativa que preenche a lacuna acima de forma CORRETA.


A

Aviso


B

Memorando


C

Portaria


D

Relatório


E

Ofício

Paulo, Analista Legislativo, precisa redigir um memorando interno para informar seus colegas sobre uma nova diretriz da Câmara. Qual das seguintes características é típica de um memorando?


A

É restrito ao uso do Poder Judiciário.


B

Serve para tratar de assuntos de menor relevância, como decisões administrativas simples.


C

Deve ser utilizado para comunicação externa.


D

Pode ser assinado por qualquer servidor, independentemente do cargo.


E

Possui linguagem formal, mas objetiva e sucinta.

É o registro claro e preciso das ocorrências de uma reunião, assembleia ou convenção. O que a torna um texto oficial é o fato de que, após aprovada, para efeitos legais, assume a condição de documento.


O texto acima se refere a qual tipo de documento oficial?


A

Edital.


B

Ata.


C

Memorando.


D

Ofício.

Quanto ao destino e procedência podemos classificar a correspondência em externa e interna. Por externa entende-se aquela correspondência trocada entre uma instituição e outras entidades e/ou pessoas físicas. Já interna é a correspondência trocada entre órgãos de uma mesma instituição.


Assinale a alternativa que apresenta corretamente um tipo de correspondência interna.


A

Ofício


B

Carta


C

Telegrama


D

Memorando


E

Post em redes sociais

No Manual de Redação da Presidência da República do Brasil, são frequentemente encontrados diferentes gêneros textuais. Qual dos seguintes não é um gênero textual comum neste manual?


A

Decreto.


B

Portaria.


C

Memorando.


D

Declaração.


E

Lei.

Leia o enunciado abaixo e assinale a alternativa que apresenta corretamente a palavra que completa a lacuna:


A __________ é um documento que consiste em registro sucinto escrito de acontecimentos e/ou decisões de uma reunião e deve ser elaborada de forma a impedir alterações posteriores. Pode ser assinada apenas pelo secretário e pelo presidente, ou, além desses, por todos os membros presentes, a depender das normas estabelecidas em regimento próprio.


A

Memorando.


B

Ofício.


C

Ata.


D

Atestado.


E

Despacho.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado