Questões de Concurso sobre Universalidade

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
555 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O MCASP 6ª edição informa que os princípios orçamentários visam estabelecer regras norteadoras básicas, a fim de conferir racionalidade, eficiência e transparência para os processos de elaboração, execução e controle do orçamento público. Sendo assim, analise as assertivas abaixo:

I- O princípio da universalidade determina que a LOA de cada ente federado deverá conter todas as receitas e despesas de todos os poderes, órgãos, entidades, fundos e fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público.

II- O princípio da exclusividade estabelece que a LOA não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa. Ressalvam-se dessa proibição a autorização para abertura de crédito suplementar e a contratação de operações de crédito, nos termos da lei.

III- O princípio da publicidade é princípio básico da atividade da Administração Pública e está previsto no caput do art. 37 da Magna Carta de 1988. Justifica-se especialmente pelo fato de o orçamento ser fixado em lei, sendo esta a que autoriza aos Poderes a execução de suas despesas.

Estão CORRETAS:

A
as assertivas I e II.

B
as assertivas I e III.

C
as assertivas I, II e III.

D
as assertivas II e III.

E
apenas a III.

Tratando de Receita Pública, indique (V) para verdadeiro ou (F) para falso, em seguida, assinale a alternativa correta.


( ) Ressalvado o disposto no parágrafo único do artigo 3º da lei nº 4.320/64 serão classificadas como receita orçamentária, sob as rubricas próprias, todas as receitas arrecadadas, inclusive as provenientes de operações de crédito, ainda que não previstas no Orçamento.

( ) Para fins contábeis, quanto ao impacto na situação líquida patrimonial, a receita pode ser apenas efetiva.

( ) Em sentido amplo, os ingressos de recursos financeiros nos cofres do Estado denominam-se receitas públicas, registradas como receitas orçamentárias, quando representam disponibilidades de recursos financeiros para o erário, ou ingressos extraorçamentários, quando representam apenas entradas compensatórias.


A

V, V, V.


B

F, F, V.


C

V, F, V.


D

F, F, F.

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando as denominações dos princípios orçamentários às suas definições ou características.


COLUNA I


1. Publicidade

2. Universalidade

3. Anualidade

4. Exclusividade


COLUNA II


( ) A Lei Orçamentária Anual de cada ente federado deve conter todas as receitas e despesas de todos os poderes, órgãos, entidades, fundos e fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público.

( ) Delimita o exercício financeiro orçamentário ao qual a previsão das receitas e a fixação das despesas registradas na Lei Orçamentária Anual se refletem.

( ) Justifica-se especialmente pelo fato de o orçamento ser fixado em lei, sendo esta a que autoriza aos Poderes a execução de suas despesas.

( ) A Lei Orçamentária Anual não deve conter dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa.


Assinale a sequência CORRETA.


A

1 4 2 3.


B

4 2 3 1.


C

2 3 1 4.


D

3 1 4 2.

Um analista do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região – TRT-3ª Região, ao elaborar a peça orçamentária do órgão, teve cuidado com os seguintes aspectos:

I. Incluiu somente assuntos pertinentes à previsão da receita e à fixação da despesa.

II. Incluiu todas as receitas e despesas.

Esses aspectos são importantes porque atendem, respectivamente, aos princípios orçamentários da


A
exclusividade e universalidade.

B
não-afetação e universalidade.

C
exclusividade e unidade.

D
especificação e unidade.

E
especificação e equilíbrio.

O princípio orçamentário que informa que o orçamento deverá conter todas as receitas e despesas referentes aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta é o


A

Princípio da Totalidade.


B

Princípio da Exclusividade.


C

Princípio do Orçamento Bruto.


D

Princípio do Equilíbrio Orçamentário.


E

Princípio da Universalidade.

O orçamento público é instrumento de gestão de maior relevância e provavelmente o mais antigo da administração pública. Para nortear as práticas orçamentárias, existe um conjunto de premissas ou regras caracterizado como princípios orçamentários. Assinale a alternativa que apresenta o princípio orçamentário que afirma que todas as receitas e todas as despesas devem constar da lei orçamentária, não podendo haver omissão.


A

Princípio da unidade orçamentária.


B

Princípio da legalidade.


C

Princípio do orçamento bruto.


D

Princípio da universalidade.


E

Princípio do equilíbrio.

A atividade financeira do Estado consiste no conjunto de atos voltados para a obtenção e a administração de recursos financeiros com o objetivo de viabilizar a satisfação das necessidades públicas. A Constituição de 1988 tornou obrigatória a elaboração de planos plurianuais abrangendo as despesas de capital e demais programas de duração continuada.

Entre os princípios orçamentários contemplados pela legislação brasileira, o princípio da universalidade diz que o orçamento deve:

A
ser uno para cada unidade governamental;

B
conter todas as despesas e receitas do Estado;

C
conter a receita e a despesa como valor total, sem deduções;

D
ser elaborado e autorizado para um período específico, chamado de exercício financeiro;

E
ser apresentado em linguagem clara e compreensível para permitir a participação da sociedade civil na discussão e controle.

Em relação ao Plano Plurianual (PPA), à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e à Lei Orçamentária Anual (LOA), é CORRETO afirmar, exceto:


A

A LDO disporá sobre o equilíbrio entre as receitas e despesas, normas relativas ao controle de custos e à avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos.


B

Todas as despesas relativas à dívida pública, mobiliária ou contratual, e às receitas que as atenderão, constarão na LOA.


C

É vedado consignar, na lei orçamentária, crédito com finalidade imprecisa ou com dotação ilimitada.


D

Por meio do PPA, é declarado o conjunto das políticas públicas do governo para um período de 4 anos.


E

O refinanciamento da dívida pública constará separadamente na LDO e nas de crédito adicional.

Acerca dos princípios orçamentários e do ciclo orçamentário, é correto afirmar que:

I. de acordo com o princípio da universalidade, a Lei Orçamentária compreenderá a totalidade das receitas e despesas, inclusive todas as entradas compensatórias no ativo e passivo financeiros.

II. tendo em vista o princípio da não-afetação das receitas, a Constituição Federal de 1988 veda a vinculação de receitas de impostos a órgãos, fundos ou despesas, mas admite exceções.

III. a divisão do orçamento nas esferas Fiscal, da Seguridade Social e de Investimento das empresas estatais é incompatível com o princípio da unidade.

IV. a iniciativa de apresentação da proposta orçamentária é do chefe do Poder Executivo. Entretanto, podem ser aprovadas emendas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual, bastando que sejam compatíveis com o Plano Plurianual e que estejam relacionadas com a correção de erros ou omissões.

V. o controle da execução orçamentária compreende a legalidade dos atos relativos à arrecadação de receitas, à realização de despesas, à criação ou extinção de direitos e obrigações, além da fidelidade funcional dos agentes responsáveis por bens e valores públicos e do cumprimento do programa de trabalho.

Estão corretas:


A
apenas as afirmativas I e IV.

B
apenas as afirmativas I e V.

C
apenas as afirmativas II, III e IV.

D
apenas as afirmativas II, III e V.

E
apenas as afirmativas II e V.
Com relação aos princípios orçamentários, assinale a opção correta.

A
De acordo com o princípio da programação, a lei orçamentária anual deve conter tão somente matéria relativa à previsão da receita e à fixação da despesa.

B
As normas instituidoras do princípio da legalidade ressalvam expressamente a instituição de fundos e a realização de operações de crédito.

C
O princípio do equilíbrio não costuma ser observado no Brasil, visto que o orçamento fiscal geralmente é deficitário.

D
O princípio da não afetação das receitas determina que o produto da arrecadação dos tributos não pode estar vinculado a órgão, fundo ou despesa.

E
A aplicação do princípio da universalidade abrange a inclusão no orçamento tanto das receitas e despesas próprias dos órgãos de governo quanto das realizadas por entidades do setor privado em nome do governo e custeadas por recursos públicos.
Com base na doutrina e nos enunciados dos diversos princípios orçamentários, é correto afirmar que:

A
o princípio da anualidade proíbe a incorporação dos créditos adicionais especiais e extraordinários à Lei Orçamentária do exercício financeiro subsequente

B
o princípio do orçamento bruto determina que o orçamento deve conter as receitas e despesas do município, de qualquer natureza, precedência ou destino, inclusive a dos fundos

C
um dos objetivos do princípio orçamentário da universalidade é impedir que o prefeito realize operações de crédito sem prévia autorização da Câmara Municipal

D
segundo o princípio da especialização, a lei orçamentária deverá conter matéria orçamentária, excluindo-se dela qualquer dispositivo estranho à estimativa da receita e fixação da despesa.

Assinale a alternativa que corresponde corretamente aos princípios a serem obedecidos pela Lei do Orçamento, de acordo com a Lei no 4320, de 1964.


A

anterioridade, unidade e igualdade


B

unidade, universalidade e anualidade


C

especificidade, universalidade e pessoalidade


D

anualidade, seletividade e uniformidade geográfica


E

anterioridade, vedação ao confisco e territorialidade

A Lei Orçamentária Anual deverá conter os Orçamentos Fiscal, de Investimentos e da Seguridade Social. pode ser considerada um desdobramento do Princípio do(a)

A
Eficiência.

B
Equilíbrio.

C
Publicidade.

D
Universalidade.

E
Orçamento Bruto.

Analise as afirmativas abaixo, em relação aos princípios orçamentários.


I - De acordo com o princípio da anualidade, o orçamento público deve ser elaborado e autorizado para um período determinado, geralmente um ano.

II - O princípio da universalidade é considerado dispensável para o controle parlamentar sobre as finanças públicas.

III- Segundo o princípio da exclusividade, nenhuma parcela da receita geral poderá ser reservada ou comprometida para atender a certos e determinados gastos.


Assinale a opção correta.


A

As afirmativas I, II e III são verdadeiras.


B

Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.


C

Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.


D

Apenas a afirmativa I é verdadeira.


E

Apenas a afirmativa III é verdadeira.

Com relação aos princípios que norteiam o orçamento público brasileiro, assinale a alternativa incorreta.


A

Pelo princípio da exclusividade: “a lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa”.


B

Pelo princípio da universalidade, a receita orçamentária de tributos não pode ser vinculada a órgãos, fundos ou despesas, ressalvados os casos permitidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.


C

O princípio da unidade consiste em estabelecer que o orçamento seja uno, ou seja, deve haver somente uma lei orçamentária anual para cada ente da federação, em cada exercício financeiro.


D

Pelo princípio do orçamento bruto, as receitas e despesas devem ser demonstradas na lei orçamentária anual pelos seus valores totais, isto é, sem quaisquer deduções ou compensações.


E

Pelo princípio da clareza, o orçamento deve ser expresso de forma clara, ordenada e completa, ou seja, o seu entendimento deverá ser acessível à sociedade e não só aos técnicos que o elaboram.

Na elaboração de um orçamento, foram constatadas, no Plano Plurianual e na Lei de Diretrizes Orçamentárias, metas na alienação de um imóvel na construção de um prédio do Ministério Público para o exercício financeiro de 2015. Contudo, não foi incluído no projeto de lei o elemento de despesa aquisição de imóveis. Qual o princípio que dispõe ser necessário constar no orçamento público todas as receitas e despesas públicas orçamentárias?

A
Clareza.

B
Anualidade.

C
Exclusividade.

D
Universalidade.

Um determinado ente federativo obteve receita com a alienação de um veículo usado e a utilizou para pagar parte das despesas com a aquisição de um veículo novo. Movimentando-se orçamentariamente apenas a diferença. Esse procedimento fere que princípio orçamentário?


A

Unidade.


B

anualidade.


C

universalidade.


D

exclusividade.


E

programação.

O orçamento deve conter todas as receitas e despesas referentes aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta. Esse princípio está consagrado na legislação brasileira por meio da Constituição Federal, e é denominado princípio da


A

periodicidade.


B

totalidade.


C

universalidade


D

exclusividade.


E

discriminação.

Em razão do princípio da universalidade, o valor recebido referente à multa aplicada pela ANTAQ somente será registrado como receita do exercício corrente se houver previsão dessa multa na lei orçamentária anual.

C
Certo

E
Errado

Uma das alternativas abaixo faz referência ao princípio orçamentário da exclusividade. Identifique-a.


A

Todas as parcelas de receitas e despesas, obrigatoriamente, devem fazer parte do orçamento em seus valores brutos.


B

O orçamento deve considerar todas as receitas e todas as despesas e nenhuma instituição governamental deve ficar afastada do orçamento.


C

As estimativas de receitas e a fixação das despesas devem referir-se a um período de tempo limitado, em geral, um ano.


D

O orçamento anual, ao final de sua elaboração, deve ser aprovado pelo Poder Legislativo respectivo, tornando-se uma lei.


E

A Lei Orçamentária Anual não conterá dispositivo estranho à previsão de receita e fixação de despesas.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado