Questões de Concurso sobre Empréstimos compulsórios

 
 
Disciplina 1
Assunto 7
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
223 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Conforme preconiza a legislação tributária pátria, em casos excepcionais, como exemplo: guerra externa, ou sua iminência, conjuntura que exija a absorção temporária de poder aquisitivo, qual dos entes federados abaixo pode instituir empréstimos compulsórios?


A

Distrito Federal.


B

Estados.


C

União.


D

Municípios.

Acerca dos empréstimos compulsórios, analise as afirmativas abaixo:


I. No caso de investimento público de caráter urgente é possível que o Município cobre empréstimo compulsório dos beneficiados por tal investimento.

II. A aplicação dos recursos provenientes de empréstimo compulsório será vinculada à despesa que fundamentou sua instituição.

III. Se for para atender a despesas extraordinárias, decorrentes de calamidade pública, o empréstimo compulsório deve obrigatoriamente ser instituído mediante lei complementar.


Assinale


A

se somente a afirmativa I estiver correta.


B

se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.


C

se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.


D

se todas as afirmativas estiverem corretas.

Determinado Município resolveu instituir, mediante lei ordinária, empréstimo compulsório para atender a despesa ordinária decorrente de calamidade pública. Nesse caso, é correto afirmar que:


A

Como não se trata de tributo, o empréstimo compulsório não exige aprovação por lei complementar.


B

Embora seja permitido ao Município instituir o empréstimo compulsório, não pode fazê-lo para atender despesa ordinária


C

O Município, independentemente do tipo de lei, não poderia ter instituído o empréstimo compulsório.


D

Tal tributo somente poderia ter sido instituído pelo Município por meio de lei complementar.

De acordo com a Lei nº 5.172/1966 - Sistema Tributário Nacional, em casos excepcionais, como calamidade pública que exija auxílio federal impossível de atender com os recursos orçamentários disponíveis, pode instituir empréstimos compulsórios:


A

Somente a União.


B

A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.


C

Os Estados e o Distrito Federal.


D

Somente os Municípios.

É permitido à União instituir empréstimos compulsórios


A

para atender a despesas ordinárias, às decorrentes de calamidade pública e às de guerra civil, sempre mediante lei complementar.


B

mediante lei complementar, no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional.


C

mediante lei ordinária, para o refinanciamento da dívida mobiliária federal.


D

mediante lei ordinária, para atender a despesas extraordinárias, decorrentes de calamidade pública ou de guerra externa.


E

mediante lei ordinária, no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional.

Assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as seguintes afirmações sobre o Sistema Tributário Nacional.


(.....) As taxas excepcionalmente poderão ter base de cálculo integralmente própria de determinado imposto.

(.....) As contribuições de melhoria poderão ser instituídas pela União, pelos Estados e pelo Distrito Federal, sendo vedada sua instituição pelos Municípios.

(.....) Cabe a Lei Complementar dispor sobre conflitos de competência, em matéria tributária, entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.

(.....) A União, mediante lei complementar, poderá instituir empréstimos compulsórios para atender a despesas extraordinárias, decorrentes de calamidade pública, de guerra externa ou sua iminência.


A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é


A

V – F – F – F.


B

V – F – F – V.


C

F – V – V – F.


D

F – V – F – V.


E

F – F – V – V.

Analise as afirmativas e responda:


I.Guerra externa.

II.Iminência de guerra externa.

III.Calamidade pública que exija auxílio federal impossível de atender com os recursos orçamentários disponíveis.

IV.Conjuntura que exija a absorção temporária de poder aquisitivo.


A União poderá instituir empréstimos compulsórios apenas nos casos indicados pelas afirmativas:


A

I, III e IV.


B

I, II, III e IV.


C

III e IV.


D

I e III.

De acordo com a Constituição Federal, é correto afirmar que o empréstimo compulsório pode ser instituído para


A

atender a despesas extraordinárias, decorrentes de calamidade pública ou de guerra externa.


B

concretizar economicamente o poder de polícia.


C

onerar a circulação de bens e mercadorias.


D

cobrir a falta de receitas em determinado exercício orçamentário.

De acordo com a Constituição Federal, assinale o tributo que pode ser instituído para atender a despesas extraordinárias, decorrentes de calamidade pública ou de guerra externa.


A

Taxa de polícia.


B

Empréstimo compulsório.


C

Contribuição especial.


D

Contribuição de melhoria.

Leia o caso hipotético a seguir.

O Estado Y decretou estado de calamidade pública por causa das fortes chuvas que devastaram 1/3 de suas cidades e geraram inúmeros prejuízos socioeconômicos. Por isso, o Estado Y, que tem uma das menores arrecadações do país, vendo-se diante de inúmeras despesas extraordinárias e, também, da necessidade de investimento público de caráter urgente, resolveu instituir, por meio de decreto, empréstimo compulsório.

Entretanto, a instituição do referido tributo é inconstitucional, considerando que:


A

a competência tributária para a instituição de empréstimos compulsórios é exclusiva da União.


B

foi feita por meio de decreto ao invés de lei complementar.


C

a competência tributária para a instituição de empréstimos compulsórios é exclusiva dos municípios.


D

foi feita por meio de decreto ao invés de lei ordinária.

Analise as afirmativas a seguir:


I. A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 veda a aplicação vinculada dos recursos provenientes de empréstimo compulsório à despesa que fundamentou sua instituição.


II. Os municípios apenas podem aumentar um imposto em função de determinação judicial transitada em 2ª instância.


Marque a alternativa CORRETA:


A

As duas afirmativas são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.


D

As duas afirmativas são falsas.

Conforme o Artigo 15 do Código Tributário Nacional, em casos excepcionais, empréstimos compulsórios podem ser instituídos:


A

somente pela União e Estados.


B

somente pelos Estados.


C

somente pelos Municípios.


D

somente pela União.


E

por todos os entes da Federação.

Analise as afirmativas abaixo acerca das possibilidades de instituição de Empréstimos Compulsórios.


I. A União, mediante decreto, poderá instituir empréstimos compulsórios para atender a despesas extraordinárias, decorrentes de calamidade pública, de guerra externa ou sua iminência.

II. A União, mediante decreto, poderá instituir empréstimos compulsórios no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional.


Acerca as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.


A

As afirmativas I e II são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira e a afirmativa II é falsa.


C

A afirmativa I é falsa e a afirmativa II é verdadeira.


D

As afirmativas I e II são falsas.

A criação de empréstimos compulsórios deverá seguir as seguintes diretrizes:


A

A União poderá instituir, se o fizer, deverá fazê-lo por Lei Complementar desde que seja para atender despesas extraordinárias, decorrentes de calamidade pública, guerra ou iminência de guerra.


B

A União poderá instituir, se o fizer, deverá fazê-lo por Lei Ordinária desde que seja para atender despesas extraordinárias, decorrentes de calamidade pública, guerra ou iminência de guerra.


C

Os Estados deverão instituir por meio de Lei Ordinária sempre que houver necessidade financeira para atender despesas extraordinárias.


D

Os Municípios poderão instituir por meio de Lei Complementar sempre que houver necessidade financeira para atender despesas extraordinárias.

De acordo com a Constituição Federal, constitui matéria tributária reservada à lei a


A

possibilidade de cobrança de imposto no mesmo exercício em que haja sido publicado o decreto que o instituiu.


B

instituição de empréstimos compulsórios.


C

incidência de contribuições sociais sobre receitas decorrentes de exportação.


D

fixação de alíquotas mínimas do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA.


E

fixação da data de recolhimento de impostos, taxas e contribuições de melhoria.

Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) A União pode, em caso de guerra externa (ou sua iminência), instituir empréstimos compulsórios.

( ) Os Estados e DF podem, em caso de conjuntura que exija a absorção temporária de poder aquisitivo, instituir empréstimos compulsórios.

( ) Os Municípios podem, em caso de calamidade pública que exija auxílio municipal impossível de atender com os recursos orçamentários disponíveis, instituir empréstimos compulsórios.


A sequência está correta em


A

V, F, F.


B

F, V, F.


C

V, V, F.


D

F, F, V.


E

V, V, V.

No que se refere aos casos excepcionais em razão dos quais a União pode instituir empréstimos compulsórios (CTN, art. 15), analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – guerra interna, ou sua iminência.

II – calamidade pública que exija auxílio federal impossível de atender com os recursos orçamentários disponíveis.

III – conjuntura que exija a absorção temporária de poder aquisitivo.


A

Apenas o item I é verdadeiro.


B

Apenas o item II é verdadeiro.


C

Apenas o item III é verdadeiro.


D

Apenas os itens II e III são verdadeiros.


E

Nenhum dos itens é verdadeiro.

Os empréstimos compulsórios podem ser instituídos pela União, entre outros casos, na hipótese de existência de conjuntura que exija absorção temporária de poder aquisitivo.


C
Certo

E
Errado

Ao município compete instituir como tributo, EXCETO:


A

imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana


B

taxas de coleta domiciliar de lixo


C

contribuições de melhorias


D

empréstimo compulsório

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado