Questões de Concursos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - ES (IF/ES)

Ver página IF/ES Navegar questão a questão

Questão 1029687

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - ES (IF/ES) 2015

Cargo: Técnico em Assuntos Educacionais / Questão 1

Banca: IF/ES (IF/ES)

Nível: Superior

A leitura dos dois textos NÃO permite afirmar que
  • A. no texto I, há predomínio de linguagem figurada e metafórica, enquanto no texto II, há uma linguagem mais informativa e denotativa.
  • B. no texto I, há a presença da função poética da linguagem, enquanto no texto II, predomina a função referencial.
  • C. no texto I, a intenção é comparar tipos de escola, enquanto no texto II é analisar a razão da decadência do modelo escolar vigente e a necessidade de se implantar a Escola Viva.
  • D. o texto I tem a pretensão de apontar que tipo de alunos se quer formar (passivos ou questionadores - conforme a prática da escola), enquanto o texto II apresenta a proposta e a visão de uma escola em que o aluno tenha capacidade de fazer escolhas para o seu futuro.
  • E. a Escola Viva, de que trata o texto II, pode ser comparada ao que, no texto I, é referenciado como “escolas que são asas”.

Questão 1029688

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - ES (IF/ES) 2015

Cargo: Técnico em Assuntos Educacionais / Questão 2

Banca: IF/ES (IF/ES)

Nível: Superior

Confrontando o Texto I com o Texto II, NÃO se pode afirmar que:
  • A. Na escola “asa” há valorização do tradicional.
  • B. Na escola “asa” desenvolvem-se competências socioemocionais.
  • C. Na escola “gaiola”, há um tipo de projeto de vida.
  • D. Na escola “gaiola”, identificam-se competências cognitivas.
  • E. Na escola “asa”, valoriza-se o trabalho em equipe.

Questão 1029689

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - ES (IF/ES) 2015

Cargo: Técnico em Assuntos Educacionais / Questão 3

Banca: IF/ES (IF/ES)

Nível: Superior

Leia as afirmativas abaixo.

I – Em: “... que ajudou a desenvolver a metodologia do Escola Viva...” (Texto II, linha 02), verifica-se um caso de concordância ideológica na expressão em destaque.

II – Em: “... voltado para a formação do jovem enquanto protagonista de suas decisões.” (Texto II, linhas 16 e 17), a apalavra destacada introduz ideia de tempo.

III – O trecho “... a capacidade do jovem decidir, planejar...” (Texto II, linha 24), para melhoria da coesão, deveria receber a inclusão da preposição de (a capacidade do jovem de decidir...)

Está CORRETO o que se afirma APENAS em

  • A. I.
  • B. II.
  • C. III.
  • D. I e II.
  • E. I e III.

Questão 1029690

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - ES (IF/ES) 2015

Cargo: Técnico em Assuntos Educacionais / Questão 4

Banca: IF/ES (IF/ES)

Nível: Superior

Marque a opção que NÃO pode substituir engaiolados em “Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser.” (Texto I, linha 03)
  • A. Como estão engaiolados...
  • B. Estando engaiolados...
  • C. Mesmo engaiolados...
  • D. Por estarem engaiolados...
  • E. Uma vez engaiolados...

Questão 1029691

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - ES (IF/ES) 2015

Cargo: Técnico em Assuntos Educacionais / Questão 5

Banca: IF/ES (IF/ES)

Nível: Superior

Em “...mas existe outra dimensão relevante...” ( Texto II, linha 20), a palavra em destaque NÃO pode ser substituída por
  • A. no entanto.
  • B. entretanto.
  • C. não obstante.
  • D. contudo.
  • E. em vista disso.

Questão 1029692

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - ES (IF/ES) 2015

Cargo: Técnico em Assuntos Educacionais / Questão 6

Banca: IF/ES (IF/ES)

Nível: Superior

“Competências socioemocionais” (Texto II, linhas 21 e 22) NÃO podem ser entendidas como
  • A. consciência social.
  • B. capacidade de resolver conflitos.
  • C. capacidade de lidar com diferentes situações.
  • D. capacidade de se relacionar com o outro.
  • E. capacidade de memorização e aprendizagem.

Questão 1029693

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - ES (IF/ES) 2015

Cargo: Técnico em Assuntos Educacionais / Questão 7

Banca: IF/ES (IF/ES)

Nível: Superior

Considerando que o texto II foi publicado no dia 11 de julho, um sábado, e apresenta uma entrevista feita no decorrer daquela semana, marque a afirmativa correta, com relação ao trecho “Essa semana, Marcos esteve no Estado para discutir a implantação do Escola Viva.”.
  • A. O período de tempo referenciado no trecho é o passado.
  • B. As formas verbais utilizadas no trecho indicam fatos passados e finalizados.
  • C. O trecho deveria ser iniciado com nesta em vez de essa.
  • D. A semana deveria ser referenciada por aquela, já que o texto pode ser lido posteriormente.
  • E. O trecho apresenta uma indicação de estado passado e uma finalidade.

Questão 1029694

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - ES (IF/ES) 2015

Cargo: Técnico em Assuntos Educacionais / Questão 8

Banca: IF/ES (IF/ES)

Nível: Superior

A expressão “de lá para cᔠ(Texto II, linha 11)
  • A. marca o início e o fim de um período de tempo.
  • B. informa sobre tempo concomitante.
  • C. inclui informação sobre celeridade.
  • D. funciona como indicador de tempo instantâneo.
  • E. indica período de tempo indeterminado.

Questão 1029695

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - ES (IF/ES) 2015

Cargo: Técnico em Assuntos Educacionais / Questão 9

Banca: IF/ES (IF/ES)

Nível: Superior

Marque a opção em que o trecho destacado do texto exerce função sintática diferente dos demais.
  • A. “que ajudou a desenvolver a metodologia do Escola Viva” (Texto II, linha 02)
  • B. “que o projeto vai se revelar um modo eficaz de aprendizado” (Texto II, linhas 02 e 03)
  • C. “onde quiser” (Texto I, linha 04)
  • D. “que elas amam” (Texto I, linha 06)
  • E. “onde 320 escolas já incorporaram a ideia” (Texto II, linha 12)

Questão 1029696

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - ES (IF/ES) 2015

Cargo: Técnico em Assuntos Educacionais / Questão 10

Banca: IF/ES (IF/ES)

Nível: Superior

Marque a opção em que a parte retirada do texto é INCORRETAMENTE analisada.
  • A. “para que os pássaros desaprendam a arte do voo” (Texto I, linha 02) – representa finalidade.
  • B. “Porque a essência dos pássaros é o voo.” (Texto I, linha 05) – é uma explicação.
  • C. “porque o voo já nasce dentro dos pássaros.” (Texto I, linha 08) – é uma explicação.
  • D. “após instituído no Estado” (Texto II, linha 05 e 06) – traz ideia de tempo.
  • E. “Quando se fala em formar crianças e jovens” (Texto II, linha 19) – traz ideia de tempo.