Questões de Concurso sobre Capítulo II - Da Licitação - Página 5 | Gran Questões

Questões de Concurso sobre Capítulo II - Da Licitação

 
 
Disciplina 1
Assunto 5
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
996 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

É inexigível a licitação pública


A

nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem.


B

nos casos de emergência ou de calamidade pública.


C

quando não acudirem interessados à licitação anterior e esta, justificadamente, não puder ser repetida sem prejuízo para a Administração.


D

quando as propostas apresentadas consignarem preços manifestamente superiores aos praticados no mercado nacional, ou forem incompatíveis com os fixados pelos órgãos oficiais competentes.


E

para aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo.

Disposto na Lei 14.133/2021, que trata das Licitações e Contratos Administrativos, a concorrência é a modalidade de licitação para contratação de bens e serviços especiais e de obras e serviços comuns e especiais de engenharia, cujo critério de julgamento poderá ser:


I. Maior preço.

II. Melhor técnica ou conteúdo artístico.

III. Técnica e preço.

IV. Maior retorno econômico.

V. Maior desconto.


Quais estão corretas?


A

Apenas I, II e III.


B

Apenas I, IV e V.


C

Apenas III, IV e V.


D

Apenas II, III, IV e V.


E

I, II, III, IV e V.

A revogação da licitação pela autoridade pública:


A

Representa ato discricionário e, portanto, dispensa motivação.


B

Somente poderá ocorrer quando for verificada a presença de irregularidade capaz de nulificar o certame.


C

Dependerá da concordância da empresa vencedora do certame.


D

Ocorrerá por razões de interesse público decorrente de fato superveniente devidamente comprovado, pertinente e suficiente para justificar tal conduta.


E

Dependerá de homologação judicial, quando será analisada a justificativa apresenta pela administração pública para o ato revogatório.

É Inexigível a licitação para a contratação de:


A

construção, ampliação, reforma e aprimoramento de estabelecimentos penais, desde que configurada situação de grave.


B

serviços técnicos de publicidade e divulgação.


C

serviços de assessorias ou consultorias técnicas e auditorias financeiras ou tributárias de natureza singular.


D

qualquer profissional do setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo.

A Lei de Licitações (Lei nº 8.666/1993) normatiza o processo de compras na administração pública e, portanto, deve orientar quaisquer organizações públicas que desejam adquirir bens ou contratar serviços e obras.


Associe corretamente a modalidade licitatória à sua respectiva definição.


MODALIDADES

1 - Concorrência

2 - Tomada de preços

3 - Convite

4 - Concurso

5 - Leilão

6 - Pregão


DEFINIÇÕES

( ) Aplica-se no caso de seleção para trabalho técnico, científico ou artístico, tendo como contrapartida prêmios ou remuneração aos vencedores; a participação é aberta aos interessados.

( ) Destina-se a contratações envolvendo altos valores (grande vulto), aquisição ou alienação de imóveis e também para aquisições internacionais; qualquer interessado pode participar desde que atenda aos requisitos mínimos especificados no edital.

( ) Adequado para contratações de valores mais baixos (menor vulto), não sendo necessária a publicação de edital; a participação é aberta aos fornecedores interessados, escolhidos ou convidados, os quais devem ser em número mínimo de 3.


A sequência correta dessa associação é


A

1, 4, 3.


B

2, 5, 4.


C

3, 6, 1.


D

4, 1, 3.

Leia o trecho da matéria jornalística a seguir:


A tragédia das enchentes e deslizamentos de terra no Sudeste


Belo Horizonte sofre com o janeiro mais chuvoso de todos os tempos para a cidade. Em 2020, o volume de água é três vezes maior que a média histórica. Além da capital, mais de 100 cidades mineiras decretaram situação de emergência, e o estado registra 55 mortes e quase 40 mil pessoas desalojadas. Cidades do Rio de Janeiro e do Espírito Santo também vêm sendo muito afetadas pelas tempestades. Além das enchentes, os deslizamentos de terra afligem oito municípios fluminenses e quatro cidades capixabas.


(Renata Lo Prete – 30/01/2020, G1, adaptado)


De acordo com a Lei n° 8.666/93, em situações como a relatada no texto, a licitação pode ser


A

inexigível.


B

dispensável.


C

adaptada.


D

digitalizada.


E

elegível.

Assinale a alternativa que apresenta uma hipótese de dispensa de licitação.


A

Aquisição de materiais que só possam ser fornecidos por representante comercial exclusivo.


B

Contratação de serviços de patrocínio de causas judiciais com profissionais de notória especialização.


C

Contratação direta de grupo musical consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.


D

Restauração de obras de arte, de autenticidade certificada, inerente às finalidades da entidade.

Qual é o ato administrativo praticado durante o processo licitatório que atesta que todos os requisitos do procedimento, licitatório ou não, necessários à contratação ocorreram regularmente? Tal ato gera direito à contratação? Cabe delegação do referido ato?


A

Homologação. A homologação não gera direito à contratação. Trata-se de ato indelegável.


B

Adjudicação. A adjudicação não gera direito à contratação. Trata-se de ato delegável.


C

Habilitação. A habilitação não gera direito à contratação. Trata-se de ato indelegável.


D

Homologação. A homologação da licitação gera direito à contratação. Trata-se de ato delegável.


E

Adjudicação. A adjudicação gera direito à contratação. Trata-se de ato indelegável.

Analise as asserções e a relação proposta entre elas.


I - O requisito de notória especialização de profissionais torna dispensável a realização da licitação nos termos da Lei 8.666/93


PORQUE


II - a possibilidade de competição é pressuposto da licitação e a notoriedade do profissional torna inviável a realização do certame.


A respeito das asserções é correto afirmar que


A

as duas são falsas.


B

a primeira é falsa e a segunda é verdadeira.


C

a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.


D

as duas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

Conforme dispõe o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (LC 123, de 2006, com alterações posteriores), será assegurada nas licitações, como critério de desempate, a preferência de contratação para as microempresas e empresas de pequeno porte.


Para esse fim, entende-se por empate aquelas situações em que as propostas apresentadas pelas microempresas e empresas de pequeno porte sejam iguais ou até .................... superiores à proposta mais bem classificada. Tratando-se da modalidade pregão, o intervalo percentual entre as propostas será de até ..................... superior ao melhor preço.


Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as lacunas do texto.


A

5% • 10%


B

5% • 15%


C

10% • 5%


D

15% • 5%


E

15% • 10%

No procedimento de aquisição de determinado material ou equipamento por órgão ou entidade da Administração Pública, quando a competição é inviável, em razão da exclusividade do fornecedor, fica caracterizada hipótese de


A

dispensa de licitação.


B

inexigibilidade de licitação


C

licitação deserta.


D

licitação fracassada.


E

licitação revogada.

Referente à Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei Federal nº 14.133/2021), assinale a alternativa INCORRETA.


A

Pregão é a modalidade de licitação obrigatória para aquisição de bens e serviços comuns, cujo critério de julgamento poderá ser o de menor preço ou o de maior desconto.


B

Leilão é a modalidade de licitação para alienação de bens imóveis ou de bens móveis inservíveis ou legalmente apreendidos a quem oferecer o maior lance.


C

As licitações serão realizadas preferencialmente sob a forma presencial, admitida a utilização da forma eletrônica, desde que motivada, devendo a sessão pública ser registrada em ata e gravada em áudio e vídeo.


D

O prazo de vigência da ata de registro de preços será de 1 (um) ano e poderá ser prorrogado, por igual período, desde que comprovado o preço vantajoso.


E

Nos casos de contratos que impliquem a entrega de bens pela Administração, dos quais o contratado ficará depositário, o valor desses bens deverá ser acrescido ao valor da garantia.

Um prefeito recém-eleito, muito popular, mas com pouca experiência na área pública, procurou a assessoria jurídica para analisar a contratação, sem licitação, ou seja, por dispensa ou inexibilidade, de um artista, amigo da família do prefeito e dos seus apoiadores, que está em início de carreira. Após a análise, a assessoria do prefeito lhe deu, corretamente, a seguinte recomendação:


A

é possível contratar esse artista sem o processo de licitação, desde que os gastos sejam públicos e amplamente divulgados.


B

é possível a contratação e é dispensável a licitação nesse caso, pois trata-se de um artista cujo valor não se pode comparar.


C

não se pode enquadrar essa contratação como inexigibilidade, sendo inviável a proposta de contratação desse artista.


D

a contratação desse artista precisa ser referendada pelo legislativo de tal forma a validar a não necessidade de licitação.

A Lei nº 8.666/93 prevê a responsabilidade solidária dos membros das Comissões de licitação por todos os atos praticados pela Comissão, salvo nos casos em que a posição individual divergente seja:


A

imediatamente informada ao superior hierárquico, para que adote providências


B

formalmente comunicada ao presidente da Comissão, até cinco dias após a lavratura da ata


C

devidamente fundamentada e registrada em ata lavrada na reunião em que tiver sido tomada a decisão


D

registrada por escrito, para que seja submetida ao superior hierárquico para decisão definitiva e aprovação

A modalidade de licitações denominada Leilão está mantida na nova Lei de Licitações e Contratos. Em relação a essa modalidade, entre outras normas, a nova lei prevê que:


A

A Administração somente poderá selecionar o leiloeiro mediante licitação na modalidade pregão ou convite.


B

A licitação na modalidade Leilão deve ser precedida de divulgação do edital no diário oficial e jornal de grande circulação, facultada a divulgação em sítio eletrônico.


C

A realização da licitação na modalidade Leilão somente poderá se dar por intermédio de leiloeiro oficial.


D

O edital do leilão deve conter a descrição do bem, com suas características, e, no caso de imóvel, sua situação e suas divisas, com remissão à matrícula e aos registros.


E

Todo leilão exigirá registro cadastral prévio, terá fase de habilitação e deverá ser homologado assim que concluída a fase de lances.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado