

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS:
1.(__)Para o Ensino Fundamental, aulas de conversação na disciplina de Língua Inglesa não são recomendadas, pois o foco precisa ser o ensino da gramática.
2.(__)A utilização de músicas nas aulas de Língua Inglesa permite que os estudantes melhorem a pronúncia e entonação das palavras, bem como aprendam novas expressões idiomáticas.
3.(__)A utilização de jogos é uma boa estratégia para cativar os estudantes no aprendizado de Língua Inglesa.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:
1.F, 2.V, 3.V.
1.F, 2.V, 3.F.
1.F, 2.F, 3.V.
1.V, 2.V, 3.F.
No Referencial Curricular do Paraná é feita a relação dos três princípios (Ético, Político e Estético) que as propostas pedagógicas da Educação Infantil devem respeitar, com os Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento que estão na BNCC.
Certo
Errado
Conforme a Base Nacional Comum Curricular, é competência específica das linguagens e suas tecnologias no ensino médio atuar com autonomia, de forma crítica, ética e solidária, e promover os direitos humanos e a consciência socioambiental.
Certo
Errado
De acordo com a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de São José (2000), “o professor de artes tem um lugar privilegiado para propor atividades que possam contribuir para o enriquecimento do universo cultural escolar”. Desta forma, deve estar preocupado em criar espaços de vivência artística que complementem as atividades de sala de aula e/ou oficinas alternativas que existam no município, tendo um perfil denominado:
oficineiro escolar.
animador cultural.
propositor poético.
mediador educativo.
decorador de festas escolares.
A Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, alterou a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (LDB), para incluir no currículo oficial a obrigatoriedade da temática «História e Cultura Afro-Brasileira”. No ano 2008 essas duas leis sofreram uma nova alteração, dada pela redação da Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008, que incluiu a obrigatoriedade de estudo da cultura de um novo grupo étnico que caracteriza a formação da população brasileira.
Qual grupo étnico é incluído pela Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008?
Italiano
Alemão
Indígena
Espanhol
Português
Assinale a alternativa correta. De acordo com a Política de Educação Especial Municipal da Secretaria de Educação de Gaspar considera-se um parâmetro de garantia de acessibilidade arquitetônica quando:
Forem garantidos planejamentos inclusivos, os quais deverão ser elaborados na perspectiva universal, sendo exploradas metodologias variadas no processo de ensino e aprendizagem para oportunizar a participação de diferentes modos para os educandos.
Nas unidades educacionais for disponibilizado aos educandos os recursos de Tecnologia Assistiva necessários, como materiais, instrumentos, utensílios e ferramentas de estudo, garantindo a participação nas propostas pedagógicas, levando em consideração potencialidade individual.
Em todas as unidades educacionais e serviços da Rede, houver a retirada de todas as barreiras ambientais existentes, tanto nas construções dos imóveis como nos equipamentos urbanos e no transporte oferecido, os quais devem estar preparados para receber qualquer perfil de educando e/ou possibilitando os ajustes necessários, em tempo reduzido, quando necessário.
Forem removidas as barreiras percebidas na comunicação interpessoal, escrita e virtual, sendo disponibilizados aos educandos modos de comunicação adequados aos seus perfis, através de intérpretes, guia-intérpretes e o uso de linguagens e recursos de comunicação necessários.
Faz parte dos objetivos expressos na “Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva” (2008), dentre outros, a:
distribuição de kits escolares aos alunos da rede privada
continuidade da escolarização nos seus níveis mais elevados
organização de infográficos elaborados pelas secretarias de educação
participação de membros familiares na aplicação das avaliações individuais
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais - língua estrangeira, algumas habilidades e competências exigidas são os saberes relacionados à contextualização dos aspectos culturais e sociais que se referem às variações linguísticas. Além disso, essas se aplicam também a /
compreensão de como os textos orais, escritos e imagéticos refletem a maneira de ser, pensar e agir do indivíduo.
compreensão de como uma determinada frase pode ser ignorada em virtude de conotações sociais e/ou culturais.
entendimento de como as estratégias verbal e não verbal podem compensar os mal entendidos no processo interativo.
uso de mecanismos de coesão e coerência para a produção de textos orais, escritos e/ou midiáticos para a comunicação.
O Ministério da Educação – MEC relata que, a trajetória da presença da educação ambiental na legislação brasileira apresenta uma tendência em comum, que é a necessidade de _________ dessa prática educativa por toda a sociedade.
Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:
fragmentação.
conceitualização.
pluralidade.
transversalidade.
universalização.
A educação para a sustentabilidade aborda a natureza, em suas múltiplas e complexas interações sociais, físicas, biológicas e culturais, permeadas nas relações de produção das condições ambientais.
Certo
Errado
De acordo com o Art. 87, § 3º., Inciso III da LDB nº 9.394/96, compete ao Distrito Federal, Estados e Municípios, e, supletivamente, à União a oferta de formação continuada de professores. Assinale a alternativa que corresponde às diretrizes expostas por essa Lei:
Os estados e municípios realizam a formação continuada por meio de programas de capacitação para todos os professores em exercício, utilizando também, para isto, os recursos da educação a distância.
A formação continuada de professores, no território nacional, é obrigatória ao professor e facultativa aos municípios sem Sistema Municipal de Educação.
A formação continuada de professores deve ser realizada para todos os professores em exercício, obrigatoriamente, pela modalidade de educação a distância.
É dever dos estados, municípios e Distrito Federal a criação de programas de formação continuada de professores, exceto nos locais que não possuem Sistema Estadual ou Municipal de Educação.
A formação continuada de professores é facultativa aos municípios que não possuem Sistema Municipal de Educação.
O Currículo da Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino de Blumenau (2021) indica que o professor de História do 7º ano deverá contextualizar as transformações ocorridas na agricultura e as suas consequências durante a Idade Média. Logo, assinale a alterativa que apresenta um avanço próprio da agricultura medieval.
A criação da charrua de metal.
A construção de aquedutos.
A domesticação de animais de carga.
A invenção da máquina de ceifar - vallus.
A invenção do moinho de água.
A Portaria CENESP/MEC-nº 69, 28/08/86, artigo 3º, considera superdotados os educandos que:
que apresentam desempenho e potencialidade nos seguintes aspectos combinados: capacidade emocional, aptidão física, pensamento lógico, capacidade de liderança, talento razoável para arte, habilidades motoras, necessitando atendimento educacional especializado.
que apresentam razoável desempenho e/ou potencialidade nos seguintes aspectos, isolados: capacidade intelectual, aptidão acadêmica, pensamento criador, capacidade de liderança, talento especial para arte, habilidades motoras, não necessitando atendimento educacional especializado.
que apresentam notável desempenho e/ou elevada potencialidade nos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade intelectual, aptidão acadêmica, pensamento criador, capacidade de liderança, talento especial para arte, habilidades psicomotoras, necessitando atendimento educacional especializado.
que apresentam notável empenho nos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade emocional, habilidade e competência, pensamento organizado, capacidade de seguir ordens, talento normal para arte, habilidades físicas, não necessitando atendimento educacional especializado.
O Currículo da Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino de Blumenau (2021) define as etapas, modalidades e formas de organização do ensino, atribuindo ao sistema local a responsabilidade sobre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, considerando três modalidades de ensino. Qual das alternativas abaixo cita apenas essas modalidades respectivamente?
Educação Domiciliar, Educação do Campo e Educação Especial.
Educação do Campo, Educação Especial e Educação Domiciliar.
Educação a distância, Educação do Campo e Educação de Jovens e Adultos.
Educação a distância, Educação Domiciliar e Educação Especial.
Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial.
A realidade educacional brasileira demonstra que há muitos surdos estudando em escolas comuns e que se dizem inclusivas pelo fato de se ter a presença de tradutores/intérpretes de língua de sinais (TILS) em salas de aula. No que diz respeito à conduta desse profissional na escola, marque a alternativa correta:
O professor ouvinte deve ensinar os conteúdos aos alunos ouvintes e o TILS deve ensinar aos surdos.
Nos Conselhos de Classe, a opinião do TILS, em relação ao aluno surdo, sempre deve prevalecer, uma vez que ele é o professor e responsável por este aluno.
Quando o TILS não conseguir encontrar um sinal relacionado ao conteúdo que está interpretando, ele pode criar os sinais e depois difundi-los na comunidade surda.
O ideal é que professor e TILS discutam sobre os conteúdos, estratégias e avaliações direcionadas aos alunos surdos.
Uma vez que o TILS já apresenta fluência na Libras, não se torna mais necessário o seu envolvimento com a comunidade surda, apenas com a escolaridade dos surdos.
De acordo com RODRIGUES e VALENTE, sobre as exigências específicas à tradução e à interpretação da Libras, analisar a sentença abaixo:
Além de assimilar o que ouve e fazer a acomodação em sua mente, o intérprete deve processar a informação, o que, nesse caso, significa julgar qual sinalização da Libras corresponde a dada sentença do português (1ª parte). Os tradutores dispõem de tempo suficiente à obtenção de um texto final técnica e linguisticamente correto. A atividade de interpretação, por outro lado, encontra-se associada a um forte componente de imprevisibilidade, o que obriga o intérprete a se preocupar, sobretudo, com a mensagem essencial do discurso transposto, e não tanto com a sua transposição integral (2ª parte). Por envolver questões pertinentes à proficiência linguística, à cultura, à ética, ao emocional, à acuidade intelectual, à compreensão de texto e outros é que a interpretação simultânea apresenta-se como um grande desafio a quem se dispõe a atuar como mediador entre os indivíduos da situação comunicativa (3ª parte).
A sentença está:
Totalmente correta.
Correta somente em suas 1ª e 2ª partes.
Correta somente em suas 1ª e 3ª partes.
Correta somente em suas 2ª e 3ª partes.
Totalmente incorreta.
Qual das alternativas apresenta uma prática pedagógica embasada pela Educação Bilíngue para alunos surdos?
O ensino de Língua Portuguesa escrita como L1 e Língua de Sinais - Libras como L2. O professor pode apresentar ao aluno uma imagem com a palavra que ele quer ensinar em Língua Portuguesa junto com o respectivo sinal da palavra em Libras.
O ensino de Língua de Sinais – Libras, sinalizada e escrita. O professor pode apresentar ao aluno uma imagem com o sinal em Libras que ele quer ensinar junto com sua respectiva escrita em SignWriting ou ELiS.
O ensino de Língua de Sinais – Libras, como L1, e Língua Portuguesa falada como L2. O professor pode apresentar ao aluno uma imagem com o sinal em Libras que ele quer ensinar e fazer a datilologia da palavra em Língua Portuguesa e solicitar que o aluno faça a leitura labial da palavra.
O ensino de Língua de Sinais – Libras, como L1, e Língua Portuguesa escrita como L2. O professor pode apresentar ao aluno uma imagem ou desenho de um objeto, com o sinal em Libras que ele quer ensinar, junto com sua respectiva palavra escrita em Língua Portuguesa.
O ensino somente de Língua Portuguesa, escrita e oralizada por leitura labial. O professor pode apresentar ao aluno uma imagem com a palavra que ele quer ensinar em Língua Portuguesa, após isso deve falar pausadamente a palavra para o aluno, realizará a leitura labial e aprenderá a oralizar a palavra.
Os procedimentos necessários para efetuar a matrícula dos estudantes que estão com os documentos organizados são:
declaração provisória para matrícula; listas de matrícula por série, modalidade, turma e turno; declaração, em formulário próprio, do(a) pai(mãe) ou do responsável pelo aluno; documento de identidade; ficha e pasta individual com todos os dados do aluno a ser matriculado.
histórico escolar; fotografia; formulário constando levantamento do número de vagas disponíveis para matrículas novas; diário de classe; cadastro de pessoa física (CPF); atestado de frequência e pasta individual do(a) aluno(a).
documento de identidade; cadastro de pessoa física (CPF); comprovante de residência; certidão de nascimento; formulário específico de matrícula expedido pelo órgão competente; fotografias do(a) aluno(a), com nome e série no verso; histórico escolar ou declaração provisória para matrícula; pasta individual do(a) aluno(a) com tais documentos.
formulário de solicitação de matrícula ou similar em uma via com os dados fornecidos por quem está interessado; fotografias do(a) aluno(a), com nome e série no verso; histórico escolar ou declaração provisória para matrícula, ficha e pasta individual do(a) aluno(a) com tais documentos.
ficha individual; documento de identidade; fotografia; histórico escolar com cópia; formulário específico de matrícula expedido pela Secretaria de Educação do Estado; pasta individual do aluno a ser matriculado.
Entre os principais fatores de diferenciação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) em relação às propostas curriculares adotadas à época de sua instituição, podemos citar que:
A estruturação da educação por ciclos.
A criação da Base Nacional Comum Curricular.
A proposta da educação seriada.
A estruturação e organização da educação básica.
A Deliberação CEE/MS nº 10.814, 10/03/2016, em seu artigo 5º, define que a centralidade da função social da escola é:
o currículo.
a biblioteca.
a legislação.
o estudante.
a estrutura física.